quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Ministro Gilmar Mendes manda soltar Garotinho e Rosinha

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar, nesta quinta-feira (31), o casal Anthony e Rosinha Garotinho, que estavam presos desde ontem (30). No dia anterior, o colegiado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ) derrubou uma liminar que havia concedido habeas corpus a Garotinho e Rosinha, acusados de fraudes em contratos celebrados entre a prefeitura de Campos dos Goytacazes e a construtora Odebrecht para a construção de casas populares durante os dois mandatos de Rosinha como prefeita da cidade, entre 2009 e 2016.

Em sua decisão, Gilmar deferiu liminar suspendendo a ordem de prisão, mas impôs medidas cautelares, como proibição de contato com outras testemunhas, proibição de sair do país sem autorização judicial, entrega dos passaportes e comparecimento mensal à Justiça. “Diante do exposto, defiro a medida liminar para suspender a ordem de prisão decretada em desfavor dos pacientes, se por outro motivo não estiverem presos”, escreveu Gilmar.

A defesa do casal sustenta que ordem de prisão foi ilegal e arbitrária, “pautada apenas em suposições e conjecturas genéricas sobre fatos extemporâneos, que supostamente teriam ocorrido entre os anos 2008 e 2014”. Garotinho foi governador do Rio de Janeiro entre 1999 e 2002. Rosinha governou o estado de 2003 a 2006.

Ouça na Rádio Nacional:

O post Ministro Gilmar Mendes manda soltar Garotinho e Rosinha apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Ministro Gilmar Mendes manda soltar Garotinho e Rosinha publicado primeiro em https://istoe.com.br

Live: Bolsonaro ataca Wiztel por caso Marielle e diz que ele ‘se acha o gostosão’

Brasília – O presidente Jair Bolsonaro fez duras críticas ao governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), durante live transmitida pelo Facebook. Bolsonaro voltou a acusá-lo de vazar informações sobre caso Marielle, vereadora do Rio de Janeiro assassinada em março do ano passado, e afirmou não ter dúvidas da participação de Witzel na “confecção” do inquérito do caso. O presidente também disse que Witzel quer “o poder pelo poder” e “se acha gostosão”.
“O governador sabia que ia vazar e estava comemorando. Quando meu avião decolou no sábado pra China, com quatro parlamentares e os ministros, juntei e contei o que ia acontecer”, disse ele. Segundo Bolsonaro, Witzel já sabia da matéria que seria vinculada pelo Jornal Nacional que fala sobre a citação ao seu nome na investigação.
Bolsonaro contou que foi avisado por Witzel que seu nome aparecia na investigação durante um aniversário no Clube Militar de Brasília, no dia 9 de outubro. “Ele me chamou num canto e falou: o processo está com seu nome lá no Supremo”, disse o presidente.
O presidente da República disse ainda que Witzel persegue sua família. “Porque ele botou na cabeça que quer ser presidente da República, o que ele botou na cabeça? Que tem de me destruir. Aquela narrativa de sempre de miliciano, miliciano. Ele potencializa processos contra minha família. Não deu certo, Witzel. Você perdeu, foi vaiado com gritos de traidor” disse. “É poder pelo poder, se acha o gostosão, saltou lá de helicóptero para parabenizar o sniper”, afirmou, referindo-se a um sequestro ocorrido em agosto na Ponte Rio-Niterói. Na ocasião, Witzel parabenizou o trabalho da Polícia Militar e celebrou o desfecho da situação em que um atirador de elite do Batalhão de Operações Especiais matou o sequestrador.
Na noite da última terça-feira, o governador do Rio divulgou nota lamentando a conduta de Bolsonaro. “Jamais houve qualquer interferência política nas investigações conduzidas pelo Ministério Público e a cargo da Polícia Civil. Em meu governo, as instituições funcionam plenamente e o respeito à lei rege todas nossas ações”, afirma a nota que ainda reforça que “não compactua com vazamentos à imprensa”.

O post Live: Bolsonaro ataca Wiztel por caso Marielle e diz que ele ‘se acha o gostosão’ apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Live: Bolsonaro ataca Wiztel por caso Marielle e diz que ele ‘se acha o gostosão’ publicado primeiro em https://istoe.com.br

Bolsonaro diz que quer ressuscitar o modal ferroviário

O presidente Jair Bolsonaro disse que pretende investir no transporte ferroviário no País. Em viagem recente por países do Oriente Médio e Ásia, Bolsonaro disse ter atraído investimentos, os quais ele pode destinar para infraestrutura. “Vou fazer um agrado aqui para o Tarcísio Freitas (ministro da Infraestrutura)”, disse. “Ele é aquela que cara que se você der um pedaço de ferro, ele constrói uma estrada”, afirmou. “Queremos aqui ressuscitar o modal ferroviário”, disse, em transmissão semanal ao vivo feita pelo Facebook.

Ele disse ainda que falta construir mil quilômetros da ferrovia Norte-Sul. “A previsão é mais um ano e meio para concluir essa obra”, afirmou. “Vamos fazer o Brasil entrar nos trilhos”, disse.

Na semana passada, em viagem pela Ásia, Bolsonaro afirmou que o Brasil não tem como interferir no comércio dos dois países e que deve criar condições para chegar de forma mais competitiva em outros mercados. “Temos que fazer a nossa parte”, disse o presidente na terça-feira, 22, no Japão.

“Conseguimos, através da infraestrutura, fazer renascer o modal ferroviário, diminuir o preço do transporte, aperfeiçoar tecnologia. Nós podemos fazer a nossa mercadoria chegar de forma mais competitiva nesse país”, declarou.

O post Bolsonaro diz que quer ressuscitar o modal ferroviário apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Bolsonaro diz que quer ressuscitar o modal ferroviário publicado primeiro em https://istoe.com.br

Cai diretora da Funai que questionou demarcações

O Ministério da Justiça exonerou a diretora de proteção territorial da Fundação Nacional do Índio (Funai), Silmara Veiga de Souza. A área é responsável pelos processos de demarcação de terras indígenas.

Souza não chegou a completar dois meses no posto. Em 3 de setembro, ela tinha sido nomeada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. Seu nome foi indicado pelo delegado da Polícia Federal Marcelo Augusto Xavier da Silva, que passou a presidir a Funai em julho. A demissão do cargo, com data de 29 de outubro, foi assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública substituto, Luiz Pontel de Souza, e publicada nesta quinta-feira, 31, no Diário Oficial da União.

Questionada sobre a sua exoneração, Souza, que é advogada, disse que vê a decisão como algo “natural”, após ter liderado o que chamou de “fase de transição” da Funai. “É um cargo político, sou uma pessoa de perfil técnico. Vejo minha saída como algo natural. Apesar do tempo curto que fiquei, deixo um trabalho de bom resultado e muitos amigos da Funai”, comentou.

No fim do ano passado, ela advogou para clientes que contestaram o procedimento administrativo de identificação e delimitação da terra indígena Ka’aguy Hovy, localizada no município de Iguape, no litoral sul de São Paulo. A Funai reconheceu a área e a ocupação tradicional do povo indígena guarani mbyá. As conclusões dos estudos de identificação e delimitação da terra indígena e a aprovação de seu relatório pelo Funai ocorreram em maio de 2017.

Ela representava o escritório Veiga e Montemor Assessoria e Consultoria Jurídica. No dia 19 de julho deste ano, Souza protocolou um documento no órgão, repassando suas atribuições no caso para outra advogada.

A área de demarcação de terras indígenas é uma das mais sensíveis dentro da Funai. Em diversas ocasiões, o presidente Jair Bolsonaro já deixou clara a sua determinação de que, durante seu governo, nenhuma nova terra indígena será demarcada. Essa postura é endossada pelo secretário de assuntos fundiários do Ministério da Agricultura, Nabhan Garcia. A Funai limitou-se a declarar que a lei permite nomeações e demissões em cargos de confiança.

O post Cai diretora da Funai que questionou demarcações apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Cai diretora da Funai que questionou demarcações publicado primeiro em https://istoe.com.br

Operação ilegal incluía agentes públicos

Apontado pela PF como líder da maior rede de contrabando de imigrantes no mundo, Saifullah Al Manun, preso nesta quinta, 31, tem “poder atual e efetivo de corromper agentes públicos brasileiros, tentando trazê-los para dentro de sua associação criminosa”, afirma a Polícia Federal, no pedido de prisão oferecido à Justiça Federal. Entre os elementos encontrados, estão a possível cooptação de um policial civil e o uso de sua viatura para “tráfico de seres humanos”. Ele também teria cooptado agentes de embaixadas de diversos países no Brasil.

Nascido em Bangladesh e refugiado no Brasil, ele teria se utilizado do País como rota para levá-los aos Estados Unidos. De acordo com as investigações, “os migrantes entram no Brasil por via aérea e pelo Aeroporto de Guarulhos/SP, oriundos do Afeganistão, Bangladesh, Índia e Paquistão, dentre outros países do Sul da Ásia, com passaportes e vistos falsos (inclusive brasileiros), sendo levados posteriormente pelos contrabandistas para os Estados Unidos, por via terrestre e após atravessarem a fronteira do Brasil com o Peru, no Acre, seguindo pelos seguintes países: Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Honduras, Nicarágua, El Salvador, Guatemala e México”.

“Partiu-se das informações norte-americanas e da denúncia anônima apresentada à Polícia Federal (fls. 05/35), segundo a qual SAIFULLAH AL MANUM oferecia a pessoas de Bangladesh a promoção da migração ilegal para os EUA, por cerca de R$47.000,00, e para o Brasil, por cerca de R$25.000,00, inclusive com o fornecimento de documentos falsos de identificação de estrangeiro (“RNE”)”, relata a PF.

Em um trecho do relatório a Polícia Federal ressalta que Saifullah “desenvolve a atividade do contrabando de migrantes de maneira extremamente articulada na sociedade brasileira, inclusive com o poder atual e efetivo de corromper agentes públicos brasileiros, tentando trazê-los para dentro de sua associação criminosa”.

No dia 18 de agosto de 2018, Saifullah recebeu uma ligação de um celular que, segundo a PF, é “provavelmente utilizado pelo Policial Civil Waldir Martins Olivares, “conforme demonstrado no Relatório de Inteligência Policial nº 001/2018, nos autos de interceptação telefônica”.

“Na primeira conversa entre os dois, às 17h28min, SAIFULLAH solicita ao interlocutor que realize um serviço a ele utilizando-se do seu “carro de polícia”. Posteriormente, às 19h13min, o interlocutor informa que está indo se encontrar com ele, mas questiona qual seria o serviço a ser prestado, sendo que SAIFULLAH lhe responde que se trataria de “tráfico de seres humanos”, pedindo que se falem por WhatsApp, visando assim evitar o rastreamento da conversa”, diz a PF.

Os investigadores dizem que “embora até o momento, com o desenrolar das interceptações telefônicas, não tenha sido possível obter certeza sobre ter sido o referido policial civil o interlocutor tampouco se a viatura utilizada por ele foi efetivamente empregada no contrabando de migrantes, tais fatos serão objeto de aprofundamento com a deflagração da operação policial”.

Consulado e embaixada

Os federais narram que, “em outra conversa, no dia 21/08/2018, Saifullah ligou para a Embaixada de Honduras, solicitando as informações necessárias para a emissão do visto de trânsito naquele país, com estadia de três dias”.

Em outra ligação, feita em 30/01/2019, o interlocutor se identificou de Saifullah se denominava “Erik”. De acordo com a ligação, “Saifullah comentou o fato do interlocutor trabalhar em um consulado”. “”Erik” disse, ainda, que precisava esperar outro funcionário sair para adulterar os vistos e/ou passaportes, confidenciando o receio de ser demitido caso fosse surpreendido por seus superiores”.

Os investigadores afirmam que se trata de Erik Bryan Martins da Costa, que “trabalhava no Consulado Geral do Equador em São Paulo/SP, provavelmente no cargo de Assistente Administrativo”.

“Além disso, verificou-se em conversas entre os dois, no dia 28/01/2019, o fato de terem combinado de se encontrar em frente ao trabalho de ERIK, tendo sido dito por Saifullah que estaria então em frente ao Banco Santander. Em pesquisas na internet, constatou-se que o Consulado Geral do Equador em São Paulo e a Agência Alameda Santos do Banco Santander estão localizados no mesmo edifício, sito à Alameda Santos, 2313 – Jardim Paulista, o que confirmou a conclusão acerca do vínculo de ERIK com o Consulado do Equador”, diz a PF.

Segundo a PF, “há provas de que SAIFULLAH AL MAMUN utiliza indevidamente a conta de e-mail do migrante ilegal FIROZ ALAM, preso nos Estados Unidos em 04/06/2018”. “No dia 10/01/2019, portanto, no mesmo mês do contato telefônico entre SAIFULLAH e ERIK, constatou-se ainda que o e-mail de FIROZ ALAM (controlado por SAIFULLAH) recebeu três mensagens referentes a um visto do Consulado do Equador em São Paulo/SP, relativo a um migrante chamado MAJBA UDDIN (fls. 1113/1114), provavelmente oriundo do Sul da Ásia, em razão do seu nome”.

“Dessa maneira, há fundados indícios da efetiva associação de ERIK BRYAN MARTINS DA COSTA a SAIFULLAH AL MAMUN na atividade ilícita de contrabando de migrantes”, afirmam os investigadores.

O post Operação ilegal incluía agentes públicos apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Operação ilegal incluía agentes públicos publicado primeiro em https://istoe.com.br

PF prende contrabandista de migrantes em SP

Saifullah al Mamun, apontado pela Polícia Federal como o maior contrabandista de migrantes do mundo, foi preso na manhã de quinta-feira, 31, pela PF, no Brás, região central de São Paulo. Ele é suspeito de chefiar um esquema ilegal que levava sul-asiáticos aos Estados Unidos, passando pelo Brasil. Pela rota, cobrava de cada pessoa R$ 47 mil. Sua prisão foi decretada esta semana nos Estados Unidos e ele entrou na lista da Interpol.

A operação foi comandada pela Delegacia de Defesa Institucional da PF em São Paulo.

As investigações que levaram à prisão começaram em maio de 2018, após uma denúncia anônima à PF, que teve a cooperação da agência americana para imigração, a U.S. Immigration and Customs Enforcement. No Brasil, a operação foi batizada de Estação Brás – mas aconteceu simultaneamente em outros 20 países.

Às autoridades americanas, os migrantes disseram que entram no Brasil pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, com passaportes e documentos falsos. Saifullah oferecia até mesmo o registro de imigrantes (RNE) falsificado.

Eles são, em sua maioria, provenientes de países como Afeganistão, Bangladesh, Índia e Paquistão, dentre outros países do Sul da Ásia.

Os migrantes contrabandeados eram, então, transportados até o Acre, segundo a PF. “Nesse momento, os contrabandistas de São Paulo fazem contato com os taxistas de Rio Branco via aplicativos de conversa (WhatsApp, Telegram, Imo, Messenger etc.), e encaminham fotos dos migrantes para que os taxistas possam reconhecê-los no desembarque e levá-los até a fronteira do Brasil com o Peru.”

A seguir, atravessavam os seguintes países: Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala e México.

A jornada era cheia de riscos, na floresta. “Na região da fronteira da Colômbia com o Panamá, os migrantes atravessam a Selva de Darién, por cerca de cinco a dez dias a pé, enfrentando diversos perigos, como onças, animais peçonhentos e narcotraficantes.”

Já na fronteira do México com os Estados Unidos, os migrantes corriam o risco de ser sequestrados pelos cartéis mexicanos. Dentre aqueles que chegam ao destino final, os Estados Unidos, muitos podem ser presos por imigração ilegal.

A operação da PF contou com técnicas especiais de investigação, dada a complexidade dos fatos sob investigação. “Em especial a cooperação policial e jurídica internacional, ação controlada, quebra de sigilo bancário, interceptação telefônica e a busca e apreensão de e-mails dos investigados.”

Ainda de acordo com a Polícia Federal, o grupo teria utilizado diferentes estratégias para lavar US$ 10 milhões que movimentou no País entre 2014 e 2019, entre elas: uso de ‘laranjas’; saques e movimentações em espécie; transferências, saques e movimentações de valores fracionados; e operações de dólar-cabo.

Saifullah foi preso nesta quinta, com a deflagração das operações Estação Brás e Bengal Tiger.

Em agosto último, a PF deflagrou a Operação Big Five, que já mirou uma organização no Brás que atuava no contrabando de migrantes vindo da África Ocidental para os Estados Unidos. A Procuradoria denunciou três integrantes da organização, que acreditava contrabandear de 30 a 50 pessoas mensalmente pelo País.

Advogado ajudava no status de refugiado

O advogado Henrique Gonçalves Liotti, associado de Saifullah al Mamun, pedia o status de refugiado para alguns dos imigrantes.

Em um dos casos acompanhados pela PF, ele solicitou o status especial e declarou o endereço dos interessados como Rua Barão do Ladário, nº 859, Brás.

O endereço, no entanto, era do India Bangla Restaurante Ltda. e Asian Viagens e Turismo Ltda, empresas de Saiful Islam, outro associado de Saifullah al Mamun no contrabando de migrantes, informa a Polícia Federal.

“Dessa maneira, é possível constatar, de plano, que os migrantes nunca tiveram o ânimo de residir no Brasil para fugir de uma suposta perseguição política, mas sim a exclusiva intenção de migrar ilegalmente para os Estados Unidos, valendo-se para isso dos serviços ilegais da associação criminosa.”

Liotti ainda foi advogado de Nazrul Islam, outro integrante do grupo criminoso, na oitiva da Operação Philotheus, na qual a PF já investigava a prática de contrabando de migrantes. Nazrul e Liotti foram grampeados enquanto tratavam da recepção de alguns dos migrantes em Rio Branco.

Procurado pelo reportagem, o advogado de Saifullah al Mamun não se manifestou.

O post PF prende contrabandista de migrantes em SP apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


PF prende contrabandista de migrantes em SP publicado primeiro em https://istoe.com.br

CNPq premia pesquisadores por estudos sobre Indústria 4.0

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entregou nesta quinta-feira (31) o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2018 a estudantes e pesquisadores dos países-membros ou associados ao bloco (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela). Esta edição recebeu 175 trabalhos de candidatos de noves países, e os vencedores foram do Brasil, do Uruguai e da Argentina, com estudos ligados à Indústria 4.0.

Um dos premiados foi o brasileiro Marcelo Zuffo, para quem o país precisa “sair da torre de marfim” e desenvolver ideias que “conversem” com as necessidades da sociedade.

O Secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, Paulo Alvim, entrega premio na categoria Inovação a Marcelo Knorich Zuffo, durante cerimônia de entrega do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2018

Marcelo Zuffo recebe o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2018 – Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

“A ciência só tem valor se ela impacta a sociedade, em qualquer nível. Queremos revelar a possibilidade de fazer tecnologia localmente, gerando emprego, renda e riqueza”, disse Zuffo. Junto com uma equipe de pesquisadores na Universidade de São Paulo (USP), ele tem desenvolvido computadores de placa única utilizando software e hardware livres. Ou seja, tecnologias abertas à reprodução e distribuição.

“Se o Produto Interno Bruto da Internet das Coisas, este ano, é US$ 1 trilhão, a América Latina tem que ter um quinhão nessa parte. Como não temos no Brasil grandes empresas de tecnologia nesse setor, a única estratégia são tecnologias abertas e livres. É o que estamos fazendo”, afirmou o pesquisador.

O programa de Zuffo e sua equipe, batizado de Caninos Loucos, trabalha com a criação de três computadores, e o maior é um supercomputador. “É uma plataforma com 512 núcleos de processamento, 512 gigabytes de disco e 2 terabytes de disco rígido para aplicações em inteligência artificial. E tudo com tecnologias abertas”, explicou.

Segundo Zuffo, a meta é fabricar esses computadores, distribui-los e permitir a reprodução da tecnologia. O projeto teve apoio de empresas e também arrecadou verba por meio de campanhas de financiamento coletivo. O prêmio de US$ 10 mil recebido hoje será usado para financiar a produção de mais computadores.

“Muitos celulares usam software livre. Usam Android, e a Android tem o Kernel Linux. Foi assim que a indústria viabilizou esse tipo de plataforma. Se a gente quer viabilizar Internet das Coisas, a Indústria 4.0 nessa região do mundo, nós temos que apostar em tecnologias abertas”, enfatizou.

Integração com empresas

O presidente do CNPq, João Luiz Filgueiras de Azevedo, entrega o prêmio na categoria Jovem Pesquisador a Thiago Gentil Ramires, durante cerimônia de entrega do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2018

O presidente do CNPq, João Luiz Filgueiras de Azevedo, entrega prêmio a Thiago Ramires – Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Outro premiado foi Thiago Ramires, que apresentou um projeto de aplicabilidade imediata. Ele desenvolveu um modelo de análise de plantações de cana-de-açúcar para identificar onde há ervas daninhas e, com isso, evitar a aplicação de herbicidas em cima da lavoura. O modelo desenvolvido por Ramires é baseado no mapeamento da plantação com o uso de um drone, que tira várias fotos. Com o uso de inteligência artificial, foi possível identificar os pontos exatos onde há erva daninha.

“Assim, conseguimos adaptar o drone para fazer pulverização local. Em vez de pulverizar o campo inteiro, [o drone] vai localmente, onde existe a invasão de erva daninha. E erva daninha você não consome. Então, o resto fica limpo, além de reduzir muito o custo”, explicou o ganhador do Prêmio Jovem Pesquisador.

A pesquisa de Ramires teve apoio da Raízen, uma gigante da produção de etanol, açúcar, combustíveis e bioenergia. A empresa já está aplicando em suas plantações o modelo desenvolvido por Ramires. Para ele, a pesquisa no Brasil ainda carece de integração entre empresas e pesquisadores.

“Essa pesquisa só foi possível porque uma empresa veio nos procurar. Então, a parte de financiamento ela custeou, e ela obteve o retorno do custo da pesquisa”, disse.

“O ponto chave é a integração. [Para iniciar uma] pesquisa você precisa de ter um problema. O problema quem tem é a empresa. A empresa leva a pesquisa para a universidade, a universidade resolve e, nessa troca, a gente pode até obter financiamento da própria empresa, em vez de pegar uma bolsa [de pesquisa], porque a própria empresa vai se beneficiar com isso”, completou.

O post CNPq premia pesquisadores por estudos sobre Indústria 4.0 apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


CNPq premia pesquisadores por estudos sobre Indústria 4.0 publicado primeiro em https://istoe.com.br

Com gol nos acréscimos, Guarani vence Sport e se distancia da zona da degola

Um jogador que não atuava por opção técnica há mais de três meses praticamente livrou o Guarani do risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro da Série B. Com gol de Diego Cardoso, o time campineiro surpreendeu nesta quinta-feira ao ganhar do Sport, por 1 a 0, no Brinco de Ouro da Princesa, pela 32.ª rodada.

A vitória afasta o Guarani da zona de rebaixamento e o coloca na 13.ª colocação, com 39 pontos, sete a mais do que o Figueirense, que ainda joga nesta jornada. Já o Sport voltou a perder depois de oito jogos, mas ainda está em situação tranquila, na vice-liderança, com 56.

O primeiro tempo foi equilibrado, mas com o Guarani criando os principais lances de perigo. Logo aos seis minutos, Lucas Polli fez grande defesa em cabeceio de Diego Giaretta e Hernane Brocador evitou o gol de Marcelo no rebote. O time paulista ainda acertou o travessão em falta cobrada por Arthur Rezende e Davó assustou com finalização por cima.

A etapa final começou muito movimentada, com chances para os dois lados. Arthur Rezende assustou em falta rente a trave e Charles acertou a trave de cabeça para o Sport. Aos 36, a bola sobrou para Davó encher o pé dentro da área. Luan Polli mostrou reflexo apurado e salvou o visitante.

Quando parecia que o jogo terminaria empatado, o Guarani fez a festa dos mais de três mil torcedores presentes ao Brinco de Oueo. Aos 49 minutos, Lenon bateu cruzado e a bola caiu nos pés de Diego Cardoso, que dominou, fez o giro e estufou as redes.

O Guarani volta a campo na próxima terça-feira, contra o líder Bragantino, às 21h30, no Nabi Abi Chedid, enquanto o Sport encara o Coritiba, às 20 horas, na segunda-feira, no Couto Pereira, em Curitiba. Os jogos são válidos pela 33.ª rodada.

FICHA TÉCNICA

GUARANI 1 X 0 SPORT

GUARANI – Jefferson Paulino; Lenon, Bruno Silva, Diego Giaretta e Thallyson; Marcelo (Ricardinho), Rondinelly (Diego Cardoso), Arthur Rezende e Lucas Crispim; Davó e Michel Douglas (Nando). Técnico: Thiago Carpini.

SPORT – Luan Polli; Norberto (Bruno Peres), Rafael Thyere, Éder e Sander; Willian Farias, Charles e Leandrinho (Pedro Carmona); Hyuri (Marquinho), Guilherme e Hernane. Técnico: Guto Ferreira.

GOL – Diego Cardoso, aos 49 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – Andrey da Silva E Silva (PA)

CARTÕES AMARELOS – Lucas Crispim (Guarani); Leandrinho e Willian Farias (Sport)

RENDA – R$ 44.075,00.

PÚBLICO – 3.329 pagantes.

LOCAL – Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP).

O post Com gol nos acréscimos, Guarani vence Sport e se distancia da zona da degola apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Com gol nos acréscimos, Guarani vence Sport e se distancia da zona da degola publicado primeiro em https://istoe.com.br

Bolsonaro: Tem país que ofereceu US$ 1 bi para fazer da baía de Angra uma Cancún

Brasília – O presidente Jair Bolsonaro deve enviar ao Congresso um projeto para revogar um decreto de proteção ambiental à Baía de Angra para incentivar investimentos na área. Em uma live no Facebook, ele afirmou que há países que ofereceram US$ 1 bilhão de aporte à região.
Segundo ele, é possível fazer da área “uma Cancún (cidade turística do México)”. “Podemos fazer a mesma coisa na Baía de Angra. Já conversei com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e com o do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-RJ). Maia se mostrou extremamente simpático à ideia”, disse.
“Pretendo nos próximos dias apresentar um projeto para revogar esse decreto”, disse. Ainda na live, Bolsonaro fez comentários sobre sua viagem pela Ásia e Oriente Médio e disse que “tem uma ligação muito forte com Israel, mas nada contra o mundo Árabe”, afirmou.

O presidente viajou por cinco países da Ásia e do Oriente Médio nas últimas duas semanas.

O post Bolsonaro: Tem país que ofereceu US$ 1 bi para fazer da baía de Angra uma Cancún apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Bolsonaro: Tem país que ofereceu US$ 1 bi para fazer da baía de Angra uma Cancún publicado primeiro em https://istoe.com.br

Venda de gasolina e combustível via aplicativo é ilegal, diz ANP

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) convocou a refinaria Refit para que apresente ao órgão o projeto do serviço GOfit, lançado nesta semana e divulgado pela mídia. Trata-se de um delivery para venda de gasolina e etanol direta ao consumidor via aplicativo de celular. Segundo a Refit, responsável pelo aplicativo, o serviço está disponível, por enquanto, em algumas regiões do estado do Rio de Janeiro, mas a perspectiva da empresa é estendê-lo para outras localidades.

“Para o negócio começar a funcionar, tem que passar primeiro pela ANP”, informou a agência por meio de sua assessoria de imprensa. Isso significa que até ser aprovado pela ANP, o serviço é considerado ilegal. Caso os caminhões do serviço GoFit da Refit sejam encontrados pela fiscalização sem que o serviço tenha sido apresentado e autorizado pela ANP, eles serão apreendidos e a empresa autuada.

Após o anúncio, diversos agentes do mercado de combustíveis pediram providências à ANP em relação à operação do novo serviço da Refit. A presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes e de Lojas de Conveniência do Município do Rio de Janeiro (Sindcomb), Maria Aparecida Siuffo Schneider, por exemplo, entende que o delivery de gasolina e etanol é uma atividade inteiramente ilegal.

“A legislação é muito clara: um posto de gasolina precisa de 16 licenças para operar, incluindo licença ambiental, que exige do posto uma série de monitoramentos para que você não tenha nenhum tipo de vazamento, respingo de combustível no solo, porque aquilo vai para a água”, disse Cida em ofício encaminhado à ANP. “Se o posto precisa fazer tudo isso para que o consumidor tenha segurança e a vizinhança também, como um caminhão de combustível vai girar pela cidade, abastecendo em cima de bueiro, parando e abastecendo?”

Como resposta, a ANP assegurou que isso não pode ocorrer e acrescentou que não recebeu nenhum tipo de pedido solicitando aprovação para esse serviço de delivery, que não está legalizado.

Segurança

Na avaliação do presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), Paulo Miranda Soares, não existe no Brasil nenhuma legislação que regulamente esse tipo de revenda. Segundo Soares, o delivery de gasolina e etanol é regulamentado somente nos Estados Unidos e na Noruega. “Aqui no Brasil, não existe essa previsão”, disse Soares.

Segundo Soares, esse novo serviço envolve um componente preocupante que é a questão de segurança tanto do meio ambiente como do consumidor, sem falar da possibilidade de venda sem impostos. “O Procon tem que estar atento porque você pode estar comprando 20 litros de gasolina e não levar essa quantidade. Quem regulamenta isso? Se for um agente desonesto, teria uma série de facilidades para cometer desonestidades. A gente não sabe se o que ele está vendendo ali tem os impostos recolhidos. Você tem que pensar na regulamentação disso”, disse Soares.

O presidente da Fecombustiveis, entidade que reúne 34 sindicatos patronais, citou também a necessidade de autorização dos bombeiros para funcionamento de qualquer tipo de revenda de combustíveis. “É questão mesmo de risco para a população”, disse. 

Soares recebeu da Superintendência de Fiscalização da ANP a resposta de que o que a Refit está fazendo é ilegal e não existe nenhuma previsão, dentro da agência, de normatização do serviço. 

Refit

Em nota, a Refit, antiga Refinaria de Manguinhos, disse que o aplicativo GOfit é uma “inovação na luta contra o atraso no setor de combustíveis”, é inédito no país e “incomoda os dinossauros do setor”.

De acordo com a nota, o GOfit constitui o primeiro aplicativo de delivery de combustíveis do Brasil e oferece um tipo de serviço que “já é febre em países como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido”, oferecendo um serviço que “traz o conceito de comodidade para os consumidores que valorizam a praticidade” e foi apelidado de “Uber da gasolina”. 

Na avaliação da empresa, “trata-se de um verdadeiro dilema comercial, onde observa-se o lobby das grandes empresas, que lucram bilhões por ano, frente à tecnologia e à inovação de serviços como o da GOfit, que oferece ao consumidor final a opção de receber em casa combustível com preço justo”. A nota afiança que o serviço oferecido não concorre com os postos, que continuarão sendo o ponto de venda do produto.

A nota destaca também a questão da segurança, assegurando que o GOfit foi desenvolvido “dentro de todas as normas de segurança e de meio ambiente vigentes” e que sua operação “não traz qualquer tipo de risco”. Os motoristas que respondem pela entrega dos produtos são submetidos a “rigorosos treinamentos” e que toda a operação é acompanhada por uma central de monitoramento “por meio de câmeras de segurança”.

Ainda segundo a Refit, a qualidade dos produtos oferecidos, que serão inicialmente gasolina comum e etanol, é “prioridade para o Gofit” e que todos os eventuais problemas gerados pelo serviço serão assumidos pela empresa. 

O post Venda de gasolina e combustível via aplicativo é ilegal, diz ANP apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Venda de gasolina e combustível via aplicativo é ilegal, diz ANP publicado primeiro em https://istoe.com.br

Turismo lança edital para estimular linhas de crédito no setor

O Ministério do Turismo lançou hoje (31) edital para que novos agentes financeiros se cadastrem para atuarem como credores de empresas de turismo, em especial nas áreas atingidas pelo vazamento de óleo no litoral nordestino. De acordo com a pasta, as instituições financeiras e agências de fomento interessadas devem fazer o credenciamento pelo site do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) e entregar a documentação até o dia 13 de novembro.

A medida já havia sido anunciada pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, no último dia 25, quando divulgou a liberação R$ 200 milhões em linhas de crédito do fundo para as regiões do litoral nordestino atingidas por vazamento de óleo.

O Fungetur, fundo responsável por financiar a infraestrutura de turismo no país, é operado hoje no Nordeste pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Estado de Sergipe. De acordo com o ministério, os agentes financeiros que se credenciarem poderão cobrar uma comissão de, no máximo, 7 % ao ano.

Segundo o secretário de Estruturação do Turismo do ministério, Robson Napier, a medida melhora o acesso a linhas de crédito aos empreendedores das cidades litorâneas do Nordeste atingidas pelo vazamento de óleo.

“Os recursos estarão disponibilizados nos próximos 40 dias e vão permitir que os empresários dessas áreas atingidas possam se manter de maneira estável até que as coisas voltem à normalidade”, disse.

O post Turismo lança edital para estimular linhas de crédito no setor apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Turismo lança edital para estimular linhas de crédito no setor publicado primeiro em https://istoe.com.br

Com gol de Sánchez, Santos vence Bahia em casa e segue confortável no G4

Mesmo sem brilhar, o Santos voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Após dois tropeços, contou com um gol do uruguaio Carlos Sánchez para derrotar o Bahia por 1 a 0, na Vila Belmiro, pela 29ª rodada, se mantendo confortável no G4, a zona de classificação à fase de grupos da Copa Libertadores de 2020.

O Santos é o terceiro colocado com 55 pontos com oito de vantagem para o quinto Grêmio. E também encerrou o jejum de dois jogos sem gols graças ao seu artilheiro em 2019, Sánchez, que marcou 16 vezes na temporada, sendo que um deles também havia sido contra o Bahia, no primeiro turno, no duelo vencido por 1 a 0 no estádio de Pituaçu.

A vitória ampliou a boa fase do time no seu estádio, agora com quatro vitórias consecutivas na Vila Belmiro. Já o Bahia ampliou o momento ruim ao acumular a terceira derrota consecutiva, ficando mais distante da vaga na Libertadores, se mantendo com 41 pontos, a quatro do G6.

O VAR, mais uma vez, foi protagonista na partida, sendo utilizado para anular dois gols na partida, um de cada time, de Eduardo Sasha, para o Santos, e de Juninho, para o Bahia.

Os times voltarão a jogar no domingo, ambos às 19 horas. O Santos vai receber o Botafogo na Vila Belmiro, enquanto o Bahia será visitante diante do Cruzeiro.

O JOGO – O ritmo lento no início do primeiro tempo quase custou caro ao Santos, que precisou contar com uma difícil de Everson para evitar o gol de Gilberto. Mas o susto ficou nisso, pois logo o time conseguiu se impor, especialmente em jogadas pela ponta direita, com Soteldo, que deu trabalho a Douglas Friedrich aos 11.

O gol santista, inclusive, poderia ter saído aos 17, numa jogada em que o zagueiro Juninho fez um corte errado após cobrança de escanteio. Mas Eduardo Sasha estava impedido, em irregularidade só percebida após consulta ao VAR e em um decisão demorada, que levou cerca de três minutos.

Embora anulado, o gol anulado indicava o maior volume de jogo do Santos, ainda mais que o Bahia não conseguia encaixar contra-ataques. Porém, o time só criar lances perigosos pela direita, com Soteldo, com outras peças do meio-campo, como Alison, Sánchez e Evandro, tendo atuação irregular. Assim, o primeiro tempo terminou sem gols.

O cenário de domínio da posse de bola pelo Santos, mas sem muita criatividade, se repetia no começo da etapa final, embora o time conseguisse aproveitar erros na saída de jogo do Bahia. Após erro de Moisés, Marinho roubou a bola e avançou até a grande área, sendo derrubado por Juninho. Aos oito minutos, Sánchez bateu no canto esquerdo, deslocando Douglas e colocando o time em vantagem.

Porém, nem o gol fez o Bahia acordar. Dominado, praticamente não deu trabalho a Everson. O Santos, em vantagem, também não acelerou o ritmo. Ainda teve uma oportunidade com Evandro, mas ele não conseguiu ameaçar a meta adversária, mas não buscou matar o jogo.

E isso quase custou caro, pois o Bahia chegou a marcar com Juninho, mas o gol foi anulado por impedimento após consulta ao VAR. Foi um susto, mas que não impediu o triunfo santista.

FICHA TÉCNICA:

SANTOS 1 x 0 BAHIA

SANTOS – Everson; Pará, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Jorge; Alison, Carlos Sánchez e Evandro; Marinho (Tailson), Eduardo Sasha (Jean Mota) e Soteldo (Felipe Jonatan). Técnico: Jorge Sampaoli.

BAHIA – Douglas Friedrich; Nino, Juninho, Lucas Fonseca e Moisés; Gregore (Ronaldo), Flávio e João Pedro (Marco Antonio); Artur, Élber (Rogério) e Gilberto. Técnico: Roger Machado.

GOL – Carlos Sánchez, aos oito minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa/RJ).

CARTÕES AMARELOS – Pará, Marinho, Alison, Jean Mota e Lucas Veríssimo (Santos); Gregore, Ronaldo e João Pedro (Bahia).

RENDA – R$ 209.580,00.

PÚBLICO – 5.634 torcedores.

LOCAL – Vila Belmiro, em Santos (SP).

O post Com gol de Sánchez, Santos vence Bahia em casa e segue confortável no G4 apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Com gol de Sánchez, Santos vence Bahia em casa e segue confortável no G4 publicado primeiro em https://istoe.com.br

Carona de mulher que atropelou e matou motociclista é agente da lei

Rio – O homem que desce do carro da autônoma Karla Vasconcellos, presa por fugir na contramão, embriagada, de uma blitz da Lei Seca, em Sulacap, atropelando e matando um motociclista, foi identificado como agente do programa Méier Presente. Apesar de não ter sido indiciado, ele irá responder a uma sindicância, segundo a corregedoria da Secretaria de Governo. A investigação poderá resultar na sua exclusão do programa.
Karla foi presa na terça-feira, após dois dias foragida pela morte de Jonatan da Silva, de 24 anos. No dia seguinte à prisão, o agente fez contato com a delegacia. Ele confirmou que ambos passaram a noite ingerindo bebida alcoólica, após Karla, que é casada com um sargento da PM, ter uma crise conjugal. Ainda em depoimento, ele confirmou que se escondeu no mato por medo do marido dela.
Em suas redes sociais, o agente divulga fotos e vídeos do policiamento que realiza. Egresso do Exército, ele usa em sua farda símbolos de cursos, como o de paraquedista e de guerra na selva. Em um dos registros, fardado, ele hasteia a bandeira brasileira e utiliza a legenda ‘Viva Ustra’, em referência ao ex-chefe do DOI-Codi, órgão de repressão da ditadura.
“Absurdo”, diz parente de Jonatan
“É um absurdo, ele sendo um agente da lei, fugir do local sem prestar socorro”, afirmou o tio de Jonatan, Ricardo Ferreira. Ainda segundo Ricardo, na delegacia, o agente teria omitido sua profissão, se identificando como técnico de informática.
A polícia desconfiava que o homem que havia descido do carro pudesse ser o sargento da PM, marido de Karla Vasconcellos, e chegou a convidá-lo a depor. Ele sempre negou.
Uma outra suspeita da polícia era se Karla estava ao volante. A dúvida findou após análise de vídeo, que mostra ela tentando fugir do local. No mesmo vídeo, um carro da Lei Seca também aparece na contramão, tentando perseguir o carona que desceu do carro, mas não o encontra.

O post Carona de mulher que atropelou e matou motociclista é agente da lei apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Carona de mulher que atropelou e matou motociclista é agente da lei publicado primeiro em https://istoe.com.br

Juristas avaliam que Eduardo pode sofrer processo de cassação

Juristas ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo afirmam que a declaração do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, de que a resposta a uma radicalização da esquerda pode ser via um “novo AI-5”, fere a Constituição e pode justificar uma abertura de processo de cassação do mandato na Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Partidos da oposição afirmaram que farão esse pedido nos próximos dias.

Os especialistas, no entanto, afastam a possibilidade de uma responsabilização criminal do deputado por causa da declaração. “Recebo essa manifestação com dupla preocupação. De um lado, com o grau de desconhecimento jurídico que ela revela, na medida em que um ato institucional é uma quebra da ordem democrática. Em segundo lugar, me preocupa o fato de que essa é uma declaração de um deputado eleito que tem dentre os seus deveres preservar a ordem constitucional e não promover uma proposta de quebra desta mesma ordem”, afirmou o diretor da Faculdade de Direito da USP, Floriano de Azevedo Marques.

Para Azevedo, uma vez que a declaração seja confirmada como uma afronta à ordem constitucional, Eduardo pode ser alvo de um processo de cassação de seu mandato.

O diretor da Faculdade de Direito da UnB, Mamede Said Maia Filho, também ressalta que a fala contraria a Constituição. “Do ponto de vista político, ela (a declaração de Eduardo) contraria a Constituição, o sistema democrático e compromete a própria natureza do Estado brasileiro. O texto constitucional fala que o Brasil é um Estado Democrático de Direito. É algo que afronta as instituições”, disse.

Já Belisário dos Santos Jr., advogado e ex-secretário de Justiça de São Paulo, afirma que considera difícil que o deputado seja responsabilizado criminalmente pela fala. “A responsabilização pessoal dele eu acho de certa forma difícil do ponto de vista criminal, porque ele está falando em hipótese”, disse. No entanto, considera que a declaração fere “profundamente” a dignidade e o decoro da Câmara. “O deputado jurou à Constituição. Sob esse ponto de vista ético, acho que ele pode ser responsabilizado”, afirmou.

A Constituição garante aos parlamentares imunidade parlamentar. Segundo o texto constitucional, os congressistas são “invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos”. No entanto, isso não impede que um deputado seja responsabilizado por alguma declaração. Em junho de 2016, por exemplo, a Primeira Turma do STF aceitou denúncia contra o então deputado federal Jair Bolsonaro por dizer que a deputada Maria do Rosário (PT-RS) não “merecia ser estuprada” por ser “muito feia” e porque ela “não faz seu tipo”.

Partidos de oposição anunciaram, na tarde de quinta-feira que vão entrar com um pedido na Comissão de Ética da Câmara de cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro. Além disso, o grupo formado por PSOL, PT, PSB, PDT e PCdoB vai protocolar uma queixa-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) alegando quebra de decoro parlamentar.

Desculpas

Depois da repercussão contrária, o deputado pediu desculpas por suas falas. “Peço desculpas a quem porventura tenha entendido que eu estou estudando o retorno do AI-5, ou o governo, de alguma maneira — mesmo eu não fazendo parte do governo — está estudando qualquer medida nesse sentido. Essa possibilidade não existe. Agora, muito disso é uma interpretação deturpada do que eu falei. Eu apenas citei o AI-5. Não falei que ele estaria retornando”, disse, em entrevista por telefone à TV Bandeirantes.

O post Juristas avaliam que Eduardo pode sofrer processo de cassação apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Juristas avaliam que Eduardo pode sofrer processo de cassação publicado primeiro em https://istoe.com.br

Bolsonaro: Tem país que ofereceu US$ 1 bi para fazer da baía de Angra uma Cancún

O presidente Jair Bolsonaro deve enviar ao Congresso um projeto para revogar um decreto de proteção ambiental à Baía de Angra para incentivar investimentos na área. Em uma live no Facebook, ele afirmou que há países que ofereceram

US$ 1 bilhão de aporte à região.

Segundo ele, é possível fazer da área “uma Cancún (cidade turística do México)”. “Podemos fazer a mesma coisa na Baía de Angra. Já conversei com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e com o do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-RJ). Maia se mostrou extremamente simpático à ideia”, disse.

“Pretendo nos próximos dias apresentar um projeto para revogar esse decreto”, disse. Ainda na live, Bolsonaro fez comentários sobre sua viagem pela Ásia e Oriente Médio e disse que “tem uma ligação muito forte com Israel, mas nada contra o mundo Árabe”, afirmou.

O presidente viajou por cinco países da Ásia e do Oriente Médio nas últimas duas semanas.

O post Bolsonaro: Tem país que ofereceu US$ 1 bi para fazer da baía de Angra uma Cancún apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Bolsonaro: Tem país que ofereceu US$ 1 bi para fazer da baía de Angra uma Cancún publicado primeiro em https://istoe.com.br

Nadal bate Wawrinha pela 19ª vez e vai pegar Tsonga nas quartas de final em Paris

Naquela que foi a sua 19ª vitória em 22 jogos contra Stan Wawrinka, Rafael Nadal bateu o suíço por 2 sets a 0, com duplo 6/4, nesta quinta-feira, e garantiu vaga nas quartas de final do Masters 1000 de Paris. Segundo cabeça de chave desta competição realizada em quadras duras cobertas e atual vice-líder do ranking mundial, o tenista espanhol se credenciou para enfrentar nesta sexta o francês Jo-Wilfried Tsonga, que precisou salvar dois match points antes de superar o alemão Jan-Lennard Struff, de virada, com parciais de 2/6, 6/4 e 7/6 (8/6).

Neste novo embate com o velho conhecido Wawrinka, ex-Top 10 que hoje ocupa a 16ª colocação do ranking mundial, Nadal confirmou todos os seus saques e aproveitou duas de três chances de quebrar o serviço do suíço para encaminhar o seu triunfo em sets diretos. Foi a sua segunda vitória no ano sobre o oponente, que nesta temporada já havia sido arrasado pelo espanhol no saibro do Masters 1000 de Madri.

Contra Tsonga, em outro duelo de dois experientes tenistas do circuito profissional, Nadal vai defender uma vantagem de nove vitórias e quatro derrotas no retrospecto de 13 confrontos entre os dois. No último deles, no Grand Slam de Wimbledon, ele atropelou o francês por 6/2, 6/3 e 6/2 pela terceira rodada da competição.

Nadal ainda busca o seu primeiro título do Masters de Paris, onde Tsonga se sagrou campeão em 2008. E caso conquiste a taça, o espanhol vai garantir por antecipação o fechamento do seu ano como líder do ranking mundial. Já é certo que ele vai assumir o topo, hoje nas mãos do sérvio Novak Djokovic, na próxima segunda-feira.

Curiosamente, Nadal e Djokovic completaram nesta quinta-feira 50 vitórias cada nesta temporada. Horas mais cedo, o número 1 do mundo também avançou às quartas de final ao derrotar o britânico Kyle Edmund por 2 sets a 0.

Quem levar a melhor no duelo entre Nadal e Tsonga terá pela frente nas semifinais o ganhador do confronto entre o canadense Denis Shapovalov e o francês Gael Monfils. O primeiro deles avançou às quartas de final ao eliminar o alemão Alexander Zverev, sexto cabeça de chave, com uma vitória por 2 sets a 1, com 6/2, 5/7 e 6/2. Já o tenista da casa, 13º pré-classificado, precisou buscar uma virada para eliminar o moldávio Radu Albot com parciais de 4/6, 6/4 e 6/1.

O post Nadal bate Wawrinha pela 19ª vez e vai pegar Tsonga nas quartas de final em Paris apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Nadal bate Wawrinha pela 19ª vez e vai pegar Tsonga nas quartas de final em Paris publicado primeiro em https://istoe.com.br

Por menos burocracia no cerco à corrupção, PF cria ‘Delegacia Modelo’ em Curitiba

A Polícia Federal criou sua primeira Delegacia Modelo de Investigação e Análise Financeira para impor ritmo mais célere às investigações sobre corrupção e crimes financeiros. A unidade será inaugurada nesta sexta-feira, 1º, às 15 horas, na PF de Curitiba, base da Operação Lava Jato, pelo ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) e pelo diretor-geral da corporação, delegado Maurício Valeixo.

A Delegacia deverá implementar métodos, ferramentas e padrões aplicáveis à investigação e análise em processos voltados ao combate de crimes financeiros e corrupção.

Segundo a Assessoria de Comunicação da PF, o projeto vai funcionar no âmbito da Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros da Superintendência Regional da Polícia Federal no Paraná.

“Ele deverá institucionalizar boas práticas de sucesso investigativo, com trabalho na plataforma de inquérito digital e-pol, na busca de uma atuação com menos burocracia e mais integração e efetividade na alocação dos recursos investigativos”, destacou a PF.

A delegacia contará com um laboratório em parceria com outras áreas de inovação da PF para o desenvolvimento e emprego de novas tecnologias nas áreas de Big Data e Business Intelligence, que “contribuirão na agilidade das investigações em casos complexos de repressão à corrupção, crimes financeiros e lavagem de dinheiro”.

A PF destacou que existe “um esforço para que haja padronização de ações, de conhecimento técnico, de tratamento de dados e rotinas básicas relacionadas a crimes financeiros e de corrupção”.

A Delegacia contará com capacitação e treinamento em casos reais, difusão de tecnologias, convênios e promoção de intercâmbio com as outras unidades da Polícia Federal.

O post Por menos burocracia no cerco à corrupção, PF cria ‘Delegacia Modelo’ em Curitiba apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Por menos burocracia no cerco à corrupção, PF cria ‘Delegacia Modelo’ em Curitiba publicado primeiro em https://istoe.com.br

Ainda não é possível saber origem do vazamento de óleo, diz presidente

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (31) que ainda não é possível afirmar qual a origem do vazamento de óleo que atinge o litoral do Nordeste. O presidente disse ainda que pode visitar o Nordeste na próxima semana para ver a extensão do dano.

“Nós não sabemos ainda da onde veio esse óleo. O entendimento é de que é um derramamento criminoso, desde o dia 2 de setembro. Os órgãos do governo estão investigando e ajudando na limpeza da praia juntamente com o pessoal da região”, disse Bolsonaro durante live semanal no Facebook. “Talvez eu consiga um tempo para ir à Região Nordeste e, quem sabe, junto com a Marinha mergulhar em algum local ou talvez anunciar uma nova medida”, complementou.

Ontem (30), o então presidente em exercício, Hamilton Mourão, disse que a investigação sobre o vazamento de óleo que atingiu as praias do Nordeste está próxima de ser concluída e que há a possibilidade de a conclusão ser anunciada ainda nesta semana.

A Marinha investiga atualmente dez navios que poderiam ter sido responsáveis pelo derramamento de óleo. Mais cedo, na saída para o Palácio do Planalto, Bolsonaro já havia comentado a situação. “Não temos nada de concreto ainda, de modo que nada temos a anunciar, infelizmente. Nós do governo estamos empenhados em retirar o óleo que chega na praia”, acrescentou.

As manchas de óleo cru começaram a aparecer no litoral nordestino no fim de agosto. Até o momento, o óleo já atingiu 283 localidades em 98 municípios dos nove estados da região. Os trabalhos de contenção da poluição já recolheram mais de mil toneladas do produto, numa extensão de 2,5 mil quilômetros.

O post Ainda não é possível saber origem do vazamento de óleo, diz presidente apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Ainda não é possível saber origem do vazamento de óleo, diz presidente publicado primeiro em https://istoe.com.br

Incêndios avançam e MS prepara operação de guerra no Pantanal

Grandes incêndios destruíram mais 5 mil hectares, entre a noite de quarta e a tarde desta quinta-feira, 31, no Pantanal, em Mato Grosso do Sul. Em 24 horas, os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registraram 437 focos no Estado, a maioria nessa região. O acumulado nos últimos cinco dias chegou a 1.432 focos. A área queimada somente no Pantanal, segundo o governo, foi ampliada para 55 mil hectares.

O governo estadual anunciou uma “operação de guerra” contra os incêndios a ser lançada neste fim de semana nas área mais críticas, nos municípios pantaneiros de Miranda, Aquidauana e Corumbá. Duas aeronaves e 95 homens vão e juntar à força-tarefa que já atua na região. A pedido do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o governo do Distrito Federal vai deslocar 35 bombeiros e um avião Air Tractor equipado com lança-água para apoiar o combate às chamas. Outros 60 brigadistas do Ibama e do Instituto Chico Mendes irão para a área.

Nesta quinta-feira, mais 30 bombeiros do Estado foram deslocados para a região. A passagem do fogo deixou um cenário desolador de campos devastados e matas calcinadas. Além de animais silvestres, foram encontrados mortos bovinos que os fazendeiros não conseguiram remover a tempo. O prejuízo ainda não foi calculado.

De acordo com os bombeiros, as chamas abriram uma vasta clareira de 60 quilômetros no sentido oeste-leste do Pantanal Sul. Onde as chamas já foram controladas, permanece uma névoa cinzenta cobrindo a região. Nos pontos com focos ativos, a fumaça se espalha em uma extensão de 120 quilômetros, na região turística do Passo da Lontra, ao longo da rodovia MS-184.

Nesta quinta-feira, secretários de segurança e meio ambiente do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso assinaram termo de cooperação para o combate aos incêndios que atingem o Pantanal, bioma presente nos dois Estados, considerado patrimônio da humanidade. O termo prevê ações conjuntas na prevenção e combate aos incêndios e a realização de estudos para uniformizar a legislação que incide sobre o Pantanal.

O post Incêndios avançam e MS prepara operação de guerra no Pantanal apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Incêndios avançam e MS prepara operação de guerra no Pantanal publicado primeiro em https://istoe.com.br

Eduardo Bolsonaro se desculpa por cogitar ‘novo AI-5’

SÃO PAULO, 31 OUT (ANSA) – O deputado federal Eduardo Bolsonaro se desculpou por ter cogitado a volta do AI-5, principal instrumento da repressão da ditadura militar, caso houvesse uma “radicalização” da esquerda.   

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o filho do presidente Jair Bolsonaro afirma que o Brasil vive em um “regime democrático” e que não existe “qualquer possibilidade de retorno” do Ato Institucional Número 5″.   

“Não fico nem um pouco constrangido de pedir desculpa a qualquer tipo de pessoa que tenha se sentido ofendida ou imaginado o retorno do AI-5. Esse não é o ponto que vivemos hoje, no contexto atual do Brasil”, diz o deputado.   

Eduardo ainda acrescenta que não tem motivos para “descambar para o autoritarismo” e que ele tem a “democracia” a seu favor.   

“Agora, é óbvio que a oposição vai tentar pegar esteira na minha fala para me pintar com um ditador. Mas eu digo aqui: pode até ter sido uma resposta infeliz. Se pudesse refazê-la, faria sem citar o AI-5 para não dar essa polêmica toda”, afirma.   

Em seguida, no entanto, o filho do presidente diz que tem imunidade parlamentar “para falar”. “Aproveito aqui para reafirmar os valores democráticos e constitucionais”, conclui.   

Sua defesa do AI-5 ocorreu em entrevista à jornalista Leda Nagle, ao responder a uma pergunta sobre os protestos em diversos países da América Latina, como Bolívia, Chile e Equador.   

“Vai chegar um momento em que a situação vai ser igual ao final dos anos 1960 no Brasil, quando sequestravam aeronaves, quando sequestravam grandes autoridades, cônsules, embaixadores, execução de policiais, militares. Se a esquerda radicalizar a esse ponto, a gente vai precisar ter uma resposta, e uma resposta pode ser via um novo AI-5, via uma legislação através de plebiscito, como ocorreu na Itália. Alguma resposta vai ter que ser dada, porque é uma guerra assimétrica”, disse o deputado.   

O Ato Institucional Número 5 foi um decreto publicado em 13 de dezembro de 1968, no governo Costa e Silva, e endureceu a repressão na ditadura militar. O AI-5 deu poderes para o presidente fechar o Congresso, cassar direitos políticos de adversários e punir críticos de forma arbitrária.   

Após a entrevista, Eduardo ainda postou no Twitter um vídeo em defesa do AI-5. Suas declarações geraram condenações quase unânimes em Brasília, inclusive dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia, que usaram adjetivos como “lamentável” e “repugnante”.   

Já Bolsonaro desautorizou o filho e disse que “quem fala em AI-5 está sonhando”. (ANSA)

O post Eduardo Bolsonaro se desculpa por cogitar ‘novo AI-5’ apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Eduardo Bolsonaro se desculpa por cogitar ‘novo AI-5’ publicado primeiro em https://istoe.com.br

Ministério: abertura do mercado justificou reajuste de loterias

A abertura do mercado de loterias e a expectativa de crescimento econômico nos próximos anos permitiram o reajuste nos jogos de loteria da Caixa Econômica Federal a partir de janeiro, comentou hoje (31) à noite o Ministério da Economia. Em nota, a Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria (Secap), responsável por regular o setor de loterias, ressaltou que o último aumento tinha ocorrido em maio de 2015.

Segundo o comunicado o ajuste de preço foi limitado à inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado em 12 meses. “[O ajuste nos preços e a flexibilização de acompanhamento] foram motivados pela perspectiva de crescimento econômico sustentável nos próximos anos e pela abertura e ampliação do mercado lotérico nacional que se avizinha para o próximo ano”, destacou a Secap.

A secretaria ressaltou que o setor de loterias, até hoje operado unicamente pela Caixa, terá o monopólio quebrado com o leilão da Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex), também conhecida como raspadinha. O Ministério da Economia está regulamentando o novo modelo das apostas esportivas de quota fixa, cuja exploração deve ser leiloada no próximo ano.

Para a Secap, os novos preços promovem a competição igualitária entre a Caixa e os demais operadores de loterias. “Isso haverá de concorrer para a maximização do portfólio gerencial de produtos lotéricos, propiciando à empresa pública melhores condições de enfrentamento do ambiente competitivo no mercado de loteria”, acrescentou a nota.

Em janeiro, os preços das lotéricas subirão, em média, 28,2%. A aposta simples da Mega-Sena, de seis dezenas, passará de R$ 3,50 para R$ 4,50.

Confira os demais reajustes:

Dupla-sena: a aposta simples, ou mínima, passa a custar R$ 2,50

Lotofácil: a aposta simples, ou mínima, passa a custar R$ 2,50

Lotomania: a aposta única passa a custar R$ 2,50

Quina: a aposta simples, ou mínima, passa a custar R$ 2

Os jogos de prognósticos esportivos serão também majorados:

Loteca: a aposta simples, ou mínima, passa a custar R$ 1,50, passando, em consequência, a aposta múltipla mínima obrigatória, que compreende um prognóstico duplo, a custar R$ 3

Lotogol: a aposta simples, ou mínima, passa a custar R$ 1,50

Timemania: a aposta única passa a custar R$ 3

O post Ministério: abertura do mercado justificou reajuste de loterias apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Ministério: abertura do mercado justificou reajuste de loterias publicado primeiro em https://istoe.com.br

Bolsonaro diz que ‘está mais do que comprovado que (óleo) é da Venezuela’

O presidente Jair Bolsonaro disse em live no Facebook que “está mais do que comprovado que (o óleo) é da Venezuela”. Ao lado do secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, Bolsonaro chamou a questão de “derramamento criminoso”. “Vai fazer dois meses que o governo sabe disso e através dos seus órgãos está investigando e fazendo a limpeza da praia, com a ajuda do pessoal da região”, disse.

Seif disse que a pesca não está proibida nas regiões atingidas. “Não há nenhuma notificação sobre contaminação. As únicas foram de pessoas sujas com óleo que fizeram a limpeza com tiner”, disse o secretário.

“As investigações prosseguem, são complexas, espero que chegue a um ponto final”, disse Bolsonaro. “Mas está mais do que comprovado que é da Venezuela. Talvez a esquerda me ataca por isso”, afirmou.

O presidente disse ainda que o governo só poderia ter agido quando o óleo chegasse à praia.

Bolsonaro afirmou também que, apesar de ter uma “agenda muito grande”, deve visitar as regiões atingidas pelo óleo e até “mergulhar em algum lugar”. Bolsonaro elogiou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que visitou a região como presidente da República em exercício. “Davi Alcolumbre me representou muito bem num sobrevoo no Nordeste”, disse.

O post Bolsonaro diz que ‘está mais do que comprovado que (óleo) é da Venezuela’ apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Bolsonaro diz que ‘está mais do que comprovado que (óleo) é da Venezuela’ publicado primeiro em https://istoe.com.br

‘Quem fala pelo Eduardo é ele, não sou eu’, diz Bolsonaro no Facebook

O presidente Jair Bolsonaro voltou a se isentar de responsabilidade pela fala do filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), sobre um novo “AI-5”. “Quem fala pelo Eduardo é ele, não sou eu”, disse o presidente no Facebook.

Mais cedo, Bolsonaro tinha dito que quem fala sobre “AI-5” está sonhando. “Quem está falando sobre AI-5 está sonhando”, disse. “Não existe. AI-5 no passado, existia outra Constituição, não existe mais. Esquece. Vai acabar a entrevista aqui. Cobrem dele (Eduardo). Quem quer que seja que fale em AI-5 tá falando… tá sonhando. Tá sonhando! Tá sonhando! Não quero nem ver notícia nesse sentido aí”, afirmou Bolsonaro, quando saía do Palácio da Alvorada na tarde desta quinta-feira, 31, rumo ao Palácio do Planalto.

Bolsonaro também fez críticas à Rede Globo sobre a reportagem que apresentou uma citação ao nome dele na investigação do assassinato da vereadora Marielle. Sobre esse caso, ele afirmou ainda esperar que o porteiro do condomínio em que ele mora e que citou seu nome na investigação fale a verdade ao ser ouvido pela Polícia Civil e o Ministério Público do Rio.

O post ‘Quem fala pelo Eduardo é ele, não sou eu’, diz Bolsonaro no Facebook apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


‘Quem fala pelo Eduardo é ele, não sou eu’, diz Bolsonaro no Facebook publicado primeiro em https://istoe.com.br

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Votação de PL das armas fica para semana que vem

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu adiar para a próxima terça-feira, 5, a análise do projeto de lei que amplia as regras para registro, posse e comercialização de armas (PL das Armas). Haverá um novo texto do relator, deputado Alexandre Leite (DEM-SP), com regras para caçadores, atiradores e colecionadores (CACs).

O substitutivo de Leite diminui de 25 para 21 anos a idade mínima para a compra de armas e permite o porte de armas para os maiores de 25 anos que comprovem estar sob ameaça. Além disso, aumenta as penas para alguns crimes com armas.

O projeto original, enviado pelo governo, permitia a concessão, por decreto presidencial, de porte de armas de fogo para novas categorias além das já previstas no Estatuto do Desarmamento.

O porte de armas é a autorização para que os cidadãos andem armados fora de casa ou do local de trabalho. Já a posse consiste apenas na permissão de manter a arma dentro de casa ou do trabalho. Atualmente, o porte é restrito a militares e agentes de segurança.

O post Votação de PL das armas fica para semana que vem apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Votação de PL das armas fica para semana que vem publicado primeiro em https://istoe.com.br

Após 3 a 0 para o Palmeiras, Dudu diz: ‘Se tivéssemos mais sorte, faríamos mais’

A vitória por 3 a 0 do Palmeiras sobre o São Paulo poderia ter sido por um placar maior, na visão do atacante Dudu. Após o clássico, na noite desta quarta-feira, no Allianz Parque, o jogador disse que o time alviverde poderia ter marcado mais gols no compromisso válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Palmeiras teve mais chances principalmente no primeiro tempo. Tiago Volpi salvou o São Paulo ao tirar bola de Deyverson e Dudu chegou a acertar a trave. A equipe criou diversas oportunidades de perigo.

“É importante vencer clássico em casa. A torcida nos ajudou, a equipe fez um bom jogo. Nós não tivemos tanta posse de bola, mas soubemos sair no contra-ataque. Se tivéssemos mais sorte, faríamos mais. A minha bola bateu na trave”, afirmou Dudu.

Para o atacante, o estilo de jogo do São Paulo ajudou o Palmeiras. “Acho que o jeito de o São Paulo jogar com o novo técnico (Fernando Diniz) favorece a gente. Eles têm muita posse de bola e dão muito espaço para a gente”, analisou Dudu.

Com a vitória, o Palmeiras diminuiu para sete pontos a vantagem do líder Flamengo, que ainda joga nesta quinta-feira contra o Goiás. Apesar da distância, Dudu não joga a toalha na disputa pelo título brasileiro. “Temos de fazer o nosso trabalho e batalhar até quando der”, disse.

O post Após 3 a 0 para o Palmeiras, Dudu diz: ‘Se tivéssemos mais sorte, faríamos mais’ apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Após 3 a 0 para o Palmeiras, Dudu diz: ‘Se tivéssemos mais sorte, faríamos mais’ publicado primeiro em https://istoe.com.br

Vitor Bueno admite desatenção do São Paulo: ‘Em clássico não pode entrar assim’

O meia-atacante Vitor Bueno disse que o São Paulo perdeu para o Palmeiras por causa da desatenção da equipe. O clássico terminou com o placar de 3 a 0 na noite desta quarta-feira, no Allianz Parque, sendo válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Vitor Bueno lembrou do gol sofrido pelo São Paulo ainda aos 11 minutos do primeiro tempo, quando Arboleda se atrapalhou na marcação. Os outros gols foram aos 41 da etapa inicial e aos 11 minutos da do segundo tempo.

“Foi desatenção, tomamos um gol nos primeiros 15 minutos. Em clássico não pode entrar assim. Aí toma um, toma dois. No começo do segundo tempo, comandamos o jogo e tomamos o terceiro. Colocamos nosso estilo de jogo, mas não deu certo. Não podemos entrar assim. Falamos ontem disso, aí chega aqui e acontece isso. Não é clichê, mas temos que levantar a cabeça”, afirmou Vitor Bueno.

Mesmo com a derrota, o São Paulo permanecerá na quarta colocação do Campeonato Brasileiro independentemente dos outros resultados da 29ª rodada. A equipe tem 49 pontos e volta a jogar no sábado, às 21 horas, contra a Chapecoense, na Arena Condá.

O post Vitor Bueno admite desatenção do São Paulo: ‘Em clássico não pode entrar assim’ apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Vitor Bueno admite desatenção do São Paulo: ‘Em clássico não pode entrar assim’ publicado primeiro em https://istoe.com.br

Senado endurece pena para torcidas violentas

Brasília – O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (30) o projeto de lei que endurece a punição a torcedores ou torcidas organizadas violentas mesmo quando os atos forem praticados em datas e locais distintos dos eventos esportivos, mas motivados por eles. A matéria segue para sanção presidencial.

O texto aumenta de três para cinco anos a punição de afastamento dos locais dos eventos esportivos. O projeto estabelece que a pena possa ser aplicada à torcida organizada, ao membro ou associado que promover invasão de treinos, confronto com torcedores e outros atos de agressão contra atletas, mesmo quando esses profissionais estejam em seus períodos de folga.

A relatora da matéria, senadora Leila Barros (PSB-DF), ressaltou na justificativa do projeto que a matéria também vai assegurar a punição aos crimes praticados fora do local onde ocorre o evento desportivo.

“À toda evidência – e a imprensa o comprova com frequência – atos de hostilidade e agressão a outros torcedores e a profissionais envolvidos em eventos esportivos ocorrem também fora da data desses eventos e fisicamente distanciados dos referidos locais”, disse.

Sancionado em 2010, o Estatuto do Torcedor já pune a torcida organizada que, em evento esportivo, promover tumulto; praticar ou incitar a violência; ou invadir local restrito aos competidores, árbitros, fiscais, dirigentes, organizadores ou jornalistas. No entanto, havia uma lacuna sobre punições para essas torcidas e membros em outros ambientes.

O post Senado endurece pena para torcidas violentas apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Senado endurece pena para torcidas violentas publicado primeiro em https://istoe.com.br

Atlético-MG perde em casa para a vice-lanterna Chapecoense e amplia crise

O Atlético Mineiro segue em queda livre no Campeonato Brasileiro. Após figurar na zona de classificação à Copa Libertadores durante boa parte do primeiro turno, o time não para de acumular tropeços e, nesta quarta-feira, perdeu para a vice-lanterna Chapecoense por 2 a 0, no estádio Independência, em duelo válido pela 29ª rodada.

O resultado manteve o Atlético-MG com 35 pontos, seis acima da zona de rebaixamento, uma preocupação impensável para o clube no início da competição, mas que agora já começa a atemorizar os seus torcedores, especialmente pelo nível de atuações ruins. Nesta quarta, por exemplo, o time cometeu muitos erros na defesa, exibiu nervosismo e abusou de jogadas aéreas que foram pouco perigosas. Ainda recebeu muitas vaias dos seus torcedores, que também protestaram contra a gestão do presidente Sergio Sette Câmara.

O recém-iniciado trabalho de Vagner Mancini também foi criticado, especialmente pela escalação de Ricardo Oliveira na vaga de Di Santo. E a insistência na improvisação do zagueiro Réver como volante também não funcionou, sendo abandonada no intervalo, quando o Atlético-MG já perdia por 1 a 0.

Eficiente para aproveitar as oportunidades que teve, marcando um gol no início de cada tempo, e com a atuação decisiva de Tiepo, que defendeu um pênalti, a Chapecoense, que não vencia desde 18 de agosto, acumulava cinco empates e oito derrotas nos últimos 13 jogos. E agora conquistou o seu segundo triunfo como visitante no Brasileirão – o outro também havia sido no Independência, diante do Cruzeiro. Ainda assim, segue em situação complicada na briga contra o rebaixamento, pois acumula apenas 21 pontos, a nove do primeiro clube fora da zona da degola.

O VAR também teve presença ativa na partida, sendo usado para marcar um pênalti para o Atlético-MG, desperdiçado por Di Santo, e para anular um gol de Igor Rabello, em lances ocorridos no segundo tempo.

Os times voltarão a jogar no sábado pelo Brasileirão. O Atlético-MG será visitante contra o Fortaleza, no Castelão, enquanto a Chapecoense vai receber o São Paulo, na Arena Condá.

O JOGO – A Chapecoense surpreendeu o Atlético-MG no começo da partida no Independência. Com uma postura ofensiva, criou chances de gol até abrir o placar aos cinco minutos, com Henrique Almeida, que cabeceou sozinho para as redes, após cobrança de escanteio.

Foi o suficiente para o Atlético-MG se enervar e cometer erros, dando espaços para a Chapecoense, que teve até oportunidades para ampliar, em contra-ataques, com aos nove, quando Dalberto roubou a bola de Leonardo Silva e cruzou para Roberto, que bateu para fora.

Enquanto isso, sem criatividade, o Atlético-MG não encontrava espaços na defesa da Chapecoense, embora ficasse por mais tempo com a posse de bola. Desorganizado, ainda sofria com as cobranças da torcida, direcionadas principalmente a Fábio Santos e a Mancini. Ainda assim, teve duas oportunidades de empatar o jogo, com Luan e Nathan, que acertou a trave.

Para a etapa final, o Atlético-MG voltou com Cazares no lugar de Leonardo Silva. Esboçou uma pressão, mas voltou a ser vazado. Dessa vez, Camilo lançou na área, Dalberto ganhou disputa com Réver, saiu cara a cara com Cleiton e tocou para trás. Henrique Almeida finaliza forte em cima de Igor Rabello e a bola sobrou para Everaldo, que chutou para fazer 2 a 0 aos quatro minutos, marcando pela 11ª vez no Brasileirão.

A resposta atleticana poderia ter vindo na sequencia, não fosse uma incrível chance perdida por Ricardo Oliveira, de cabeça, o que aumentou as cobranças da torcida sobre o centroavante, a principal novidade da escalação de Mancini, que logo depois o trocou por Di Santo. O argentino teria a chance de recolocar o Atlético-MG na partida aos 17 minutos, após a arbitragem marcar pênalti em Guga, depois de consulta ao VAR. Mas Di Santo parou na defesa de Tiepo.

Desorganizado, tenso e sem confiança, o Atlético-MG buscou pressionar a Chapecoense, que se defendia bem. Mas só conseguia ser perigoso em jogadas aéreas. Em uma delas, até chegou a marcar com Igor Rabello, mas a arbitragem anulou o gol após consultar ao VAR por causa de um empurrão em Marcio Araújo. Não era, mais uma vez, o dia do Atlético.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-MG 0 X 2 CHAPECOENSE

ATLÉTICO-MG – Cleiton; Guga, Leonardo Silva (Cazares), Igor Rabello e Fábio Santos; Réver, Elias (Geuvânio), Luan, Nathan e Otero; Ricardo Oliveira (Nathan). Técnico: Vagner Mancini.

CHAPECOENSE – Tiepo; Renato (Eduardo), Maurício Ramos (Rafael Pereira), Douglas e Bruno Pacheco; Márcio Araújo, Roberto e Camilo; Henrique Almeida, Everaldo e Dalberto (Elicarlos). Técnico: Marquinhos Santos.

GOLS – Henrique Almeida, aos cinco minutos do primeiro tempo; Everaldo, aos quatro minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – Diego Pombo Lopez (BA).

CARTÕES AMARELOS – Igor Rabello, Cazares e Otero (Atlético-MG); Henrique Almeida, Roberto e Dalberto (Chapecoense).

RENDA – R$ 89.042,00.

PÚBLICO – 19.058 torcedores.

LOCAL – Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG).

O post Atlético-MG perde em casa para a vice-lanterna Chapecoense e amplia crise apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Atlético-MG perde em casa para a vice-lanterna Chapecoense e amplia crise publicado primeiro em https://istoe.com.br

Comissão da Câmara aprova atualização do marco do saneamento básico

A comissão especial que analisa o novo marco do saneamento básico aprovou nesta quarta-feira (30), por 21 votos a 13, o relatório do deputado Geninho Zuliani (DEM-SP). 

A comissão rejeitou cinco destaques, que ainda poderiam modificar o texto. No entanto, parlamentares retiraram a proposta de estabelecer padrões e normas sobre a qualidade da prestação dos serviços e a satisfação dos usuários. A proposta ainda poderá ser modificada pelo plenário da Câmara dos Deputados, antes de voltar para o Senado.

O texto atualiza o Projeto de Lei 3261/19, do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), aprovado em junho. A medida foi o primeiro passo para a exploração privada dos serviços de saneamento. A proposta fixa prazo de um ano para a licitação obrigatória dos serviços de saneamento. Nesse prazo, as empresas estatais de água e esgoto poderão renovar os chamados “contratos de programa”, firmados sem licitação com os municípios. Porém, novos contratos desse tipo não poderão ser firmados a partir da aprovação da lei.

A proposta aprovada permite a cobrança de “valor mínimo” para fazer a conexão em casas e edifícios não conectados à rede pública de saneamento. O texto também estabelece que os contratos de saneamento tenham metas definidas de universalização que garantam o atendimento de 99% da população com água potável e de 90% da população com coleta e tratamento de esgotos até 31 de dezembro de 2033, assim como metas quantitativas de não intermitência do abastecimento. Contratos em vigor sem essas metas terão prazo de um ano para se adaptar.

Os contratos em vigor ou os novos contratos – advindos da licitação – estarão condicionados à comprovação da capacidade econômico-financeira da contratada para atingir essas metas. Conforme o novo texto, em 90 dias um decreto do Poder Executivo deverá estabelecer metodologia para comprovação desta capacidade financeira.

Para permitir a prestação dos serviços de forma regionalizada, o texto define as modalidades de região metropolitana, unidade regional de saneamento básico e bloco de referência. Esses blocos, unidade ou região serão estabelecidos pelos estados e, caso estes não o façam, pela União. Pela proposta, os prefeitos terão de aderir a essas modalidades em até 180 dias após a publicação da lei para ter acesso a recursos federais.

O texto flexibiliza a determinação da Lei dos Resíduos Sólidos de que rejeitos sejam tratados em aterros sanitários. A nova redação propõe, nos casos em que isso for economicamente inviável, poderão ser adotadas soluções alternativas, desde que de acordo com normas estabelecidas pela entidade competente.

*Com informações da Agência Câmara 

O post Comissão da Câmara aprova atualização do marco do saneamento básico apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Comissão da Câmara aprova atualização do marco do saneamento básico publicado primeiro em https://istoe.com.br

Mega-Sena: prêmio acumula em R$ 40 milhões

Ninguém acertou o prêmio principal da Mega-Sena e o prêmio estimado pela Caixa Econômica Federal para o próximo concurso é R$ 40 milhões.

As dezenas do concurso 2.203, sorteadas nesta quarta-feira (30), no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo, foram as seguintes: 17 – 34 – 46 – 49 – 50 – 57.

A quina saiu para 57 apostas e cada uma vai pagar R$ 49.414,01. A quadra teve 4.811 ganhadores. Eles vão receber, cada um, R$ 836,35.

O concurso 2.204 será realizado na próxima segunda-feira (4), em virtude do feriado do dia 2 de outubro. As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa, em todo o país. O bilhete simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 3,50.

O post Mega-Sena: prêmio acumula em R$ 40 milhões apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Mega-Sena: prêmio acumula em R$ 40 milhões publicado primeiro em https://istoe.com.br

Fortaleza vence fora, respira na briga contra a degola e aumenta drama do Avaí

O Fortaleza aproveitou o fragilidade do lanterna Avaí para respirar na luta contra o rebaixamento com uma vitória por 3 a 1, nesta quarta-feira, na Ressacada, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O terceiro jogo de invencibilidade coloca o Fortaleza na 12ª colocação, com 35 pontos, abrindo seis para a zona de rebaixamento. Bem próximo de ter a queda confirmada, pois segue com apenas 17 pontos, o Avaí perdeu a quinta seguida.

O primeiro tempo na Ressacada foi salvo por um golaço marcado pelo zagueiro Paulão aos 23 minutos. O defensor do Fortaleza aproveitou bate e rebate dentro da área do Avaí e surpreendeu ao acertar uma bicicleta. A bola encobriu Vladimir e entrou.

Fora isso, Avaí e Fortaleza fizeram um jogo chato nos 45 minutos iniciais e sem lances de perigo. Com exceção do gol marcado por Paulão, a única jogada perigosa foi logo no começo, quando André Luis finalizou e o goleiro Vladimir defendeu sem dar rebote.

A etapa final começou bastante movimentada. Aos cinco, Vinícius Araújo recebeu passe milimétrico do experiente Douglas e empatou para o Avaí. Mas a alegria durou apenas dois minutos. Romarinho recebeu livre dentro da área e colocou o Fortaleza novamente na frente.

O gol foi um balde de água fria no time catarinense, que se entregou e ainda viu o adversário marcar o terceiro aos 43 minutos, com Wellington Paulista convertendo pênalti sofrido por Matheus Alessandro. No lance, Eduardo Kunde foi expulso.

O Avaí volta a campo no domingo, contra o Goiás, às 19h30, no Serra Dourada. No sábado, o Fortaleza recebe o Atlético-MG, às 17 horas, no Castelão. Os jogos são válidos pela 30ª rodada.

FICHA TÉCNICA

AVAÍ 1 X 3 FORTALEZA

AVAÍ – Vladimir; Léo (Douglas), Eduardo Kunde, Ricardo e Julinho; Wesley, Luanderson e Richard Franco (Luan Pereira); Igor Goularte (Bruno Sávio), Jonathan e Vinícius Araújo. Técnico: Evando Camillato.

FORTALEZA – Felipe Alves; Tinga, Quintero, Paulão e Bruno Melo; Nenê Bonilha, Araruna (Derley) e Edinho (Kieza); Romarinho (Matheus Alessandro), André Luis e Wellington Paulista. Técnico: Rogério Ceni.

GOLS – Paulão, aos 23 minutos do primeiro tempo; Vinícius Araújo, aos cinco, Romarinho, aos sete, e Weelington Paulista, aos 43 minutos do segundo tempo

ÁRBITRO – Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (PB)

CARTÕES AMARELOS – Léo, Jonathan, Luan Pereira e Julinho (Avaí); Paulão (Fortaleza)

CARTÃO VERMELHO – Eduardo Kunde (Avaí)

RENDA – R$ 55.690,00.

PÚBLICO – 2.949 (total)

LOCAL – Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC).

O post Fortaleza vence fora, respira na briga contra a degola e aumenta drama do Avaí apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Fortaleza vence fora, respira na briga contra a degola e aumenta drama do Avaí publicado primeiro em https://istoe.com.br

UVA promove 4ª Edição da Mostra de Publicidade

Rio – A Universidade Veiga de Almeida vai receber, nos dias 4 e 5 de novembro, a quarta edição da Mostra de Publicidade, no campus Tijuca, na Zona Norte do Rio. O evento, idealizado pela coordenadora do curso de Publicidade, Ediana Avelar, e organizado pela professora da disciplina Tópicos Especiais em Produção Cultural, Ana Cristina Rosado, traz como tema a Empregabilidade na geração Z.

Para mostrar as mudanças ocorridas na Publicidade e apontar o novo perfil empreendedor desta área, a IV Mostra conta com palestras instrutivas e assuntos como Upload de Ideias na Publicidade, Live Marketing, hackathon, Gerenciamento de Carreiras e Criação de Conteúdos. Convidados como Renan Soares, responsável pela estratégia digital do Rock In Rio; Cris Barreto, da Rio 2C; Juliana Braga, do Museu mais Doce do Mundo; Pedro Portugal, do Clube de Criação; Yuri Alcântara, da ArtPlan; dentre outros renomados nomes estarão presentes.

A IV Mostra ainda oferece reconhecimento aos estudantes. Por meio de uma premiação, os melhores trabalhos serão apresentados no encerramento do evento.
Serviço
Entrada: Gratuita
Data: 4 e 5 de Novembro
Endereço: Rua Ibituruna, 108 – Maracanã

O post UVA promove 4ª Edição da Mostra de Publicidade apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


UVA promove 4ª Edição da Mostra de Publicidade publicado primeiro em https://istoe.com.br

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 40 milhões na segunda

Caixa Ecoômica sorteou nesta quarta-feira (30) o concurso 2203 da Mega-Sena que tinha um prêmio acumulado de R$ 35 milhões, mas ninguém acertou as seis dezenas sorteadas.

Com isso, o prêmio acumulou e poderá pagar no próximo concurso até R$ 40 milhões. Neste sábado (2) não tem sorteio da Mega-Sena porque é feriado. A próxima oportunidade de ficar milionário ganhando na Mega é o sorteio de segunda-feira (4).

Os números sorteados no concurso 2203 foram: 17, 34, 46, 49, 50, 57

O sorteio da Mega-Sena realizado no último sábado (26), também não viu nenhum sortudo acertar as 6 dezenas sorteadas. O último sorteio com um acertador das seis dezenas aconteceu em 16 de outubro, quando um a aposta de Fortaleza (CE) ganhou sozinha R$ 34,6 milhões. Desde então, 5 concursos não tiveram vencedor da Mega.

Como funciona
O concurso é realizado pela Caixa Econômica Federal e pode pagar milhões ao sortudo que acertar as seis dezenas.
Os sorteios ocorrem ao menos duas vezes por semana – normalmente, às quartas-feiras e aos sábados. O apostador também pode ganhar prêmios com valor mais baixo caso acerte quatro ou cinco números, as chamadas Quadra e Quina, respectivamente.
Na hora de jogar, o apostador pode escolher os números ou tentar a sorte com a Surpresinha – nesse modelo, o sistema escolhe automaticamente as dezenas que serão jogadas. Outra opção é manter a mesma aposta por dois, quatro ou até oito sorteios consecutivos, a chamada Teimosinha .

Premiação

Os prêmios iniciais costumam ser de aproximadamente R$ 3 milhões para quem acerta as seis dezenas. O valor vai acumulando a cada concurso sem vencedor. Também é possível ganhar prêmios ao acertar quatro ou cinco números dentre os 60 disponíveis no volante de apostas. Para isso, é preciso marcar de seis a 15 números do volante.

O prêmio bruto da Mega-Sena corresponde a 46% da arrecadação. Desse total, 35% são distribuídos entre os acertadores dos seis números sorteados; 19% entre os acertadores de cinco números (Quina), 19% entre os acertadores de quatro números (Quadra), 22% ficam acumulados e distribuídos aos acertadores dos seis números nos concursos de final zero ou cinco e 5% ficam acumulado para a primeira faixa (Sena) do último concurso do ano de final zero ou cinco.

O post Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 40 milhões na segunda apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 40 milhões na segunda publicado primeiro em https://istoe.com.br

STJ nega liberdade aos ex-governadores Rosinha e Garotinho

Rio – O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Leopoldo de Arruda Raposo negou, nesta quarta-feira, pedido de liberdade aos ex-governadores do Rio de Janeiro Anthony Garotinho e Rosinha Matheus. Eles foram presos na manhã desta quarta-feira por determinação da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça. O ministro rejeitou um pedido de habeas corpus protocolado defesa do casal.
Nesta terça-feira, o colegiado do TJRJ derrubou uma liminar que havia concedido habeas corpus a Garotinho e Rosinha, que são acusados de fraudes em contratos celebrados entre a prefeitura de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, e a construtora Odebrecht para a construção de casas populares, durante os dois mandatos de Rosinha como prefeita da cidade, entre 2009 e 2016.
A defesa sustenta que ordem de prisão é ilegal e arbitrária, “pautada apenas em suposições e conjecturas genéricas sobre fatos extemporâneos, que supostamente teriam ocorrido entre os anos 2008 e 2014”.
Garotinho foi governador do estado do Rio de Janeiro entre os anos de 1999 e 2002. Sua esposa, Rosinha, governou o estado de 2003 a 2006.
A acusação
O casal é acusado pelo Ministério Público estadual (MPRJ) de superfaturar contratos na gestão de Rosinha na Prefeitura de Campos dos Goytacazes entre 2009 e 2016, causando um prejuízo de R$ 62 milhões aos cofres públicos do município.
Segundo o MPRJ, eles beneficiaram a construtora Odebrecht em licitações para a construção de 9.674 casas populares dos programas Morar Feliz I e II. As investigações apontam que os contratos, somados a aditivos, custaram R$ 1 bilhão, com superfaturamento superior a R$ 62,5 milhões, dos quais R$ 25 milhões teriam sido repassados em propina ao casal.
O esquema foi revelado por dois executivos da Odebrecht, em acordo de colaboração na Operação Lava Jato: Leandro Andrade Azevedo e Benedicto Barbosa da Silva Junior. Outro executivo da empresa, Eduardo Garrido Fontenelle, também foi denunciado no inquérito.
Outras prisões
Garotinho foi preso pela primeira vez em novembro de 2016, na Operação Chequinho, que investigou compra de votos em Campos com o programa Cheque Cidadão. Na ocasião, ele passou mal e foi levado à força do Hospital Souza Aguiar para o Complexo de Bangu.

Em setembro de 2017, o ex-governador foi preso enquanto apresentava um programa de rádio. Ele havia sido condenado pela Justiça Eleitoral a 9 anos e 11 meses por corrupção eleitoral, entre outros crimes. Depois, passou à prisão domiciliar.

Em novembro do mesmo ano, o casal foi alvo da Operação Caixa D’Água, ambos acusados de corrupção, organização criminosa e falsidade em contas eleitorais. Na época, Garotinho fez greve de fome e disse ter sido agredido na prisão.

O post STJ nega liberdade aos ex-governadores Rosinha e Garotinho apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


STJ nega liberdade aos ex-governadores Rosinha e Garotinho publicado primeiro em https://istoe.com.br