SÃO PAULO, 30 MAI (ANSA) – O Produto Interno Bruto do Brasil registrou queda de 0,2% no primeiro trimestre de 2019, confirmando o desempenho negativo da economia no início do governo de Jair Bolsonaro.
Os números foram divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que manteve o resultado dos últimos três meses de 2018, quando houve crescimento de 0,1%.
Havia a expectativa de uma revisão para baixo do dado do trimestre final do ano passado, o que colocaria o Brasil em recessão técnica (dois trimestres seguidos com queda no PIB).
O resultado de janeiro a março foi puxado pelas contrações nos investimentos (-1,7%), na indústria (-0,7%) e na agropecuária (-0,5%). Já o setor de serviços (+0,2%) e o consumo das famílias (+0,3%) e do governo (+0,4%) apresentaram alta.
O desempenho negativo do PIB deve fazer a equipe econômica do governo aumentar a pressão pela aprovação da reforma da Previdência, o que poderia levar a um aumento da confiança dos investidores. (ANSA)
O post PIB do Brasil cai 0,2% no primeiro trimestre apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.
PIB do Brasil cai 0,2% no primeiro trimestre publicado primeiro em https://istoe.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário