O novo imperador do Japão, Naruhito, ascendeu formalmente nesta quarta-feira ao Trono do Crisântemo, em uma cerimônia solene realizada um dia após a abdicação de seu pai, Akihito, a primeira em dois séculos.
Naruhito era oficialmente imperador desde o primeiro minuto do dia, mas nesta quarta-feira herdou os objetos sagrados que lhe conferem legitimidade como monarca japonês.
A cerimônia foi fechada às mulheres, incluindo a esposa de Naruhito, a imperatriz Masako.
A ascensão ocorreu no primeiro dia da nova era imperial, a Reiwa (“Bela Harmonia”), que se estenderá por todo o reinado de Naruhito.
No Salão do Pinheiro, no Palácio Imperial japonês, Naruhito, 59 anos, foi apresentado aos objetos sagrados deixados por Akihito, incluindo a espada e o selo real.
Em seu primeiro discurso, Naruhito se comprometeu a estar sempre junto ao povo japonês, e fez um apelo à paz mundial.
O imperador jurou “atuar de acordo com a Constituição (…) e orientar sempre” seus “pensamentos para o povo, e estar junto a ele”.
Naruhito disse ainda que bucará seguir o caminho trilhado por seu pai, o popular Akihito, considerado o primeiro imperador a tratar de aproximar a família real dos cidadãos japoneses, especialmente durante os desastres naturais.
“Quando penso nas importantes responsabilidades que assumi, me sinto repleto de um sentimento solene”, revelou Naruhito, que prometeu “ter em mente o caminho percorrido pelos imperadores passados” e estar empenhado em melhorar constantemente.
Em nome do povo japonês, o primeiro-ministro Shinzo Abe disse estar “determinado a criar um futuro brilhante para um Japão orgulhoso, repleto de paz e esperança em um momento em que a situação internacional muda dramaticamente”.
Apenas no dia 22 de outubro Naruhito e Masako aparecerão vestidos com os elaborados trajes imperiais, em uma cerimônia no Palácio, antes de um desfile pela capital.
O novo imperador receberá a saudação dos primeiros chefes de Estado no final do mês de maio, incluindo a do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Educado em Oxford, Naruhito tem pela frente a difícil tarefa de prosseguir com o legado de seu pai e ao mesmo tempo aproximar a coroa japonesa da população, sem renunciar às centenárias tradições ligadas ao Trono do Crisântemo.
O post Imperador Naruhito ascende formalmente ao trono no Japão apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.
Imperador Naruhito ascende formalmente ao trono no Japão publicado primeiro em https://istoe.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário