sábado, 29 de fevereiro de 2020

Governo de SP lança campanha ‘Gravidez na adolescência é para a vida toda’

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que o Brasil está entre os países latino-americanos com a maior média na região de bebês nascidos de mães adolescentes. Aqui, a cada mil jovens com idades entre 15 e 19 anos, nascem 68,4 bebês de mães adolescentes, enquanto na América Latina o índice é de 65,5 bebês de mães jovens a cada mil adolescentes. A média mundial é ainda menor: 46 nascimentos a cada mil.

De olho nessas informações, o Governo paulista – por meio das Secretarias da Justiça e Cidadania, Educação e Saúde -, lançou a campanha ‘Gravidez na Adolescência é para a vida toda’, em alusão à Semana Nacional de Prevenção de Gravidez na Adolescência, instituída pela Lei nº 13.798 de 2019.

A iniciativa conta com ações por meio das redes sociais, presenciais e concurso de YouTubers para estudantes da rede pública estadual.

A campanha, de caráter permanente, começa na próxima semana com a veiculação de peças de publicidade nas redes sociais, em canais como Facebook, Instagram e Twitter.

Também já estará no ar o site da campanha, hospedado na página da Secretaria da Justiça e Cidadania, no endereço eletrônico

Apesar de o Estado de São Paulo ter reduzido o número de adolescentes grávidas, em 46,59% entre os anos de 1998 e 2016, ainda são quase 80 mil nascimentos de crianças cujas mães possuem idade entre 10 e 19 anos.

As informações foram divulgadas pela Assessoria de Comunicação da Secretaria de Justiça. “Os números mostram a urgência de se abordar a temática, com o envolvimento e a linguagem dos próprios adolescentes, além da participação da comunidade escolar, por meio das escolas públicas estaduais.”

Estudo da Fundação Abrinq, publicado em 2018 e com base em dados federais de 2016, apontou que o índice de evasão escolar das adolescentes com até 19 anos que se tornam mães é maior nas regiões Norte e Nordeste quando comparado ao Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

Enquanto nestes últimos o índice é de quase um quarto das jovens que deram à luz e não concluíram o Ensino Fundamental, no Norte sobe para 35,9% e no Nordeste, 35,5%. São adolescentes que possuíam apenas de quatro a sete anos de estudo.

O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, empenhado na missão de alertar os jovens, enfatiza que os governos e a sociedade ‘precisam falar sobre as causas e as consequências de uma gravidez não planejada nessa etapa da vida’.

“É fato que engravidar precocemente é um problema de saúde pública. Temos que pensar nas causas, que são os riscos à saúde da mãe e do bebê e as consequências, que têm impacto socioeconômico, uma vez que muitas jovens grávidas desistem de estudar e enfrentam dificuldades para conseguir emprego”, ressalta Paulo Dimas.

Talk Show

Para a próxima terça, 3, às 10h, no auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na Barra Funda, está programado um Talk Show, conduzido pelas jornalistas Mariana Kotscho e Roberta Manreza, apresentadoras do Programa Papo de Mãe na TV Cultura.

Durante o evento, as jornalistas farão um círculo de conversa com especialistas e adolescentes-pais no palco e, de forma interativa, transitarão na plateia para que o público presente faça perguntas aos convidados.

No dia do evento, a médica Albertina Duarte, ginecologista, obstetra, cirurgiã, coordenadora do Programa Saúde do Adolescente e coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado de São Paulo, fará o lançamento do livro ‘Maternidade e adolescência, histórias de adolescentes grávidas e mães do Brasil, Portugal e Guiné’, organizado por ela.

Concurso de youtubers

A Assessoria de Comunicação da Secretaria da Justiça registra que entre as ações previstas estão ainda o concurso ‘Youtubers Conscientes e a Gravidez na Adolescência’, destinado a alunos da rede pública estadual, e a veiculação do portal da campanha.

A Secretaria da Justiça assinala que o portal da campanha (http://justica.sp.gov.br/index.php/gravidez-na-adolescencia/) é tanto informativo e formador para os adolescentes e jovens, como referência de consulta para educadores, inclusive com informações sobre serviços e políticas públicas oferecidas pelo Governo paulista.

No concurso ‘Youtubers Conscientes e a Gravidez na Adolescência’, estudantes das escolas públicas estaduais, com idades entre 12 e 20 anos incompletos, poderão criar e inscrever vídeos dentro do contexto da campanha ‘Gravidez na Adolescência é para a Vida Toda’.

“A finalidade é contribuir para o esclarecimento da população infanto-juvenil sobre a importância da prevenção da gestação nessa etapa da vida”, ressalta a Secretaria da Justiça.

O concurso consiste na apresentação de um vídeo (produto audiovisual), com duração máxima de três minutos.

Os adolescentes poderão abordar de forma interdisciplinar – sob os vieses da saúde, educação, sociologia, entre outros – a importância e necessidade de se prevenir a gravidez.

O post Governo de SP lança campanha ‘Gravidez na adolescência é para a vida toda’ apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Governo de SP lança campanha ‘Gravidez na adolescência é para a vida toda’ publicado primeiro em https://istoe.com.br

Clássico entre Juve e Inter é adiado para 13 de maio

ROMA, 29 FEV (ANSA) – A Lega Serie A, que organiza a primeira divisão do futebol italiano, adiou para 13 de maio o clássico entre Juventus e Inter de Milão e as outras quatro partidas que seriam realizadas com portões fechados neste fim de semana.   

O decisivo “Derby d’Italia” aconteceria neste domingo (1º), em Turim, mas sem a presença do público por causa da epidemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), que já contaminou 821 pessoas e matou 21 no país.   

Os outros jogos adiados são Udinese x Fiorentina, Milan x Genoa, Parma x Spal e Sassuolo x Brescia, e todos eles ocorreriam em regiões do norte italiano, a mais afetada pela epidemia.   

A final da Copa da Itália, que seria em 13 de maio, foi adiada para o dia 20 do mesmo mês. Com Isso, Juve e Inter, que disputam ponto a ponto o Scudetto da temporada 2019/20, se enfrentarão faltando apenas três rodadas para o fim do campeonato.   

A Velha Senhora lidera com 60 pontos, um a mais que a Lazio e seis à frente da “Beneamata”, que tem uma partida a menos.   

(ANSA)

O post Clássico entre Juve e Inter é adiado para 13 de maio apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Clássico entre Juve e Inter é adiado para 13 de maio publicado primeiro em https://istoe.com.br

Moro anuncia leilão de 612 imóveis confiscados do tráfico

O ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) anunciou em sua página no Twitter que 612 imóveis confiscados do tráfico de drogas ‘irão em breve’ a leilão. Moro destaca que a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), braço do Ministério que dirige, divulgou informações detalhadas sobre os imóveis, inclusive localização.

São apartamentos, sítios, terrenos, prédio, lotes, chácaras, fazendas, galpões e muitos outros itens em todas as regiões do país, apreendidos em processos contra organizações criminosas.

Todo o patrimônio tomado do tráfico está apto à venda imediata pela Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SCGPU).

Moro disse à reportagem que ‘a estratégia do Ministério da Justiça e Segurança Pública continua sendo a de acelerar a venda dos bens confiscados do tráfico de drogas’.

“O crime não pode compensar. Para o cidadão, os leilões são uma boa oportunidade para comprar imóveis e produtos com descontos no preço”, argumenta o ministro.

Para facilitar o acesso dos interessados nesses bens, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas lançou um painel georreferenciado com a localização exata e as informações detalhadas dos 612 imóveis.

No painel disponibilizado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas podem ser consultadas informações dos imóveis perdidos em favor do Fundo, de forma georreferenciada e desagregada por unidade da federação e cidade.

A Senad ressalta que, na prática, o painel reduz a burocracia e facilita que esses bens, perdidos em favor do Fundo Nacional Antidrogas (Funad), sejam alienados o quanto antes, gerando recursos para políticas antidrogas.

O site torna as consultas acessíveis para qualquer cidadão interessado, apresentando distribuição por Estado e cidade com alta precisão de coordenadas geográficas.

“Disponibilizamos essa informação publicamente para reforçar a prioridade na gestão de ativos feita pela Senad. Estamos dando a máxima publicidade aos bens imóveis que estão sob a nossa administração e já estamos em tratativas com a SCGPU para proceder a venda da maioria deles brevemente”, diz o diretor de Gestão de Ativos da pasta, Igor Montezuma.

Ele acrescenta. “Já passamos a relação de 143 imóveis, nas mais diversas localidades, para que a Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União venda ainda nesse ano, conforme acordado entre os dois órgãos.”

No painel há informação sobre a documentação judicial completa ou incompleta dos imóveis, indicando, assim, se há pendência com relação aos documentos encaminhados pelo Judiciário à Senad.

Quando a documentação está completa, o bem, do ponto de vista judicial, já pode ser leiloado, restando a necessidade de verificação dos requisitos e procedimentos administrativos para efetivar sua alienação.

As informações do painel são dinâmicas, variando conforme a data de sua extração. Quando há novo perdimento de bens em favor do Fundo Nacional Antidrogas, por decisão judicial, o quantitativo de bens aumenta. Da mesma forma, quando da realização dos leilões, esse quantitativo diminui.

Os imóveis do Fundo têm origem no perdimento de bens apreendidos em processos criminais relacionados ao tráfico de drogas e demais crimes previstos na Lei 11.343/2006 (Lei de Drogas).

Seu registro é realizado no sistema Gfunad (sistema que promove a guarda e gerenciamento de dados dos bens do fundo) a partir das informações encaminhadas pelo Judiciário à Senad.

Esses bens têm como destinação principal a venda, por meio de leilões, resultando na arrecadação de recursos a serem aplicados em ações e projetos de enfrentamento e prevenção às drogas.

O post Moro anuncia leilão de 612 imóveis confiscados do tráfico apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Moro anuncia leilão de 612 imóveis confiscados do tráfico publicado primeiro em https://istoe.com.br

Circunstâncias da morte de ‘capitão Adriano’ devem sair na próxima semana

Detalhes sobre as circunstâncias da morte do ex-policial militar Adriano Magalhães da Nóbrega, o “capitão Adriano”, devem ser revelados na próxima semana, com conclusão de laudos periciais solicitados pela defesa dele e pelo Ministério Público da Bahia.

Uma nova necropsia foi realizada antes do Carnaval, na quinta-feira, dia 20, por peritos da Bahia enviados ao Instituto Médico Legal (IML) do Rio, onde o cadáver era conservado numa câmara refrigerada. Um dia depois, o corpo foi sepultado em cerimônia discreta num cemitério do Rio.

O prazo de 15 dias para o laudo complementar ser oficialmente enviado à Justiça da Bahia vence na próxima semana. O exame ocorreu com ordem judicial, a pedido de promotores de Justiça que atuam em Esplanada (BA), zona rural em que “capitão Adriano” morreu fuzilado no dia 9 de fevereiro, após supostamente revidar com tiros uma operação para prendê-lo.

Além disso, peritos contratados pela família do ex-policial receberam 10 dias para apresentar um laudo de exame cadavérico particular. A defesa não quer usar todo o prazo, mas só pretende apresentar suas conclusões após analisar o novo laudo requisitado pelo MP baiano.

O advogado Paulo Emílio Catta Preta, defensor de “capitão Adriano” na ação penal da Operação Os Intocáveis, contra a milícia da favela de Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio, também aguarda que a Secretaria de Segurança Pública da Bahia anexe a um procedimento de apuração da Polícia Civil as gravações de diálogos feitos por rádios transmissores usados pelos policiais a cargo da operação policial e um exame papiloscópico (coleta de impressões digitais) nas munições não deflagradas encontradas na pistola 9 mm cuja posse é atribuída a Adriano.

Ex-PM do Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Rio, ele é suspeito de chefiar a milícia Escritório do Crime, investigada pela execução da vereadora Marielle Franco (PSOL), em 2018. O ex-policial militar teve a mãe e uma ex-mulher empregadas no gabinete de deputado estadual do atual senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ), filho mais velho do presidente da República, Jair Bolsonaro. Elas aparecem na investigação sobre apropriação de salários de funcionários no antigo gabinete do senador.

O presidente já se referiu ao “capitão Adriano” como “herói”. O clã Bolsonaro cobrou investigação independente do caso e lançou suspeitas de que ele tenha sido torturado e morto como “queima de arquivo”.

Familiares do ex-PM e a então companheira, Julia Lotufo, ainda guardam discrição e memórias do ex-PM e não se pronunciaram sobre o caso. Dias antes da morte na Bahia, tanto capitão Adriano quanto Julia disseram que ele temia ser assassinado em vez de preso, de acordo com o advogado. “Com as repercussões sobre os arquivos que ele poderia revelar, a família fica um pouco receosa, mas não estão sob proteção”, diz Catta Preta.

O post Circunstâncias da morte de ‘capitão Adriano’ devem sair na próxima semana apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Circunstâncias da morte de ‘capitão Adriano’ devem sair na próxima semana publicado primeiro em https://istoe.com.br

Filme sobre o aborto é favorito ao Urso de Ouro do Festival de Berlim

Um filme que descreve o percurso cheio de obstáculos de uma menor de idade para abortar nos Estados Unidos é o favorito neste sábado (29) ao Urso de Ouro do Festival de Berlim.

Os premiados desta 70ª Berlinale, primeiro grande festival de cinema da Europa antes de Cannes e Veneza, serão revelados a partir das 19h00 GMT (16h00 de Brasília). Será um júri presidido pelo ator Jeremy Irons que escolherá o sucessor de “Synonymes” do israelense Nadav Lapid, Urso de Ouro 2019.

Favorito dos críticos, de acordo com a revista Screen, “Never rarely sometimes always”, de Eliza Hittman, segue o caminho de Autumn (Sidney Flanigan), uma estudante do ensino médio da Pensilvânia, que vai para Nova York com a prima para abortar.

Uma jornada sem pathos, enfatizando a solidariedade feminina, com personagens masculinos mantidos à distância. A cena mais marcante do filme é aquela em que uma assistente social questiona Autumn sobre possíveis abusos que ela poderia ter sofrido, em uma escala que varia de “nunca” a “sempre”, que dá o título ao filme.

“Existem assuntos muito importantes hoje, mas temos que fazer nossas escolhas com base na história, na maneira como o filme funciona com o público”, alertou o presidente do júri, Jeremy Irons, questionado em preâmbulo do movimento #MeToo.

Após o ressurgimento de uma entrevista em que ele fez comentários considerados sexistas, Irons aproveitou o primeiro dia do festival para expressar seu total apoio ao direito ao aborto, ao casamento gay e aos movimentos que defendem as mulheres contra o assédio.

Se Eliza Hittman ganhar o Urso de Ouro, será a sétima mulher na história da Berlinale a receber essa distinção, confirmando a ideia de um festival trabalhando para uma representação mais feminina.

Mas a competição é dura, com outros trabalhos que causaram forte impressão como “Rizi”, do taiwanês Tsai Ming-liang, que entregou um filme sem diálogos sobre o encontro entre dois homens com seu ator favorito Lee Kang-Sheng.

Fábula aquática e história de amor, “Undine”, do alemão Christian Petzold, com Paula Beer, e Franz Rogowski seduziu a Berlinale, bem como “First Cow” da americana Kelly Reichardt. Figura do cinema independente, ela revisita os códigos do Velho Oeste com uma história de amizade entre dois homens no Oregon (noroeste dos Estados Unidos) em 1820.

A surpresa também pode vir de “DAU. Natasha”, muito controverso por causa de suas cenas de sexo e violência. O filme sulfuroso do russo Ilya Khrzhanovsky faz parte do seu monumental projeto experimental DAU, onde filmou 400 voluntários por dois anos em uma réplica de uma cidade científica soviética na Ucrânia. Uma experiência que deu origem a quinze filmes focados na experiência totalitária.

“A maioria das cenas de todo o projeto é ‘hardcore’, não apenas neste filme”, alertou Carlo Chatrian, o novo diretor artístico da Berlinale, em conjunto com Mariette Rissenbeek.

A dupla substituiu o alemão Dieter Kosslick, depois de 18 anos no comando, e na tentativa de ampliar a diversidade.

Esta 70º edição também é marcada por revelações sobre o passado nazista de um ex-diretor da Berlinale, que forçou os organizadores a transformar o Prêmio Alfred-Bauer em Urso de Prata.

O post Filme sobre o aborto é favorito ao Urso de Ouro do Festival de Berlim apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Filme sobre o aborto é favorito ao Urso de Ouro do Festival de Berlim publicado primeiro em https://istoe.com.br

Mega-Sena pode pagar hoje prêmio de R$ 3 milhões

O concurso 2238 da Mega-Sena será realizado hoje, em São Paulo, e pode pagar R$ 3 milhões a quem acertar as seis dezenas.

A aposta mínima custa R$ 4,50 e pode ser feita até as 19 horas.

A Mega-Sena paga milhões para o acertador dos seis números sorteados. Ainda é possível ganhar prêmios ao acertar quatro ou cinco números dentre os 60 disponíveis no volante de apostas.

Para realizar o sonho de ficar rico, o apostador deve marcar de 6 a 15 números do volante, podendo deixar que o sistema escolha os números (Surpresinha) e/ou concorrer com a mesma aposta por 2, 4 ou 8 concursos consecutivos (Teimosinha).

O post Mega-Sena pode pagar hoje prêmio de R$ 3 milhões apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Mega-Sena pode pagar hoje prêmio de R$ 3 milhões publicado primeiro em https://istoe.com.br

Zion Williamson lidera Pelicans em vitória e quebra recorde de jovens da NBA

O New Orleans Pelicans é outro time desde que Zion Williamson estreou na NBA. O jovem de 19 anos comandou a equipe na vitória por 116 a 104 sobre o Cleveland Cavaliers e alcançou uma marca expressiva. Ele se tornou o primeiro jogador da história da liga americana com menos de 20 anos a fazer 20 pontos ou mais em dez jogos seguidos.

Na partida, Williamsom anotou 24 pontos, acertando 11 dos 16 arremessos que tentou, mas não foi o cestinha de sua equipe. O posto ficou com o ala all-star Brandon Ingram, dono de 29 pontos. O maior pontuador da partida foi o ala-armador Collin Sexton, dos Cavaliers. Com o triunfo, os Pelicans subiram para a nona posição da Conferência Oeste e ganharam força na briga por uma das oito vagas para os Playoffs da NBA.

No duelo entre vice-líder e terceiro colocado do Oeste, melhor para o Los Angeles Clippers, que derrotou o Denver Nuggets com certa facilidade, por 132 a 103, igualou o número de vitória do rival (40 em 59 partidas), mas não tomou o segundo lugar porque leva a pior no critério de desempate.

O equilíbrio entre defesa e ataque foi o diferencial dos Clippers, além do talento de seus principais jogadores. Quatro em destaque: Paul George, maior pontuador do jogo, com 24 pontos, Kawhi Leonard (19), Montrezl Harrell (18 pontos e 10 rebotes) e Lou Williams (17).

Dono da melhor campanha da NBA, o Milwaukee Bucks continua sobrando na temporada. A franquia de Wisconsin passou com muita facilidade pelo Oklahoma City Thunder, ao vencer por 47 pontos de diferença: 133 a 86. Mais uma vez, o craque da partida foi o grego Giannis Antetokounmpo, que alcançou um “double-double” de 32 pontos e 12 rebotes. Foi a 51ª vitória dos Bucks em 59 jogos – 86,4% de aproveitamento.

Logo atrás dos Bucks está o Toronto Raptors, vice-líder do Leste e que não consegue colar no líder também por acumular alguns tropeços inesperados, como o desta sexta-feira. Em casa, a equipe canadense foi superada por 99 a 96 pelo Charlotte Hornets, que está fora da zona de classificação para os Playoffs.

Para superar o atual campeão da NBA, o time da Carolina do Norte contou com a força do jogo coletivo, com destaque para Devonte’ Graham e Terry Rozier, que marcaram 18 pontos cada. Com 24 pontos, Pascal Siakam foi o cestinha da partida e o melhor em quadra pelos Raptors.

O astro Luka Doncic ficou sem presente no seu aniversário. No dia em que completou 21 anos, o armador esloveno viu a sua festa ser estragada pelo Miami Heat, que venceu o Dallas Mavericks por 126 a 118, em Miami.

Doncic teve boa atuação, com 23 pontos, dez assistências e quatro rebotes, mas não foi suficiente para parar a franquia da Flórida, que contou com boas exibições de Jimmy Butler (26 pontos) e Duncan Robinson (24 pontos). O Heat é o quarto do Leste e os Mavericks ocupam o sétimo lugar do Oeste.

Veja os outros resultados dos jogos desta sexta-feira da NBA:

Orlando Magic 136 x 125 Minnesota Timberwolves

Atlanta Hawks 141 x 118 Brooklyn Nets

Memphis Grizzlies 101 x 104 Sacramento Kings

Phoenix Suns 111 x 113 Detroit Pistons

Utah Jazz 129 x 119 Washington Wizards

Confira os jogos deste sábado:

New York Knicks x Chicago Bulls

Atlanta Hawks x Portland Trail Blazers

Miami Heat x Brooklyn Nets

Cleveland Cavaliers x Indiana Pacers

Memphis Grizzlies x Los Angeles Lakers

Boston Celtics x Houston Rockets

San Antonio Spurs x Orlando Magic

Phoenix Suns x Golden State Warriors

O post Zion Williamson lidera Pelicans em vitória e quebra recorde de jovens da NBA apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Zion Williamson lidera Pelicans em vitória e quebra recorde de jovens da NBA publicado primeiro em https://istoe.com.br

Juventus-Inter e outras quatro partidas adiadas na Itália por coronavírus

Cinco partidas da primeira divisão italiana, incluindo o duelo entre Juventus e Inter de Milão, foram adiadas para 13 de maio devido à epidemia do novo coronavírus, que afeta especialmente o país, anunciou neste sábado a Liga Italiana de Futebol.

Além do confronto entre a Juve e Inter, os outros jogos adiados são Milan-Gênova, Parma-SPAL, Sassuolo-Brescia e Udinese-Fiorentina.

Esses jogos estavam programados para serem disputados neste fim de semana sem público devido à epidemia, mas o adiamento foi finalmente decidido.

stt/dr/mr

O post Juventus-Inter e outras quatro partidas adiadas na Itália por coronavírus apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Juventus-Inter e outras quatro partidas adiadas na Itália por coronavírus publicado primeiro em https://istoe.com.br

Novo presidente do Uruguai toma posse neste domingo

A cerimônia de posse do novo presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, será neste domingo (1º), em Montevidéu. Autoridades internacionais, como o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e o rei da Espanha, Felipe VI, participarão.

O político de centro-direita (Partido Nacional) venceu as eleições presidenciais do ano passado, em segundo turno, em uma disputa acirrada contra Daniel Martínez, candidato da coalizão de esquerda, Frente Ampla.

guyai2019-11-25t041819z_1579674786_rc24id9adj2z_rtrmadp_3_uruguay-election
Luis Lacalle Pou tem 46 anos e se dedica à vida política desde os 24 anos      REUTERS/Mariana Greif/direitos reservados

No primeiro turno, no dia 27 de outubro, Lacalle Pou obteve 29% dos votos contra 39% de Daniel Martínez.

No segundo turno, Lacalle Pou construiu uma coalizão “multicolorida”. Isso porque ele, que é do Partido Nacional, aliou-se aos candidatos Ernesto Talvi, do partido Colorado, e Guido Manini Ríos, do Cabildo Aberto. Com a coalizão, conseguiu virar o jogo e vencer Daniel Martínez. O “multicor” se dá devido às cores das bandeiras dos partidos aliados.

A vitória representa alternância de poder, após 15 anos de governos de esquerda no Uruguai.

Quem é

Lacalle Pou, 46 anos, se dedica à vida política desde os 24 anos e já exerceu os cargos de deputado e senador.

De uma família de políticos, ele é filho da ex-senadora Julia Pou e de Luis Alberto Lacalle, ex-presidente do país, que governou de 1990 a 1995. É bisneto de Luis Alberto de Herrera, um dos políticos mais influentes da história do Partido Nacional.

Cerimônia

No domingo, a solenidade de troca de comando começará às 13h40, com a chegada da vice-presidente, Beatriz Argimón, ao Palácio Legislativo. Dez minutos depois, Lacalle entra no recinto.

O início da Cerimônia de Compromisso de Honra Constitucional, a ser realizada pelo presidente e pela vice-presidente, começará às 14 horas e durará cerca de 50 minutos.

Às 15h30, as delegações oficiais e os convidados chegarão à Praça Independência. Tabaré Vázquez, o presidente que deixa o cargo, chegará às 16h10, quando receberá honras militares.

Vinte 20 minutos depois, Lacalle Pou e Argimón chegarão ao local, onde serão recebidos por Vázquez para a troca da faixa presidencial.

Às 17 horas, Vázquez deixará a Praça Independência com honras militares e, dez minutos depois, será realizada a solenidade de posse dos novos ministros. Nesse momento, o Livro de Atas será assinado.

O desfile militar será realizado às 17h40 e, dez minutos depois, Lacalle Pou , já nomeado presidente, e sua esposa, serão levados para o edifício José Artigas, palácio que antigamente abrigava a sede do governo.

Às 17h55, está programado para começar um espetáculo artístico e, ao mesmo tempo, os chefes de delegação serão transferidos para o edifício José Artigas, onde já estará o novo presidente.

O início da saudação protocolar do Lacalle, de sua esposa e do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Talvi, aos chefes de delegação será às 18h15. A cerimônia está programada para terminar às 19h15.

Autoridades esperadas em Montevidéu

O presidente Bolsonaro participará da solenidade, acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

O rei da Espanha, Felipe VI, participará, pela quarta vez, da cerimônia de posse de um presidente uruguaio.

A delegação dos Estados Unidos deve chegar hoje (29) e será liderada por Andrew Wheeler, membro do gabinete do presidente Donald Trump. Ele será acompanhado pelo embaixador Kenneth S. George, além de assessores especiais.

Alberto Fernández, presidente da Argentina,  não participará da posse de Lacalle Pou, pois tem compromissos no Congresso, em Buenos Aires. Ele afirmou, na semana passada, em um programa de rádio, que pretende ir ao Uruguai para cumprimentar o novo mandatário nos próximos dias.

Fernández será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Felipe Solá, além do secretário de Assuntos Estratégicos, Gustavo Béliz, do chefe de gabinete da chancelaria, Guillermo Chaves, e também do embaixador nomeado no Uruguai, Alberto Iribarne.

O presidente chileno, Sebastián Piñera, deve chegar ao Uruguai, para acompanhar a posse, no domingo, às 7 da manhã.

O presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez, viajará com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Rivas, também no domingo. O presidente colombiano, Iván Duque, marcará presença ao lado da ministra das Relações Exteriores, Claudia Blum.

A presidente boliviana, Jeanine Áñez, não comparecerá ao ato, mas será representada pela chanceler Karen Longaric.

O presidente peruano, Martín Vizcarra, não pode deixar o território por questões constitucionais e deve ser representado pelo presidente do Conselho de Ministros de seu país, Vicente Zeballos. O vice-presidente equatoriano, Otto Sonnenholzner, representará o presidente Lenin Moreno.

Representando a China estará o enviado do presidente Xi Jinping, o ministro da Ecologia e Meio Ambiente, Li Ganjie. Os presidentes da Venezuela, Cuba e Nicarágua não foram convidados.

O post Novo presidente do Uruguai toma posse neste domingo apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Novo presidente do Uruguai toma posse neste domingo publicado primeiro em https://istoe.com.br

Grau de incerteza está no radar de economistas

O medo do impacto que a propagação do coronavírus continuará causando na economia tem levado a Bolsa brasileira e os mercados globais a amargarem perdas expressivas. O cenário de Bolsas em baixa faz lembrar o mergulho que o mercado global experimentou em 2008.

Na visão de economistas ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo, no entanto, o principal paralelo entre os dois momentos é o grau de incerteza e é preciso acompanhar até que ponto o comércio e a produção mundial serão afetados agora.

As duas crises têm panos de fundo diferentes: em 2008, a questão principal era a bolha que havia sido criada no mercado imobiliário americano e que ameaçava a sustentabilidade do mercado financeiro. Agora, pesam os impactos econômicos globais por conta da disseminação do vírus.

O economista-chefe da Necton, André Perfeito, reforça que a crise de agora não é na indústria financeira, como a de 2008, mas um distúrbio na economia real. “A indústria financeira antes estava ‘podre’. Hoje, não.”

Bruno Lavieri, da 4E Consultoria, concorda que o que aproxima os dois momentos é um ambiente de muito risco. “Há 12 anos, também havia muita dúvida de onde estava o fundo do poço. Agora, a sensação é muito ruim, mas em uma dimensão menos grave do que em 2008.”

Ele também avalia que as implicações que a crise de produção internacional terá não são claras. “O mercado não sabe que tipo de depressão nas economias internacionais está por vir. O investidor pode até ficar otimista, caso algo positivo aconteça nos próximos dias.”

A economista Thaís Zara, da Rosenberg, ressalta que há uma percepção de que os impactos sobre a economia mundial podem ser mais fortes do que se imaginava, enquanto aumentam os casos de coronavírus registrados fora da China.

Ela lembra que, conforme os casos fora da China forem aumentando, é possível que mais países adotem medidas de restrição de produção e de circulação de pessoas. “O crescimento econômico global será menor do que se antecipava, mas não se sabe se os danos serão restritos ao primeiro semestre.”

No Brasil, o número de suspeitos de infecção pelo Covid-19 caiu de 85 para 66 no Estado de São Paulo, segundo balanço de ontem. Três parentes de um empresário de 61 anos, primeiro caso confirmado no País, estão entre os descartados.

De acordo com os analistas, também não é possível separar até onde vão os efeitos externos – do coronavírus – na Bolsa e os internos, de crise entre os Poderes, após o presidente Jair Bolsonaro compartilhar dois vídeos no WhatsApp, convocando para manifestações em defesa do governo no dia 15 de março.

De todo modo, ainda que a queda dos indicadores brasileiros tenha acompanhado o movimento internacional, a crise política tem pesado no aumento das incertezas, que prejudicam o desempenho da Bolsa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O post Grau de incerteza está no radar de economistas apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Grau de incerteza está no radar de economistas publicado primeiro em https://istoe.com.br

Bolsas dos EUA têm pior semana desde 2008

As Bolsas dos Estados Unidos tiveram as maiores perdas em uma só semana desde a crise de 2008, diante do crescente número de casos de coronavírus fora da China e o aumento do temor do impacto econômico da doença. Nem mesmo uma declaração do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, deu alívio aos negócios. Ele disse que a instituição está preparada para apoiar a economia do país. No Brasil, o Ibovespa teve a maior queda semanal em quase nove anos.

O índice Dow Jones caiu 1,39% ontem e desabou 12,36% na semana. O S&P 500 mergulhou, respectivamente, 0,82% e 11,49%. O Nasdaq terminou a sessão estável, mas cedeu 10,54% na semana.

Tamanho o estrago no mercado financeiro fez com que as autoridades americanas explicitassem que estão prontas para tomar medidas se a chamada economia real for afetada.

“O Fed monitora de perto os acontecimentos e suas implicações para a perspectiva econômica”, escreveu Powell em um comunicado, destacando que o coronavírus “representa riscos em andamento para a atividade econômica”.

A fala foi interpretada por operadores e analistas como uma sinalização de que o Fed vai baixar ainda mais os juros – as taxas estão atualmente no intervalo de 1,50% a 1,75%.

Antes mesmo do pronunciamento de Powell, o Bank of America Merrill Lynch passou a prever uma redução de 0,5 ponto porcentual nos juros americanos no meio de março, como forma de diminuir o “pânico do mercado”. O Goldman Sachs, por sua vez, agora estima três cortes de juros até junho.

Mercado local

No Brasil, o Ibovespa teve uma reação ontem, depois de quatro sessões consecutivas de queda. O índice chegou a terminar na máxima do dia, com valorização de 1,15%, aos 104.171,57 pontos. Na semana, contudo, a baixa foi de 8,37%, a maior queda desde agosto de 2011 – auge da crise da dívida na periferia da zona do euro.

O que ajudou a impulsionar o índice na sessão de ontem foi o desempenho dos grandes bancos brasileiros. Na opinião de analistas, as quedas recentes nestas ações foram muito severas. Os papéis ordinários do Bradesco subiram 2,40% e os preferenciais do Itaú Unibanco avançaram 2,99%.

No câmbio, o dólar chegou a bater o nível máximo de R$ 4,5141, mas terminou o dia com suave valorização de 0,05%, a R$ 4,4785. Ainda assim, a moeda americana renovou o recorde nominal de fechamento do Plano Real.

Para acalmar o mercado de câmbio, nesta semana, o BC injetou US$ 2,5 bilhões, adicionalmente às operações de rotina. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O post Bolsas dos EUA têm pior semana desde 2008 apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Bolsas dos EUA têm pior semana desde 2008 publicado primeiro em https://istoe.com.br

Nova política para o mínimo deve ser a 1ª pauta-bomba

No momento em que o governo tenta fechar um acordo com o Congresso para viabilizar o Orçamento de 2020, ficou mais próximo o risco de parlamentares acionarem uma pauta-bomba com impacto direto nas contas públicas. O rastilho de pólvora que preocupa a equipe econômica leva a um dos temas mais sensíveis para o Palácio do Planalto: a política de valorização do salário mínimo.

O Estado de S. Paulo apurou que o Congresso quer acelerar essa discussão nas próximas semanas. Fontes do governo informaram que a equipe econômica já procurou lideranças do Senado e da Câmara para “segurar” esse avanço que vem em várias frentes das duas Casas.

A principal delas se dá por meio de emendas que miram a Medida Provisória (MP) 919, que fixou o valor do salário mínimo em R$ 1.045,00 para 2020.

No Senado, um projeto de lei do senador Eduardo Braga (MDB-AM) fixa uma nova política para o mínimo. Pelo projeto, os reajustes para a preservação do poder aquisitivo do salário devem refletir a expectativa de inflação anual contida na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) mais a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) per capita, apurada pelo IBGE. Há uma articulação para esse projeto ser analisado já na próxima semana na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Braga, que é líder do MDB, também é autor de uma emenda à MP 919 que estabelece uma nova política que garante aumento real do salário mínimo até 2023. A proposta assegura a reposição das perdas inflacionárias acrescida da variação positiva do PIB per capita dos 24 meses que antecedam o reajuste.

Segundo Braga, não haverá crescimento econômico sem aumento de consumo e não haverá aumento de consumo sem uma política de valorização do salário mínimo.

Há outras ideias em pauta. O presidente do Solidariedade, deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, também apresentou um emenda à MP 919 com uma proposta de valorização que altera a correção já em 2020. O deputado disse: “Se a MP vale desde já, a mudança na política tem de valer para este ano também”, afirmou.

O deputado informou que vai discutir, na próxima semana, a possibilidade de aprovar a emenda na MP. “Não fiz o cálculo do impacto, mas sei que é importante para os trabalhadores manter uma política de aumento de salário mínimo”, disse. Ele ressaltou que o País passou muitos anos com um salário mínimo vergonhoso em torno de US$ 55 e que para elevar o valor ao patamar de hoje, “deu muito trabalho”.

“Por isso, é importante termos uma política de aumento real do salário mínimo, que é um jeito de distribuir renda no Brasil. Há mais de 40 milhões de pessoas que vivem disso”, ponderou Paulinho.

Impacto

Para um integrante da equipe econômica, a discussão da política do salário mínimo não é só de custo fiscal, mas também de impacto no emprego. O diagnóstico do Ministério da Economia é que, se elevar o salário mínimo com o atual nível de desemprego, haverá dificuldade de geração de postos formais, jogando os trabalhadores na informalidade, como já tem ocorrido na Região Nordeste. Além disso, como a informalidade é menos produtiva, seria criado um fosso entre as regiões, o que poderia se aprofundar ainda mais.

A preocupação com pautas-bomba entrou no radar com o acirramento dos ânimos com o Parlamento, depois que o presidente Jair Bolsonaro disparou de seu celular um vídeo convocando apoiadores a irem às ruas para defendê-lo contra o Congresso, como revelou o Estado. O episódio ajudou a colocar a pauta do governo em suspense e ampliou as incertezas em relação à agenda econômica.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, é o mais cobrado pelas lideranças partidárias da Câmara e do Senado, que o acusam de ter descumprido o acordo do Orçamento impositivo, que amplia poderes dos parlamentares na destinação dos recursos para programas e ações do governo.

A política de valorização do mínimo terminou no ano passado. Ela considerava o reajuste pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais o PIB de dois anos anteriores. Para 2020, a proposta é apenas a reposição da inflação medida pelo INPC, sem aumento real. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O post Nova política para o mínimo deve ser a 1ª pauta-bomba apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Nova política para o mínimo deve ser a 1ª pauta-bomba publicado primeiro em https://istoe.com.br

Epidemia e dólar alteram viagens ao exterior

A epidemia de coronavírus e a disparada do dólar, que ontem bateu na casa de R$ 4,50, afetaram a venda de pacotes turísticos para destinos internacionais e provocaram cancelamento de viagens já comercializadas.

Na Agaxtur, as vendas de pacotes caíram entre 17% e 20% neste mês ante fevereiro de 2019. Em janeiro, tinham crescido 22% na comparação anual.

A queda foi influenciada pela menor procura por pacotes internacionais, pois as vendas domésticas aumentaram. Destinos como Itália e França estão sendo evitados, afirma o vice-presidente da empresa, Jarbas Corrêa Júnior.

O executivo pondera que os números deste mês são preliminares. Apesar da retração, a Agaxtur não registrou cancelamentos de pacotes já vendidos. Por enquanto, Corrêa informa que hotéis e receptivos no exterior não estão oferecendo descontos para fomentar vendas.

Na Maringá Turismo, reservas começaram a ser canceladas há dois meses, na sequência das notícias sobre o novo vírus e da alta do dólar. Três pacotes com média de 50 viajantes cada que iriam para eventos na China em março e junho foram adiados. Ontem, outros três pacotes para Genebra (Suíça) e Milão (Itália) também foram postergados, informou Marcos Arbaitman, presidente da empresa. Segundo ele, 82% das viagens do grupo são para o meio corporativo.

Charles Franken, diretor da Casa do Agente, uma das empresas do Grupo AD Turismo e Viagens, informou que três delegações com 40 a 100 participantes que iriam à China neste semestre suspenderam viagens. Grupos com passagens para eventos na Itália também avaliam adiar visitas de negócios.

“Há muita especulação e os passageiros ficam indecisos, pois, ao contrário do governo chinês, que proibiu a entrada de pessoas de fora, o governo da Itália não se pronunciou claramente”, diz Franken. “No caso da China, em razão da postura governamental, há mais flexibilidade para negociar os cancelamentos (reembolsos, multas etc), o que não ocorre com prestadores de serviços e hotéis da Itália.”

Franken diz que vários passageiros de cruzeiros na Ásia também desistiram das viagens. Por outro lado, há maior procura pelo turismo local e regional.

A CVC, maior operadora de viagens do País, não revela dados de vendas por ter ações na Bolsa. Limita-se a informar que “cerca de 70% dos embarques estão relacionados a viagens no Brasil e os clientes que viajam para Europa nesta época do ano representam menos de 5%”. Há uma semana, a CVC oferece um dia a mais de estadia gratuita para quem comprar pacotes nacionais e internacionais.

Aéreas

As companhias aéreas Azul, Gol e Latam informam que todos seus voos operam normalmente. A Azul afirma ainda estar atenta à possibilidade de reduzir a oferta de voos internacionais em razão do impacto na demanda causado pela alta do dólar e desdobramentos do coronavírus, mas não há nada oficial até o momento. A Latam diz que há “situações pontuais” de cancelamentos, mas não registra impacto significativo nos negócios. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O post Epidemia e dólar alteram viagens ao exterior apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Epidemia e dólar alteram viagens ao exterior publicado primeiro em https://istoe.com.br

Astrônomos descobrem a maior explosão desde o Big Bang

Astrônomos descobriram a maior explosão já vista no universo desde o Big Bang, que se formou a partir de um buraco negro supermassivo. A explosão aconteceu no centro de um aglomerado de galáxias, a cerca de 390 milhões de anos-luz de distância. O grupo de cientistas relatou a descoberta nesta semana.

De acordo com Simona Giancintucci, do Laboratório de Pesquisa Naval em Washington, a explosão foi tão grande que gerou uma cratera de tamanho equivalente a 15 vias-lácteas. O registro é cinco vezes maior do que o recorde anterior.

Para fazer a descoberta, os astrônomos usaram um telescópio espacial lançado pela Nasa, o Observatório de Raio X Chandra, além de observatórios espaciais europeus e telescópios terrestres. Eles acreditam que a explosão se originou em um buraco negro no centro de Ophiuchus, formado por milhares de galáxias.

O primeiro indício da explosão foi percebido em 2016. Imagens de Ophiuchus, captadas pelo Chandra, revelaram uma borda estranhamente curva, mas os cientistas descartaram a explosão por causa da quantidade de energia que seria necessária para provocar a cavidade. Dados coletados depois confirmaram o fenômeno.

Os cientistas acreditam que a explosão já tenha acabado. Segundo a equipe, são necessárias mais observações para compreender os motivos do ocorrido. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O post Astrônomos descobrem a maior explosão desde o Big Bang apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Astrônomos descobrem a maior explosão desde o Big Bang publicado primeiro em https://istoe.com.br

Em 48 horas, brasileiros sequenciam genoma do vírus

Em só 48 horas desde a confirmação do primeiro caso no Brasil de infecção pelo novo coronavírus, pesquisadores brasileiros conseguiram sequenciar o genoma do vírus que chegou ao País. O trabalho foi conduzido por cientistas do Instituto Adolfo Lutz, do Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Oxford (Reino Unido).

Eles fazem parte do projeto Cadde, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pelo Medical Research Centers, do Reino Unido, que desenvolve novas técnicas para monitorar epidemias em tempo real.

Conhecer os genomas completos do vírus, que recebeu o nome de SARS-CoV-2, nos vários locais onde ele aparece, é importante para compreender como se dá sua dispersão e para detectar mutações que possam alterar a evolução da doença.

Isso pode ajudar no desenvolvimento de vacinas e de tratamentos. A amostra, retirada do paciente de 61 anos de São Paulo, que tinha passado quase duas semanas na região da Lombardia, a mais afetada da Itália, confirma que ela veio da Europa. É geneticamente parecida com a de um genoma sequenciado na Alemanha. Cientistas italianos já isolaram o vírus que circula no país, mas não depositaram ainda o sequenciamento do genoma em nenhum banco público para comparação.

“Uma só sequência não revela muita coisa, mas a importância é mostrar que rapidamente somos capazes de fazer e colocar isso à disposição de outros cientistas do mundo. Quanto mais genomas tivermos, mais podemos entender como a epidemia vai evoluindo no mundo. Por isso precisamos ter isso muito rapidamente”, explicou ao Estado a pesquisadora Ester Sabino, do Instituto de Medicina Tropical da USP.

Em média, no resto do mundo, os grupos de pesquisa estão levando cerca de 15 dias para conseguir fazer o sequenciamento. O projeto brasileiro foi lançado justamente com o objetivo de agilizar esse processo, para ajudar a fornecer informações com mais rapidez.

“Temos trabalhado para desenvolver uma tecnologia rápida e barata. Todos os casos que forem confirmados no Adolfo Lutz serão sequenciados. A ideia é fornecer informações que possam ser usadas para entender a epidemia em curso, para que outros cientistas possam comparar os dados. Essa cadeia de informação de todos juntos é importante para o mundo poder responder à epidemia”, explica Ester.

De acordo com ela, há pequenas mutações, mas a taxa de variação deste vírus é até baixa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O post Em 48 horas, brasileiros sequenciam genoma do vírus apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Em 48 horas, brasileiros sequenciam genoma do vírus publicado primeiro em https://istoe.com.br

Hospital deve localizar paciente com suspeita que abandonar teste

Hospitais e unidades de saúde deverão ir atrás de pacientes com suspeita do novo coronavírus que abandonarem os exames, segundo o Ministério da Saúde. O protocolo será tentar identificar o destino do paciente e apurar onde esteve e com quem teve contato. Houve casos em São Paulo e Salvador de pacientes que deixaram hospitais após testes iniciais darem negativo. No Rio, a Justiça determinou até internação compulsória de um casal de franceses com suspeita da doença.

Após descobrir o paradeiro e entender o motivo de ter deixado o hospital, a secretaria será orientada a coletar o material para concluir os exames laboratoriais, segundo o secretário de Vigilância do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira.

Um paciente que estava sendo atendido anteontem no Hospital São Paulo, com suspeita de infecção, foi embora sem que todos os resultados tivessem sido liberados e sem ter alta médica. Ele havia voltado da Itália e apresentava sintomas de gripe. Um primeiro teste havia dado negativo para o coronavírus e para influenza.

A equipe médica o havia internado em isolamento e ainda esperava resultado de um exame. Ele, então, manifestou a intenção de deixar o local. Em nota, a Universidade de Federal de São Paulo (Unifesp), responsável pelo hospital, informou que seguiu os protocolos da Secretaria de Estado da Saúde e do ministério para pacientes com suspeita e que ele foi transferido para a Unidade de Isolamento Respiratório da Enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitárias, onde foram feitos exames.

A secretaria paulista disse, em nota, que “os serviços de saúde devem respeitar a liberdade de ir e vir e não têm a prerrogativa de reter qualquer pessoa que se recusar a permanecer na unidade ou a receber o tratamento prescrito pelo médico”.

Presidente do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), Mario Jorge Tsuchiya diz que a alta é prerrogativa do médico e pacientes não podem decidir quando sairão do hospital. “Se não teve alta, algum motivo teve para ele ficar.” Para ele, o hospital “teria a obrigação” de fazer boletim de ocorrência relatando a evasão para se resguardar.

Rio. O pedido de internação compulsória de turistas franceses com suspeita da doença foi feito pela prefeitura de Paraty. A dupla chegou ao local na segunda e estava em isolamento. Após a sentença, os testes indicaram que eles não tinham a doença. O caso tramitou em segredo judicial. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O post Hospital deve localizar paciente com suspeita que abandonar teste apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Hospital deve localizar paciente com suspeita que abandonar teste publicado primeiro em https://istoe.com.br

Proprietário do grupo Petrópolis vira réu na Lava Jato

O juiz Luiz Antonio Bonat, da 13.ª Vara Federal de Curitiba, abriu ação penal contra o empresário Walter Faria e outros 21 investigados ligados ao Grupo Petrópolis, à Odebrecht e ao Antígua Overseas Bank por crime de lavagem de dinheiro. O esquema teria movimentado, entre 2006 e 2014, R$ 1,1 bilhão, em valores atualizados.

A denúncia foi oferecida pela força-tarefa da Lava Jato em Curitiba em dezembro do ano passado. A acusação formal foi resultado da 62.ª fase da operação, denominada “Rock City”, deflagrada em julho do mesmo ano, para apurar o envolvimento de executivos do Grupo Petrópolis na lavagem de dinheiro desviado pela Odebrecht de contratos com a Petrobrás.

A operação teve como origem um esquema de sonegação tributária “que contava com a burla de medidores de produção de cerveja”. “A bebida era vendida a pequenos comerciantes em espécie e, então, os valores eram entregues à Odebrecht”.

De acordo com a força-tarefa, Faria, proprietário do Grupo Petrópolis, “atuou, em larga escala, na lavagem de ativos e desempenhou substancial papel como grande operador do pagamento de propinas”. O executivo teria ainda “atuado no pagamento de subornos decorrentes do contrato da sonda Petrobrás 10.000”.

Em contrapartida, afirma a denúncia do Ministério Público Federal, o empresário teria recebido “altas somas no exterior” e sido beneficiado com “uma série de negócios jurídicos fraudulentos no Brasil”, além de “investimentos” da Odebrecht na cervejaria do grupo.

Nesse mesmo caso, a Procuradoria acusa a Odebrecht de repassar o dinheiro ilícito diretamente a contas no exterior vinculadas à empreiteira e ao Grupo Petrópolis. Para isso, a construtora teria usado “camadas de contas estrangeiras em nome de diferentes offshores”. O Grupo Petrópolis, por sua vez, disponibilizava dinheiro em espécie no Brasil para a Odebrecht, de acordo com as investigações da Lava Jato.

“Essa estratégia envolveu também a utilização de complexa estrutura financeira de contas no exterior relacionadas às atividades do Grupo Petrópolis. De acordo com documentação encaminhada pela Suíça, foram identificadas 38 offshores distintas com contas bancárias no EFG Bank de Lugano, controladas por Walter Faria”, afirma trecho da denúncia.

Defesas. Faria negou irregularidades. O empresário afirmou, por meio de sua assessoria, que, “sempre que foi requerido, prestou todos os esclarecimentos necessários às autoridades competentes, o que fará outra vez, em juízo, para demonstrar a improcedência da acusação”.

O Grupo Petrópolis, a Odebrecht e o Antígua Overseas Bank não responderam aos contatos da reportagem. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O post Proprietário do grupo Petrópolis vira réu na Lava Jato apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Proprietário do grupo Petrópolis vira réu na Lava Jato publicado primeiro em https://istoe.com.br

Entre festa e estreia na Libertadores, Flamengo encara Cabofriense no Maracanã

Dividido entre a celebração pela conquista de três títulos seguidos e a perspectiva de iniciar a defesa do título da Copa Libertadores, o Flamengo estreia na Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca, com as atenções divididas, a partir das 18 horas deste sábado, no Maracanã, diante da Cabofriense.

Nas últimas semanas, o Flamengo confirmou o poderio que havia exibido em 2019 ao faturar a Supercopa do Brasil, a Recopa Sul-Americana e a Taça Guanabara, conquista que garante ao time a participação na final do Campeonato Carioca. A Taça Rio, porém, é uma oportunidade para o time encurtar esse caminho.

Afinal, se o Flamengo faturar o segundo turno, assegura a conquista do Estadual sem a necessidade de uma decisão, a não ser que tenha feito menos pontos no somatório da Taça Guanabara e da Taça Rio do que outro clube. E a busca por esse objetivo é a nova meta do time a partir deste sábado.

O Flamengo, porém, não vai utilizar a força máxima no duelo com a Cabofriense. Afinal, o elenco ganhou folga extra após faturar a taça da Recopa e estará na Colômbia na quarta-feira, para a sua estreia na Libertadores, em duelo com o Junior Barranquilla. Além disso, alguns jogadores vão descansar após disputarem várias finais em duas semanas, mesmo que alguns deles tenham sido poupados diante do Boavista, na final da Taça Guanabara.

Dos titulares, Jorge Jesus relacionou apenas o volante Willian Arão e Gabriel. Os demais serão poupados. A formação, contudo, só deverá ser conhecida momentos antes da partida. “Essas decisões em 10, 15 dias, nunca tive na minha carreira desportiva. Fomos vencedores em todas. Também pelo fato de estarmos nas decisões, estamos habituados a conviver com pressão. Uma pressão que nunca será maior do que a nossa emoção”, disse o técnico Jorge Jesus.

Certas mesmo são as ausências do zagueiro Rodrigo Caio e do atacante Bruno Henrique, ambos ainda em recuperação de lesão e que, inclusive, dificilmente viajarão à Colômbia. E isso abrirá caminho para os hoje reservas Léo Pereira e Pedro ganhem uma sequência na equipe.

Assim como ocorreu em todas as partidas da Taça Guanabara, incluindo as como visitantes, o Flamengo vai estrear na Taça Rio no Maracanã. A prática tem sido recorrente aos times pequenos fluminenses nesta edição do Estadual e agora vai se repetir com a Cabofriense, em busca de uma arrecadação melhor.

O adversário do Flamengo, aliás, teve o pior desempenho entre os 12 participantes da Taça Guanabara. Só somou três pontos, graças a uma vitória sobre o Vasco em São Januário, e teve cerca de 20 dias de preparação para a sua estreia na Taça Rio, em busca de um desempenho melhor.

O post Entre festa e estreia na Libertadores, Flamengo encara Cabofriense no Maracanã apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Entre festa e estreia na Libertadores, Flamengo encara Cabofriense no Maracanã publicado primeiro em https://istoe.com.br

‘Undine’ leva o prêmio da crítica do festival alemão

Distribuidor (Imovision) e exibidor (Reserva Cultural), Jean-Thomas Bernardini pauta suas escolhas não só pela qualidade, mas por um apurado gosto de cinéfilo. Ele já tem tantos filmes na lista de espera de sua carteira para futuro lançamento que veio a Berlim, para o mercado, disposto a maneirar. Ele comprou Undine, de Christian Pertzold. No fim da tarde de sexta, 28, a Fipresci, Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica, inaugurou as premiações da Berlinale de 2020. E o prêmio da crítica foi para… Undine!

Petzold foi engraçado. Agradeceu o prêmio, mas disse que já estava de saída. Ia festejar em casa com um bom vinho, assistindo ao futebol. Ao anunciar o prêmio, o veterano crítico Michel Ciment, da revista francesa Positif, afirmou: “Ao transpor o mito grego para a modernidade e pela contribuição da atriz Paula Speer no papel-título, o prêmio vai para Undine”. Embora bom, não era o melhor filme da competição.

Na seção Panorama, o prêmio da crítica foi para Mogul Mowgli, de Bassam Tariq, com Riz Ahmed. Rapper britânico-paquistanês, também conhecido como Riz MC, vem levando uma interessante carreira no cinema. O filme, com elementos autobiográficos, é sobre rapper que tem de interromper turnê por problemas de saúde, tendo de ir para a casa dos pais tradicionalistas, que não aceitam a carreira do filho. O choque é inevitável.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O post ‘Undine’ leva o prêmio da crítica do festival alemão apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


‘Undine’ leva o prêmio da crítica do festival alemão publicado primeiro em https://istoe.com.br

Despedida de Berlim

Será na noite deste sábado, 29, a atribuição do Urso de Ouro e demais prêmios da 70ª Berlinale. Quais serão as escolhas do júri presidido pelo ator Jeremy Irons e integrado, entre outros, pelo diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho? Havia muita expectativa pela seleção deste ano, a primeira assinada pelo novo curador do evento, o italiano Carlo Chatrian, ex-Festival de Locarno. Por quase 20 anos, de 2001 a 2019, Dieter Kosslick fez curadoria que privilegiava a política, às vezes em detrimento da estética. A crítica francesa, leia-se Cahiers du Cinéma, sempre foi dura com ele. Chatrian buscou um equilíbrio – uma seleção política, sim, mas de recorte bem autoral, e com novas proposições de linguagem.

Não foi uma seleção nota 10. Foi irregular com raros filmes grandes. O cinema brasileiro participou da competição com Todos os Mortos, de Marco Dutra e Caetano Gotardo – perfeitamente defensável, mas não empolgante. Os asiáticos brilharam, mas é pouco provável que levem o Urso principal.

A pesquisa de tempo do malaio Tsai Ming-liang é muito radical, por mais belo que seja Rizi/Dias, e o tipo de cinema dialogado do sul-coreano Hong Sang-soo não atinge todos os gostos. Como sempre, ele mostra pessoas conversando, aqui, mulheres. Elas não bebem tanto, como os homens nos filmes anteriores; a câmera desestabiliza o quadro com movimentos bruscos de zoom. The Woman Who Ran é belíssimo, mas talvez seja um biscoito fino demais – como o Tsai.

Há uma torcida pelo russo DAU. Natasha, da dupla Ilya Khrzhanovsky e Jekaterina Ortel, que tem cerca de três horas e demora hora e meia para começar a fazer sentido – houve uma debandada na primeira apresentação, e só depois a polêmica trouxe o público de volta para novas sessões. Uma possível vitória do norte-americano Never, Rarely, Sometimes, Always, de Eliza Hittman – já premiado em Sundance -, seria palatável para toda a crítica. O filme é ótimo. Trata de um tema ainda tabu, por meio da história dessa garota interiorana, de Massachusetts, que viaja a Nova York com uma amiga, para fazer um aborto. Narrado com economia e segurança – mais indie, impossível -, o filme deve muito a suas atrizes, Sidney Flanigan e Talya Ryder. Pode até não ser o grande vencedor, mas, com toda certeza, não será esquecido.

Na sexta, 28, passaram os dois últimos filmes da competição. Chatrian já advertira. “Os filmes da competição contam histórias íntimas, impressionantes, individuais e coletivas, que ganham impacto com a interação com o público. Se houver predominância de tons escuros, isso pode ser porque os filmes que selecionamos tendem a olhar o presente sem ilusão, não para causar medo, mas porque querem abrir nossos olhos para a realidade.”

Os dois últimos filmes da competição, exibidos ontem, cabem perfeitamente na advertência. Irradiés/Irradiated, do cambojano Rithy Panh, viaja nas grandes hecatombes do século passado – 1ª Guerra, nazismo, 2ª Guerra, Hiroshima, Khmer Vermelho – para refletir sobre a dor humana e o mal que os homens fazem a seus semelhantes. Imagens da bomba e o recitativo em duas vozes, homem e mulher, evocam o clássico de Alain Resnais, Hiroshima, Meu Amor, a quem Panh pagou tributo na coletiva. Ele não é só um grande cineasta. É um artista visual dos mais ousados. A forma como usa imagens de arquivo, música e palavra produzem um efeito tão hipnótico quanto terrorífico. Panh não quer perder a esperança, mas tenta permanecer realista – “O homem é a pior coisa da Terra” é uma de suas frases no filme. There Is No Evil, do iraniano Mohammad Rasoulof, narra quatro histórias em torno ao tema da moralidade e da pena de morte. São histórias de personagens confrontados com o dilema – devem ou não matar outras pessoas, mesmo condenadas legalmente? É forte, é impactante e deve sacudir até quem reza na cartilha do “bandido bom é bandido morto”.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O post Despedida de Berlim apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Despedida de Berlim publicado primeiro em https://istoe.com.br

Com Jesualdo sob pressão, Santos recebe Palmeiras em clássico no Pacaembu

Um clássico pela primeira fase do Campeonato Paulista vale como uma decisão para o técnico do Santos, Jesualdo Ferreira. O time alvinegro recebe o Palmeiras às 16 horas deste sábado, no Pacaembu, em um importante teste para o trabalho do técnico português. Pressionado pelos maus resultados, ele depende de um bom desempenho para ganhar mais estabilidade.

O Santos chega ao clássico com aproveitamento de apenas 52% dos pontos nesta temporada e sem vitórias em três dos quatro últimos compromissos. A cobrança no clube é grande para melhorar rapidamente, pois na terça-feira o compromisso será a estreia na Copa Libertadores diante do Defensa y Justicia, na Argentina. Por isso, o clássico pode ser uma resposta importante para uma equipe que passa por instabilidade.

Nos bastidores do Santos, o trabalho de Jesualdo Ferreira tem sido questionado. Mesmo com só dois meses de trabalho, as atuações fracas e o ataque de apenas seis gols em sete partidas levou à pressão de dirigentes para que o presidente José Carlos Peres troque o comando. O elenco também se mostra ciente de toda essa cobrança.

“A culpa não é apenas dele (Jesualdo). Somos culpados também. Entramos em campo para jogar. Não existe apenas um culpado ou dois. São todos. Temos de melhorar como equipe”, disse o zagueiro Luan Peres.

O próprio presidente do clube manifestou que esperava um rendimento melhor do trabalho do português. Durante evento na CBF nesta semana, José Carlos Peres disse que, apesar de o Santos ser líder de seu grupo no Estadual, é preciso jogar melhor.

“Entendemos que o Jesualdo tenha sua oportunidade de adaptação. Futebol fala por si só. Se a bola não entra, é uma questão difícil de controlar. A intenção é que ele tenha tempo para se adaptar”, explicou.

O técnico chegou ao clube na esteira do sucesso de outros dois estrangeiros no Brasil. Os resultados em 2019 do português Jorge Jesus no Flamengo e do argentino Jorge Sampaoli no próprio Santos serviram como um indicativo do quanto profissionais de outros países mereciam oportunidades. No entanto, até agora Jesualdo não conseguiu justificar a expectativa criada em torno dele.

FORMAÇÃO – A novidade no Santos deve ser a entrada do atacante Yuri Alberto no time. Ainda sem jogar pelo clube em 2020, ele estava com a seleção brasileira na Colômbia para a disputa do Pré-Olímpico. Quem deve perder lugar é Arthur Gomes. Marinho continua como desfalque do setor ofensivo, pois está em fase final de recuperação de fratura no tornozelo esquerdo.

O primeiro clássico da era da concessão privada do Pacaembu inaugura também a parceria do Santos com os gestores do estádio. O clube assinou um acordo para realizar nesta temporada pelo menos dez partidas no local.

Em 2019, o Santos disputou 12 partidas no Pacaembu, 11 delas como mandante. Venceu oito, perdeu três e empatou uma, sendo eliminado das três competições com mata-mata que disputou na temporada. O único jogo que o Santos fez como visitante foi diante do Palmeiras. E o resultado foi o pior possível: derrota por 4 a 0.

PALMEIRAS – O time da capital terá uma novidade no time titular para o clássico. A equipe vai apostar na estreia do atacante Rony, trazido recentemente do Athletico-PR. O jogador começou a treinar com o elenco nesta semana, foi apresentado pela diretoria na quinta-feira e na sexta pela manhã treinou na vaga de Willian no último trabalho antes do clássico com o Santos. Será a única mudança em comparação ao time que na última rodada bateu o Guarani por 1 a 0.

Rony assinou contrato com o Palmeiras por cinco temporadas e foi contratado após longa negociação, por R$ 28 milhões. Ele já teve o registro atualizado na CBF e foi inscrito no Campeonato Paulista na sexta.

O elenco palmeirense fez atividade pela manhã na Academia de Futebol sob chuva fina. Os jogadores iniciaram o dia com um treino de movimentação em campo reduzido comandado pelo auxiliar técnico Mauricio Copertino. Depois, o técnico Vanderlei Luxemburgo organizou um coletivo entre titulares e reservas. O trabalho não pôde ser filmado nem fotografado. O treinador parou os lances várias vezes para fazer orientações de posicionamento e ensaiou jogadas de bola parada.

A expectativa é que depois da partida com o Santos, Rony possa ser mantido como titular também na próxima quarta-feira, na estreia pela Copa Libertadores. O Palmeiras vai enfrentar o Tigre, na Argentina.

O post Com Jesualdo sob pressão, Santos recebe Palmeiras em clássico no Pacaembu apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Com Jesualdo sob pressão, Santos recebe Palmeiras em clássico no Pacaembu publicado primeiro em https://istoe.com.br

Favorito desiste, Wild fatura maior vitória da carreira e vai à semi em Santiago

O jovem tenista brasileiro Thiago Wild conquistou a maior vitória de sua carreira na noite desta sexta-feira, no Torneio de Santiago, no Chile. Ele contou com o abandono do local Cristian Garín, atual 18º do mundo, para alcançar a semifinal de uma competição de nível ATP pela primeira vez. Ainda nesta sexta, o compatriota Thiago Monteiro foi eliminado no saibro de Santiago.

O atleta de apenas 19 anos precisou salvar seis set points antes de fechar o único set disputado na partida, por 7/6 (7/1). Em seguida, Garín abandonou o jogo em razão de dores nas costas, algo que já havia lhe incomodado no Rio Open, na semana passada, em solo brasileiro.

“Creio que até o final da partida nós dois jogamos um bom nível de tênis. Nunca é o que se espera em um jogo de tênis, o que se espera é que os jogadores lutem até o final, mas se ele não podia, não podia, a saúde vem em primeiro lugar”, comentou Wild, atual 182º do mundo, mas que deve aparecer no 152º posto na próxima segunda-feira.

Como cabeça de chave número 1, Garín era o principal candidato ao título em Santiago. Ele vinha embalado por dois títulos seguidos, conquistados justamente no Rio e em Córdoba, também no saibro. “Ele é um jogador que tem um bom físico, boa direita, saca muito bem, corre muito. Mas consegui aproveitar muito do seu backhand com minha direita para lhe fazer correr. Nos set points contra tentei focar no que estava fazendo bem e em não errar”, comentou o brasileiro.

Em Santiago, Wild faz sua melhor apresentação num torneio deste nível. Na quinta, há havia obtido sua maior vitória da carreira ao superar o argentino Juan Londero, 63º colocado. Agora soma ao seu currículo o primeiro triunfo sobre um rival do Top 20 do ranking.

Com a vitória desta sexta, Wild garantiu vaga na semifinal, igualando a melhor campanha de Thiago Monteiro num torneio de mesmo nível. Em 2018, o compatriota parou nesta fase em Quito, no Equador. Era a melhor campanha de um brasileiro no circuito desde a final obtido por Thomaz Bellucci em Houston, nos Estados Unidos, em 2017. O último brasileiro campeão foi justamente Bellucci, em Genebra, na Suíça, em 2015

Neste sábado, Wild terá ótima oportunidade para atingir sua primeira final de ATP. Isso porque terá pela frente o argentino Renzo Olivo, 297º do ranking, que avançou ao superar o boliviano Hugo Dellien por 3/6, 7/6 (7/5) e 7/5.

A outra semifinal de Santiago terá o espanhol Albert Ramos-Viñolas e o norueguês Cásper Ruud. O tenista da Espanha avançou ao eliminar Thiago Monteiro por duplo 6/4. “O jogo foi duro, ele estava bem. Eu joguei um pouco abaixo do que vinha jogando, mas ele aproveitou melhor as chances e foi superior”, admitiu Monteiro, 88º do mundo e número 1 do Brasil.

Com a derrota, o tenista se despediu da gira sul-americana no saibro, onde se destacou mais nas quartas de Buenos Aires, na Argentina. Antes, fora campeão do Challenger de Punta del Este, no Uruguai.

“Foi uma gira longa, que começou em Punta, com o título. Somei alguns pontos e acho que, de modo geral, foi uma gira positiva. Poderia ter sido melhor, claro, mas foi boa. Voltei a fazer duas quartas em ATP, ganhei uma rodada no Rio mais uma vez… Tive algumas chances de ter ido mais além, mas agora é avaliar tudo isso para seguir bem na temporada”, analisou o brasileiro.

O post Favorito desiste, Wild fatura maior vitória da carreira e vai à semi em Santiago apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Favorito desiste, Wild fatura maior vitória da carreira e vai à semi em Santiago publicado primeiro em https://istoe.com.br

Red Bull Bragantino bate Ituano e assume liderança do Grupo D do Paulistão

Na segunda partida da noite desta sexta-feira, o Red Bull Bragantino recebeu o Ituano, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela oitava rodada da primeira fase do Campeonato Paulista, e venceu pelo placar de 2 a 1. Todos os gols saíram ainda no primeiro tempo do confronto.

Com o resultado, os comandados do técnico Felipe Conceição chegaram aos 11 pontos, um à frente do Guarani, que completa a zona de classificação ao mata-mata. Corinthians, com nove, e Ferroviária, com seis, são os demais integrantes do Grupo D. Os araraquarenses ainda enfrentam o Botafogo, no próximo domingo.

Por outro lado, os visitantes se complicam na luta pelas quartas de final. O representante de Itu aparece com nove pontos no Grupo C, o mesmo da Inter de Limeira. São Paulo, com 12, e Mirassol, com dez, formam o G-2. Além disso, os concorrentes do Ituano ainda não foi a campo nesta rodada.

Pressionado pela torcida, o Red Bull Bragantino dominou as ações nos primeiros instantes do confronto desta sexta. Matheus Jesus mostrou personalidade e assustou os visitantes com duas boas finalizações com menos de cinco minutos.

Depois dessa pequena pressão inicial, o Ituano melhorou, mas não a ponto de ameaçar. Para piorar, Ricardo Silva desviou finalização de Matheus Jesus com o braço. O atacante Ytalo foi para a cobrança do pênalti e, mesmo com leve toque do goleiro Pegorari, abriu o placar para os donos da casa, aos 23 minutos.

Logo na sequência, aos 24, o Ituano conseguiu deixar tudo igual. O lateral-direito Pacheco começou a jogada, viu Gabriel Taliari exigir bela defesa de Júlio César e apareceu para pegar o rebote, estufando as redes e deixando tudo igual.

O Red Bull Bragantino, porém, conseguiu descer para os vestiários na frente. Em falta ensaiada cobrada da intermediária, Morato encontrou Ligger, que desviou para o zagueiro Léo Ortiz recolocar os donos da casa em vantagem.

O início da etapa final foi bastante similar ao do primeiro tempo. Vitinho e Artur, com cerca de cinco minutos, ficaram perto de ampliar para os mandantes. Depois, os visitantes assumiram as rédeas da partida e ficaram perto de, ao menos, conseguir o empate.

Na melhor oportunidade, aos sete minutos, o atacante Luizinho pegou rebote e viu o goleiro Júlio César dar leve desvio na bola, que ainda pegou no travessão. Já aos 16, Baralhas parou em ótima intervenção do arqueiro bragantino.

O Ituano retorna a campo na próxima sexta-feira, às 21h30, quando enfrenta o Guarani, em Itu, no estádio Dr. Novelli Júnior. Na outra segunda-feira, o Red Bull Bragantino encara a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, em Campinas, às 20h.

FICHA TÉCNICA:

RED BULL BRAGANTINO 2 x 1 ITUANO

RED BULL BRAGANTINO – Júlio César; Aderlan, Léo Ortiz, Ligger e Edimar; Barreto (Uillian Correia), Matheus Jesus e Vitinho (Claudinho); Morato (Pedro Naressi), Ytalo e Artur Victor. Técnico: Felipe Conceição.

ITUANO – Pegorari; Pacheco, Ricardo Silva, Suéliton e Breno Lopes; Baralhas (Gabriel Barros), Corrêa e Marcos Serrato; Yago (Gui Mendes), Gabriel Taliari e Luizinho (Minho). Técnico: Vinícius Bergantin.

ÁRBITRO – Douglas Marques das Flores.

CARTÕES AMARELOS – Edimar, Ligger, Ytalo (RB Bragantino); Ricardo Silva (Ituano).

RENDA – R$ 16.555,00.

PÚBLICO – 1.766 presentes.

LOCAL – Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.

O post Red Bull Bragantino bate Ituano e assume liderança do Grupo D do Paulistão apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Red Bull Bragantino bate Ituano e assume liderança do Grupo D do Paulistão publicado primeiro em https://istoe.com.br

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Espada de cerca de 5 mil anos é encontrada na Itália

VENEZA, 28 FEV (ANSA) – Uma espada de cerca de cinco mil anos de idade foi descoberta nesta semana no mosteiro da ilha de San Lazzaro degli Armeni, em Veneza, na Itália, por uma estudante da Universidade de Ca’Foscari.   

A arma encontrada por Vittoria Dall’Armellina foi levada para o Museu de San Lazzaro e colocada em uma vitrine junto com outros objetos medievais.   

O visual da pequena espada é muito semelhante a algumas armas já encontradas no sítio arqueológico de Arslantepe, na Turquia, que também possuem por volta de cinco mil anos.   

Uma espada muito semelhante com a encontrada em Veneza está esposta em um museu da cidade turca de Tokat. Ela, por sua vez, é foi encontrada por estudiosos na região de Sivas.(ANSA)

O post Espada de cerca de 5 mil anos é encontrada na Itália apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Espada de cerca de 5 mil anos é encontrada na Itália publicado primeiro em https://istoe.com.br

“Estou atuando como próprio empresário”, diz Nego do Borel após romper com gravadora e ex-agente

Nesta sexta-feira (28), de acordo com informações do jornal Extra, do Rio de Janeiro, o cantor Nego do Borel teria sido dispensado pelo empresário Tuka Carvalho, ex-namorado de Anitta. Além de não estar sendo mais gerenciado por Tuka, segundo o veículo Borel também teria rompido com a sua gravadora.

A IstoÉ Gente entrou em contato com o cantor, que desmentiu as especulações. “Estou atuando como próprio empresário, enquanto o escritório NB Produções segue responsável pela gestão de minha carreira. Tenho plena consciência sobre tudo o que representei para a empresa e sobre o tamanho do que representaram não só para a minha carreira. Nossa parceria continua, apenas segue em outro formato. Acho que os veículos precisam se informar melhor antes de sair dando nota. Os leitores merecem notas verdadeiras”, conclui Nego do Borel.

Recebemos também uma nota enviada pela assessoria de imprensa do artista. O documento afirma que não houve nenhum tipo de rompimento de contrato com a empresa Arca A.

Segue a nota na íntegra:

O cantor Nego do Borel, através de sua assessoria de imprensa, esclarece que ao contrário do que tem sido divulgado na imprensa na manhã desta sexta-feira 28 de fevereiro, não houve nenhum tipo de rompimento de contrato com a empresa Arca A, representada pelo empresário Tuka Carvalho e outros dois sócios.

Com novos planos para sua carreira em 2020, o funkeiro apenas abriu a sua agenda para vendas de shows em todo o Brasil sem nenhuma exclusividade com qualquer empresa. Fato, inclusive informado ao jornal responsável pela propagação da notícia, que após procurar a assessoria do cantor, já havia sido informado a respeito.

Nego do Borel reconhece a importância desta parceria, que embora profissional não teve nenhum contrato formal assinado. E tem enorme carinho e respeito pelo empresário e sua empresa, que tiveram um papel importante na produção do seu recém lançado DVD, entre outros trabalhos que vinham fazendo juntos.

O post “Estou atuando como próprio empresário”, diz Nego do Borel após romper com gravadora e ex-agente apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


“Estou atuando como próprio empresário”, diz Nego do Borel após romper com gravadora e ex-agente publicado primeiro em https://istoe.com.br

Polícia investiga suposto compartilhamento de fotos do acidente de Kobe Bryant

As autoridades de Los Angeles estão investigando policiais que teriam compartilhado fotos da cena do acidente de helicóptero, de 26 de janeiro, que vitimou o astro do basquete Kobe Bryant e sua filha Gianna, de 13 anos, além de outras sete pessoas.

O jornal Los Angeles Times informou que uma fonte da Segurança Pública, sob condição de anonimato, afirmou ter visto fotos no telefone de outro funcionário, que mostram o local do acidente e os restos mortais das vítimas. Maria Lucero, chefe da polícia de Los Angeles, afirmou que o “caso está sendo analisado”.

Segundo o jornal, não está claro o quanto as fotos poderiam ter sido divulgadas e também se os policiais teriam tirado as fotos ou se haviam recebido de outras pessoas. O capitão Jorge Valdez, porta-voz do departamento de polícia, disse que as famílias das vítimas foram informadas.

Além de Kobe e Gianna, também foram mortos no acidente John Altobelli, técnico de beisebol do Orange Coast College, sua esposa, Keri, e sua filha Alyssa; Christina Mauser, técnico do time de basquete feminino; e Sarah Chester e sua filha Payton, companheira de equipe de Gianna. Além do piloto Ara Zobayan.

O Departamento de Medicina Legal de Los Angeles informou que os corpos das nove vítimas foram recuperados e evacuados do local do acidente, em Calabasas, cidade nos arredores de Los Angeles. Segundo o comunicado, os restos mortais de três vítimas foram resgatados no próprio domingo, dia do acidente, e das outras seis, no dia seguinte.

O post Polícia investiga suposto compartilhamento de fotos do acidente de Kobe Bryant apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Polícia investiga suposto compartilhamento de fotos do acidente de Kobe Bryant publicado primeiro em https://istoe.com.br

Correção: Centro-Sul processa 169 mil t de cana na 1ª quinzena do mês, diz Unica

A nota enviada anteriormente continha incorreções. A queda no processamento da primeira quinzena de fevereiro é de 39,64%, e não de 65,68%. Além disso, no sétimo parágrafo, a produção de açúcar é referente à primeira quinzena de fevereiro, e não à segunda quinzena de janeiro. Segue o texto corrigido.

São Paulo, 28 – As usinas e destilarias do Centro-Sul do Brasil processaram 169 mil toneladas de cana-de-açúcar na primeira quinzena de fevereiro da safra 2019/2020. O volume é 39,64% menor que o total de 280 mil toneladas moído em igual período da safra passada, informou nesta sexta-feira, 28, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). No acumulado da temporada, iniciada em 1º de abril de 2019, o processamento atingiu 579,469 milhões de toneladas, alta de 2,76% ante igual intervalo da safra passada, quando foram processados 563,912 milhões de toneladas de cana.

O recuo reflete a safra mais adiantada este ano e, possivelmente, a menor demanda global em decorrência da epidemia de coronavírus.

Até 16 de fevereiro, estavam em operação no Centro-Sul cinco unidades processadoras de cana e onze processadoras de milho – das quais três são dedicadas exclusivamente ao cereal.

Em virtude da baixa moagem na segunda quinzena deste mês, as produções de etanol e açúcar foram residuais. Com 74,19% da oferta total de cana destinada ao etanol na quinzena do mês (65,53% na safra) e 25,81% ao açúcar, a fabricação do biocombustível somou 99 milhões de litros na metade inicial de fevereiro, avanço de 62,30% ante igual período da safra passada, de 61 milhões de litros. No período avaliado, foram produzidos 100 milhões de litros de hidratado, queda de 6,54% ante 2019, e menos 1 milhão de litros de anidro – o levantamento também leva em conta o reprocesso, a conversão de hidratado para anidro e vice versa -, ante menos 45 milhões de litros em 2019.

O avanço do biocombustível na quinzena se deve principalmente ao etanol de milho. “Na primeira metade do mês, dos 98,83 milhões de litros produzidos pelas unidades da região Centro-Sul, 93,42 milhões de litros referem-se ao etanol de milho”, informa comunicado da Unica.

O diretor Técnico da entidade, Antonio de Padua Rodrigues, afirmou em nota: “Além da produção, reprocesso e estoque, estatísticas preliminares de acompanhamento dos desembarques indicam ainda a importação de 200 milhões de litros em fevereiro, complementando a oferta do biocombustível durante essa entressafra que está em equilíbrio com o nível de demanda atual”.

No acumulado da safra 2019/2020, 32,443 bilhões de litros de etanol foram produzidos, aumento de 6,88% sobre igual período do ano passado. Do volume total de etanol fabricado até 16 de fevereiro, 22,559 bilhões de litros foram de hidratado, alta de 6,35%, e 9,884 bilhões de litros de anidro, avanço de 8,12% ante igual período da safra passada.

A produção de açúcar foi de 3 mil toneladas na quinzena inicial de fevereiro, ante 2 mil toneladas em igual período de 2018/19, e acumula 26,488 milhões de toneladas na safra, alta de 0,48% ante 2018/2019.

O teor de sacarose na cana, medido na quantidade de Açúcar Total Recuperável por tonelada processada (ATR/t), foi de 60,48 quilos (kg) na primeira quinzena de fevereiro, 54,78% inferior ao de igual período da safra passada. No acumulado da safra, o teor de sacarose está em 139,16 kg de ATR/t, alta de 0,47% sobre 2018/2019.

O post Correção: Centro-Sul processa 169 mil t de cana na 1ª quinzena do mês, diz Unica apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Correção: Centro-Sul processa 169 mil t de cana na 1ª quinzena do mês, diz Unica publicado primeiro em https://istoe.com.br

Com motoserra e alicate de pressão, deputado destrói bloqueio indígena em Roraima

Em um vídeo divulgado na sua própria rede social, o deputado estadual Jeferson Alves (PTB-BR) derrubou um bloqueio indígena que coordena o acesso à BR-174, que liga Manaus, no Amazonas, a Boa Vista, em Roraima. Nas imagens é possível ver o parlamentar usando uma motosserra e um alicate de pressão para destruir um tronco e as correntes.

“Isso aqui [correntes] nunca mais vai humilhar o estado de Roraima. Nunca mais. Se depender de mim essa corrente nunca, nunca vai deixar o meu estado isolado”, afirma o deputado.

“Presidente Bolsonaro é por Roraima, pelo Brasil. Não a favor dessas ONGs que maltratam o meu estado”, completa o parlamentar.

A passagem pela rodovia é controlada pelos índio kinja, pois o local corta a reserva indígena Waimiri Atroari. Além disso, outro problema gera polêmica no local, uma linha de transmissão de energia, a qual passaria pela extensão da terra, ao largo da estrada.

A via foi construída entre as décadas de 60 e 70. Entretanto, de acordo com a Funai, na época cerca de 3 mil indígenas viviam na área, dos quais foram reduzidos a 200, por conta de conflitos e doenças.

Atualmente, vivem mais de 2 mil índios na região, espalhados em 56 aldeias. No bloqueio, os índios permitem apenas a passagem de ônibus de linha interestadual, caminhões com cargas perecíveis e ambulâncias. Os indígenas dizem que a restrição é para proteger a fauna e a flora da reserva.

O deputado Jeferson Alves (PTB), num ato simbólico, arrancou a corrente do Jundiá, na BR-174. A ação aconteceu na manhã desta sexta-feira, 28, interrompendo um ciclo que já dura mais de 40 anos. A retirada da corrente que impede o trânsito na rodovia era uma promessa de campanha do parlamentar e um anseio antigo da população. “Se depender de mim essa corrente nunca mais vai deixar meu Estado isolado. Isso é por Roraima, pelo Brasil. Nós estamos retirando essa corrente que humilha e maltrata meu Estado, em nome da população roraimense. Fiz a minha parte”, disse.

Posted by Jeferson Alves on Friday, February 28, 2020

O post Com motoserra e alicate de pressão, deputado destrói bloqueio indígena em Roraima apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Com motoserra e alicate de pressão, deputado destrói bloqueio indígena em Roraima publicado primeiro em https://istoe.com.br

Exposição de Da Vinci em SP é prorrogada até 31 de maio

SÃO PAULO, 28 FEV (ANSA) – A exposição “Leonardo Da Vinci – 500 Anos de um Gênio”, realizada no MIS Experience, em São Paulo, foi prorrogada até o dia 31 de maio.   

Lançada em novembro passado, a mostra, que conta a vida e o legado do gênio italiano, já recebeu mais de 400 mil pessoas.   

A mostra possui diversas áreas temáticas, onde os visitantes podem ver algumas réplicas das máquinas que Da Vinci desenhou.   

Além disso, a exposição tem animações gráficas e conteúdos multimídias, que deixa a visita mais divertida e esclarecedora para o público.   

A exposição também conta com um espaço dedicado somente para o quadro da Mona Lisa, onde as pessoas podem ver uma detalhada análise da pintura feita no Museu do Louvre, na França, pelo fotógrafo e pesquisador Pascal Cotte.   

– Serviço – Terças a domingos, com sessões disponíveis das 9h às 19h. A duração da visita é de 1h30min, e o fechamento do museu acontece às 20h30. Terças: Entrada gratuita (sujeita à lotação), com retirada presencial do ingresso exclusivamente no local, no dia da visita Quarta à sexta: R$35 (inteira) e R$17,50 (meia-entrada*) Sábados, domingos e feriados: R$45 (inteira) e R$22,50 (meia-entrada*) *Os ingressos de meia-entrada estão sujeitos à disponibilidade por sessão.   

Entrada gratuita para crianças até 5 anos de idade O MIS Experience está localizado na Rua Vladimir Herzog, 75 – Água Branca (ANSA)

O post Exposição de Da Vinci em SP é prorrogada até 31 de maio apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Exposição de Da Vinci em SP é prorrogada até 31 de maio publicado primeiro em https://istoe.com.br

Fed: fundamentos da economia continuam sólidos, mas coronavírus representa risco

Os fundamentos da economia dos Estados Unidos “continuam sólidos”, mas o coronavírus “representa riscos em andamento para a atividade econômica”, afirmou o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, em comunicado divulgado nesta sexta-feira, 28, no site da instituição.

“O Federal Reserve monitora de perto os acontecimentos e suas implicações para a perspectiva econômica”, afirma Powell. “Nós usaremos nossos instrumentos para agir conforme apropriado para apoiar a economia”, garantiu o dirigente, na breve mensagem desta sexta.

O post Fed: fundamentos da economia continuam sólidos, mas coronavírus representa risco apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Fed: fundamentos da economia continuam sólidos, mas coronavírus representa risco publicado primeiro em https://istoe.com.br

São Paulo vai investir R$ 30 milhões em ações contra o coronavírus

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou hoje (28) o aporte de R$ 30 milhões para ações de combate ao novo coronavírus (Covid-19). Desse montante, R$ 14 milhões serão usados em uma campanha informativa que contará com uma cartilha digital e impressa, além de duas semanas de inserções em rádio e TV. O restante do dinheiro será investido nos serviços de saúde para garantir o atendimento aos doentes.

A campanha televisiva deve começar a ser veiculada na próxima terça-feira (3). Os informes serão apresentados pelo coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, infectologista David Uip.

Casos suspeitos

O único caso confirmado de coronavírus no país foi diagnosticado na capital paulista, em um homem, de 61 anos de idade, que esteve em viagem à Itália. Segundo o balanço divulgado hoje (28) pelo governo paulista, atualmente existem 66 casos suspeitos no estado. Até então eram 85, mas 37 foram descartados e 18 novos pacientes que podem estar infectados com o vírus foram identificados.

Entre os casos que os exames laboratoriais confirmaram que as pessoas não estavam com coronavírus estão três parentes do empresário que ficou doente na Itália. Ao retornar ao país, o homem reuniu 30 familiares em um almoço, que passaram a ser monitorados.

Corrida aos hospitais

David Uip reafirmou a importância de evitar uma corrida desnecessária aos serviços de saúde. O médico enfatizou que as pessoas só devem ir às unidades de atenção básica caso haja persistência dos sintomas. “Paciente com poucos sintomas têm que ficar em casa, não têm que procurar serviço de saúde. Tossiu, espirrou, tem febrinha, fica em casa”.

“Quando ele deve procurar o serviço de saúde? Quando ele tiver um desconforto maior. A febre voltou, se prolongou por mais de 48 horas”, explicou o médico.

Devem ter atenção especial, segundo o especialista, idosos com mais de 60 anos de idade, pessoas em tratamento contra o câncer, com doenças renais, cardiovasculares ou diabetes.

O coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus também disse que não acredita na eficácia de medidas como quarentena ou bloqueio sanitário nos aeroportos. “Não há possibilidade de evitar a entrada de um vírus desse. Você minimiza o que vai acontecer, você se prepara e contigencia”, disse. De acordo com ele, o tempo de incubação do vírus, que pode permanecer até 14 dias no corpo do paciente sem apresentar sintomas, torna medidas como a quarentena pouco eficaz.

O post São Paulo vai investir R$ 30 milhões em ações contra o coronavírus apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


São Paulo vai investir R$ 30 milhões em ações contra o coronavírus publicado primeiro em https://istoe.com.br