quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

ONU anuncia acordo entre poderes rivais para eleições na Líbia

A ONU afirmou nesta quinta-feira que um acordo sobre a organização de eleições na Líbia foi concluído entre o líder do Governo de Unidade Nacional (GNA), Fayez al-Sarraj, e seu rival, Marshal Khalifa Hafter, homem forte do leste do país.

O acordo foi concluído na quarta-feira em Abu Dhabi sob mediação da ONU, indicou no Twitter a Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (Manul).

“Ambos os lados concordaram sobre a necessidade de acabar com o período de transição através de eleições gerais, mas também sobre as formas de preservar a estabilidade da Líbia e unificar suas instituições”, declarou a Manul.

Após a queda de Muammar Khaddafi em 2011, a Líbia mergulhou no caos, dilacerada pelas disputas de poder entre muitas milícias.

Atualmente é administrada por duas autoridades rivais: o GNA liderado por Fayez al-Sarraj e apoiado pela comunidade internacional opera em Trípoli, enquanto no leste da Líbia um gabinete paralelo é apoiado pelo Exército Nacional Líbio (ENL), autoproclamado pelo Khalifa Haftar.

Entre as instituições divididas também está o banco central.

A última reunião entre Saraj e Haftar aconteceu no final de maio de 2018 em Paris. Na ocasião, discutiu-se a realização de eleições, mas nenhuma parte quis se comprometer formalmente.

Em novembro, a Itália, parceira histórica da Líbia, tentou, sem sucesso, uma nova aproximação entre Sarraj e Haftar durante uma reunião em Palermo. Mas o marechal Haftar boicotou a reunião.

O post ONU anuncia acordo entre poderes rivais para eleições na Líbia apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


ONU anuncia acordo entre poderes rivais para eleições na Líbia publicado primeiro em https://istoe.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário