sábado, 31 de agosto de 2019

Nico López tira a “zica” e ganha apoio dos companheiros no Internacional

Na vitória do Internacional por 3 a 2 sobre o Botafogo, neste sábado, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 17.ª rodada do Campeonato Brasileiro, o atacante uruguaio Nico López tirou a “zica”. Ele voltou a marcar depois de 24 jogos, mas evitou dar entrevistas e sobrou para seus companheiros falarem em seu lugar.

Para o atacante Guerrero, que não marca há quatro jogos, “enfim a sorte voltou para ele (Nico) que vinha treinando muito. Chegou o dia dele. Temos que valorizar esta vitória e sabemos que precisamos melhorar porque quarta-feira teremos um jogo muito difícil contra o Cruzeiro. Precisamos ter mais concentração”, enfatizou o peruano.

O também atacante Rafael Sóbis se solidarizou a Nico López. “Tomara que agora ele abra a porteira e marque muitos gols porque isso vai ajudar a equipe. A vitória foi importante para a gente reiniciar nossa caminhada no Brasileiro e também retomar a disputa da Copa do Brasil”, afirmou.

O volante Edenilson, que marcou um dos gols, tinha um pensamento parecido, já de olho no duelo contra o Cruzeiro, nesta quarta-feira, no estádio Beira-Rio, pelas semifinais da Copa do Brasil. Como o time gaúcho venceu por 1 a 0 no Mineirão, agora joga pelo empate para ir à final. “Nós fizemos a nossa parte porque tínhamos a obrigação de vencer. Agora é descansar e pensar só no Cruzeiro”, concluiu.

Nico López saiu logo para os vestiários e sem falar com ninguém. Durante o dia ele foi alvo de protestos da torcida por não marcar gols há 24 jogos. Este foi seu primeiro no Brasileirão. As críticas também recaíram em cima do técnico Odair Hellmann após a eliminação nas quartas de final da Copa Libertadores pelo empate em casa por 1 a 1 contra o Flamengo. Mas, em casa, o handicap colorado na competição é positivo com sete vitórias e dois empates. Com 27 pontos, ocupa a sétima posição.

O post Nico López tira a “zica” e ganha apoio dos companheiros no Internacional apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Nico López tira a “zica” e ganha apoio dos companheiros no Internacional publicado primeiro em https://istoe.com.br

Lateral do Botafogo assume que bola tocou na mão em gol anulado pelo VAR

O lance mais polêmico do movimentado jogo entre Internacional e Botafogo, com vitória colorada por 3 a 2, neste sábado, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, aconteceu aos nove minutos do segundo tempo, quando o árbitro paraense Dewson Fernando Freitas da Silva anulou o gol de Alex Santana após ser avisado pelo VAR (árbitro de vídeo).

Ao revisar o lance, o árbitro voltou atrás e assinalou toque de mão do lateral-esquerdo Fernando na origem do lance. Apesar de toda reclamação do Botafogo, o gol foi bem anulado. Quem admitiu foi o próprio jogador alvinegro. “A bola bateu na mão sim. Ela pega no ombro e depois no braço”, confirmou.

Autor do segundo gol botafoguense, aos 49 minutos do segundo tempo, o lateral-direito Marcinho “culpou” o gol sofrido um pouco antes do intervalo pelo resultado negativo no estádio beira-rio. “A gente tomou um gol e tivemos que sair mais, nos expor mais. Infelizmente sofremos com contra-ataque. Mas não deixamos de buscar o jogo, de buscar o empate. Não saímos daqui com o resultado esperado”, afirmou.

A derrota em Porto Alegre mantém o Botafogo na 10.ª colocação com 23 pontos, mas correndo o risco de ser ultrapassado pelo Goiás, que enfrenta o Fortaleza, fora de casa, neste domingo.

O post Lateral do Botafogo assume que bola tocou na mão em gol anulado pelo VAR apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Lateral do Botafogo assume que bola tocou na mão em gol anulado pelo VAR publicado primeiro em https://istoe.com.br

Internacional usa titulares e vence o Botafogo por 3 a 2 no estádio Beira-Rio

Pressionado pela torcida depois da eliminação em casa para o Flamengo, nas quartas de final da Copa Libertadores, o técnico Odair Hellmann não quis dar sopa para o azar e surpreendeu ao escalar o Internacional com força máxima neste sábado. A escolha deu certo e o time venceu o Botafogo por 3 a 2, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 17.ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A expectativa era que o Internacional utilizasse os reservas por conta do jogo desta quarta-feira contra o Cruzeiro, em casa, pela semifinal da Copa do Brasil. Em Belo Horizonte, o time gaúcho venceu por 1 a 0 e tem a vantagem do empate na volta.

O resultado positivo, com direito a gol de Nico López depois de 24 jogos, colocou o Internacional na zona de classificação para a Libertadores de 2020, em sexto lugar com 27 pontos. Já o Botafogo estacionou nos 23 e segue na 10.ª colocação.

Com todos os jogadores considerados titulares em campo, o Internacional foi para cima do Botafogo desde o início, mas tinha dificuldades para criar, tanto que a primeira grande oportunidade veio aos 22 minutos. Edenilson desceu em velocidade e bateu colocado. O goleiro paraguaio Gatito Fernández espalmou para escanteio.

O Botafogo assustou na sequência, quando Alex Santana aproveitou cruzamento e, de bicicleta, mandou por cima do travessão. Aos 34 minutos, Santana soltou a bomba de fora da área pela linha de fundo. Na sequência, também de longa distância, Luiz Fernando acertou o travessão do goleiro Marcelo Lomba.

Quando o time carioca estava melhor em campo, o Internacional abriu o placar aos 43 minutos com a “lei do ex”. Rafael Sóbis cobrou escanteio na primeira trave e Rodrigo Lindoso desviou de cabeça. Os botafoguenses reclamaram de falta na disputa da bola, mas o árbitro validou o gol do volante.

O técnico Eduardo Barroca voltou do intervalo com duas alterações no Botafogo: uma forçada – Diego Cavalieri no lugar de Gatito Fernández – e outra por opção – Fernando na vaga de Lucas Campos. E o empate quase veio com Cícero. Marcelo Lomba fez grande defesa. No lance seguinte, aos sete minutos, Nico López desceu em velocidade e passou para Edenilson, que invadiu a área e bateu na saída de Diego Cavalieri para fazer 2 a 0.

Dois minutos depois, Alex Santana diminuiu para o Botafogo, mas o gol foi anulado após consulta do VAR (árbitro de vídeo), que viu um toque de mão do lateral-direito Marcinho na origem do lance.

Aos 15 minutos, Marcinho arriscou de fora da área e Marcelo Lomba espalmou. Um minuto depois, Diego Souza aproveitou cobrança de escanteio e diminuiu para o Botafogo. Na sequência, Nico López passou fácil por dois marcadores, invadiu a área e bateu para defesa de Diego Cavalieri, que salvou novamente em finalização de Guerrero.

O jogo era aberto, com os dois times buscando o gol. Aos 23 minutos, João Paulo desviou de cabeça e Marcelo Lomba segurou. Em um contra-ataque, aos 37, Nico López tabelou com Rodrigo Lindoso e bateu na saída de Diego Cavalieri, encerrando um jejum de 24 jogos. Nos acréscimos, Marcinho diminuiu para o Botafogo em chute cruzado.

Pelo Brasileirão, o Internacional volta a campo no próximo sábado contra o São Paulo, às 19 horas, novamente no estádio Beira-Rio, e o Botafogo recebe o Atlético-MG no domingo, às 16 horas, no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro. Os jogos são válidos pela 18.ª rodada.

FICHA TÉCNICA

INTERNACIONAL 3 x 2 BOTAFOGO

INTERNACIONAL – Marcelo Lomba; Zeca, Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Uendel; Rodrigo Lindoso, Patrick, Edenilson (Nonato), Nico López (D’Alessandro) e Rafael Sóbis (Wellington Silva); Guerrero. Técnico: Odair Hellmann.

BOTAFOGO – Gatito Fernández (Diego Cavalieri); Marcinho, Joel Carli, Gabriel e Gilson; Cícero, Alex Santana e João Paulo (Vinicius); Luiz Fernando, Lucas Campos (Fernando) e Diego Souza. Técnico: Eduardo Barroca.

GOLS – Rodrigo Lindoso, aos 43 minutos do primeiro tempo; Edenilson, aos 7, Diego Souza, aos 16, Nico López, aos 37, e Marcinho, aos 49 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Victor Cuesta, Wellington Silva e Rodrigo Moledo (Internacional); Diego Souza, Alex Santana e Joel Carli (Botafogo).

ÁRBITRO – Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa/PA).

RENDA – R$ 350.184,00.

PÚBLICO – 7.896 pagantes (9.962 no total).

LOCAL – Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).

O post Internacional usa titulares e vence o Botafogo por 3 a 2 no estádio Beira-Rio apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Internacional usa titulares e vence o Botafogo por 3 a 2 no estádio Beira-Rio publicado primeiro em https://istoe.com.br

Sensação na Fórmula Indy, novato Colton Herta faz a pole na etapa de Portland

Em uma corrida decisiva para quatro pilotos que buscam a conquista do título da temporada de 2019 da Fórmula Indy, o novato norte-americano Colton Herta, da equipe Harding, roubou a cena neste sábado e conseguiu a pole, a segunda da carreira, para a etapa de Portland, em circuito misto, que é a 16.ª e penúltima da competição. Com o tempo de 57s811 em sua volta mais rápida, ficou apenas 0s019 à frente (57s830) do australiano Will Power, da Penske.

Em quarto lugar na classificação geral, o neozelandês Scott Dixon ficou com a terceira posição no grid de largada em Portland. Com 57s836 em sua melhor volta, o experiente piloto da Ganassi ficou apenas 0s006 atrás de Will Power, se colocando na frente do norte-americano Jack Harvey. O sueco Felix Rosenqvist e o norte-americano Ryan Hunter-Reay formam a terceira fila.

Dixon foi, com folga, o melhor dos postulantes ao título, já que ninguém aproveitou a chance que teve. O norte-americano Alexander Rossi (terceiro na classificação geral) ficou em sétimo, enquanto que o francês Simon Pagenaud (segundo) vai largar em 18.º. O líder Josef Newgarden, que vinha sendo tão regular, parte apenas da 13.ª colocação.

Entre os brasileiros, que competem na equipe AJ Foyt, Tony Kanaan largará da 19.ª colocação, enquanto que Matheus Leist sairá do 21.º posto. A corrida, com 105 voltas, está prevista para começar às 16h30 (em Brasília) deste domingo.

Depois de Portland, a temporada de 2019 da Fórmula Indy será encerrada no próximo dia 22 com a etapa de Laguna Seca, na Califórnia.

O post Sensação na Fórmula Indy, novato Colton Herta faz a pole na etapa de Portland apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Sensação na Fórmula Indy, novato Colton Herta faz a pole na etapa de Portland publicado primeiro em https://istoe.com.br

Número 1, Naomi Osaka mostra força e elimina sensação local de 15 anos no US Open

Atual número 1 do mundo e na defesa do título conquistado de forma surpreendente no ano passado, a japonesa Naomi Osaka não quis dar chances ao azar neste sábado, na quadra central de Flushing Meadows, e mostrou a sua força para derrotar Cori Gauff, sensação norte-americana de 15 anos, e avançar às oitavas de final do US Open, o quarto e último Grand Slam da temporada. A vitória veio de forma contundente por 2 sets a 0 – com parciais de 6/3 e 6/0, em 1 hora e cinco minutos.

Ao final do jogo, para delírio da torcida, as duas protagonizaram uma cena bonita e fora do protocolo habitual do torneio. Além do tradicional cumprimento e abraço junto à rede, Osaka foi consolar a jovem adversária e convenceu Gauff a também discursar para o público. As duas jogadoras já treinaram juntas na Flórida – suas famílias são próximas e se conhecem há bastante tempo.

O próximo jogo de Osaka em Nova York será contra a suíça Belinda Bencic, número 12 do mundo, que nem precisou entrar em quadra neste sábado devido à desistência da estoniana Anett Kontaveit por doença viral. Com a missão de defender 2 mil pontos no ranking da WTA, a japonesa tem uma difícil tarefa para sustentar a liderança após o torneio. Precisa ser novamente campeã e ainda torcer para que a australiana Ashleigh Barty não chegue às quartas de final e que a checa Karolina Pliskova não seja semifinalista.

Por sua vez, Gauff encerra mais uma boa participação em Grand Slam para sua idade. A promissora atleta norte-americana já havia furado o qualifying de Wimbledon e vencido mais três jogos na chave principal, um deles sobre a pentacampeã Venus Williams, para chegar às oitavas de final. Em Nova York, bateu a russa Anastasia Potapova e a húngara Timea Babos.

OUTROS JOGOS – Outra revelação da temporada, a canadense Bianca Andreescu chega às oitavas de final em um Grand Slam pela primeira vez em sua carreira profissional. A tenista de 19 anos e número 15 do mundo venceu seu terceiro jogo seguido no US Open ao marcar um duplo 6/4 contra a dinamarquesa Caroline Wozniacki, ex-número 1 do mundo e atual 19.ª colocada.

Em busca de um lugar nas quartas de final, Andreescu é favorita contra a norte-americana Taylor Townsend, 116.ª do ranking e vinda do qualifying, que neste sábado bateu a romena Sorana Cirstea por 2 sets a 0, com as parciais de 7/5 e 6/3.

Quem deixou o US Open mais cedo foi a holandesa Kiki Bertens, número 7 do mundo, derrotada pela alemã Julia Goerges, 30.ª colocada, por 2 sets a 0 (6/2 e 6/3). Ela é mais uma Top 10 a cair precocemente – as outras foram a romena Simona Halep, a norte-americana Sloane Stephens e a checa Petra Kvitova. A tenista da Alemanha enfrentará nas oitavas de final a croata Donna Vekic, atual 23.ª no ranking, que bateu a casaque Yulia Putintseva por 6/4 e 6/1.

Por fim, a norte-americana Kristie Ahn, de volta ao US Open depois de 11 temporadas, passou às oitavas de final ao ganhar da letã Jelena Ostapenko, campeã de Roland Garros em 2017, por 6/3 e 7/5. O seu próximo jogo será contra a belga Elise Mertens, que venceu a alemã Andrea Petkovic com um duplo 6/3.

O post Número 1, Naomi Osaka mostra força e elimina sensação local de 15 anos no US Open apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Número 1, Naomi Osaka mostra força e elimina sensação local de 15 anos no US Open publicado primeiro em https://istoe.com.br

Sampaoli exalta coletividade de sua equipe para tentar se manter na liderança

O técnico Jorge Sampaoli celebrou a vitória do Santos neste sábado diante da Chapecoense por 1 a 0, em Chapecó (SC), exaltando a coletividade de sua equipe. Segundo o argentino, é a única forma de superar adversários que contam com mais recursos financeiros na briga pelo título do Campeonato Brasileiro.

“A liderança momentânea é emoção que dura muito pouco. O importante é que a equipe está entusiasmada para lutar por um torneio muito difícil, com grandes equipes. Temos que tentar ser um time que, coletivamente, se comprometa com uma ideia. Assim, teremos mais possibilidades de competir com aqueles que tiveram possibilidade de contratar figuras de grande nível”, comentou o treinador, referindo-se a clubes como Flamengo, Palmeiras e São Paulo, que investiram muito mais para a temporada.

Sobre o jogo deste sábado, Sampaoli exaltou o bom posicionamento de sua equipe, que, segundo ele, chegou à vitória sem precisar “sofrer” tanto. “Eles se fecharam muito bem com um 5-4-1 que não nos deixou criar espaços entre as linhas. Nos custou um pouco, mas não sofremos praticamente nada defensivamente”, analisou o técnico.

O comandante santista lamentou ainda as chances desperdiçadas por seus comandados. “No segundo tempo, conseguimos ter mais clareza e chegamos mais. Poderíamos ter ampliado, se não tivéssemos perdido gols frente a frente com o goleiro”, lembrou.

Para o treinador, o final do jejum de três jogos sem vitórias diante de uma adversário perigoso em seus domínios representa muito. “Estou feliz pelo resultado em um campo muito complicado, onde a Chapecoense joga muito bem. O campeonato é complicado e nos obriga a trabalhar muito mais, porque cada jogo se torna mais difícil”, encerrou.

O post Sampaoli exalta coletividade de sua equipe para tentar se manter na liderança apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Sampaoli exalta coletividade de sua equipe para tentar se manter na liderança publicado primeiro em https://istoe.com.br

Viagem de Eduardo tem paella e escapada pela cozinha para ‘filho do presidente’

Eduardo Bolsonaro viajou à capital norte-americana às pressas para uma reunião pleiteada pelo Brasil com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A visita à cúpula do governo americano foi seu único compromisso oficial nas cerca de 30 horas na cidade. Por 1 hora e 55 minutos, o filho do presidente ficou dentro da Casa Branca. Menos do que as quase 3 horas que Eduardo e a comitiva brasileira passaram no sábado em uma sala reservada no segundo andar do restaurante Del Mar, com vista para o Rio Potomac, na região portuária revitalizada do Wharf, em Washington.

Na primeira parada na capital dos EUA desde que o pai, Jair Bolsonaro, sinalizou que pretende nomeá-lo embaixador nos EUA, Eduardo passou mais tempo vestindo camiseta do que terno e gravata. Depois de sair da Casa Branca sem anunciar novidades da reunião com Trump, o deputado se encontrou com o escritor Olavo de Carvalho, que dá sustentação à linha ideológica do governo. Dali para frente, os trajes sociais do filho 03 de Bolsonaro ficaram na mala.

Inicialmente a comitiva partiria na própria sexta à noite de volta a Brasília, mas a permanência foi estendida até o final da tarde de sábado. O único com algum compromisso oficial na nova permanência foi o ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que concedeu uma entrevista à CNN em espanhol. Os demais não divulgaram agenda e driblaram a imprensa nas entradas e saídas da residência oficial da embaixada, onde estiveram hospedados.

O almoço do sábado foi o momento de confraternização de todo o grupo, composto por sete pessoas: Araújo; Eduardo; dois assessores do chanceler; o assessor para Assuntos Internacionais do Planalto, Filipe Martins; o secretário executivo da Casa Civil, Vicente Santini; e o assessor especial da presidência Arthur Weintraub, irmão do ministro da Educação.

O restaurante Del Mar, segundo a definição do site do Guia Michelin, possui uma “elegante atmosfera de resort-chique” onde “ingredientes de luxo encontram lugar junto aos clássicos sabores espanhóis”. A escolha do grupo, segundo um funcionário do restaurante, foi paella de mariscos, tapas de entrada e sangria. Cada paella grande, segundo o menu da casa, serve de 4 a 6 pessoas. Os sete brasileiros pediram três paellas grandes e uma pequena, segundo o mesmo funcionário. O prato vem servido com lagostas, camarões, marisco, polvo e lula. A conta ficou em torno de 1 mil dólares – o equivalente a R$ 4,1 mil.

Para evitar os quatro repórteres que os esperavam na saída do restaurante, o grupo disse a um funcionário que seria necessário usar a saída dos fundos para o “filho do presidente do Brasil”. Assim foi feito. Eduardo e a comitiva saíram pela cozinha.

Na ida ao almoço, o deputado já tentara despistar a imprensa. Ele desceu do carro ao sair da embaixada, mas não respondeu a perguntas sobre seu destino. A parada foi apenas para cumprimentar e tirar fotos com um apoiador de Maceió. Com a embaixada de cenário, Eduardo Bolsonaro fez a selfie. Em um vídeo para as redes sociais, o simpatizante disse para sua audiência que estava ao lado do futuro embaixador e Eduardo respondeu: “É, vou ficar mais longe aí da Praia do Gunga, aquela água de coco tranquila, Praia do Francês, mas se Deus quiser vai ser uma missão importante”.

No caminho ao restaurante, ele usou as redes sociais para dizer que estava sendo “seguido” pela “nossa adorável imprensa”. “Vamos aguardar as `notícias’ que estão por vir”, escreveu o deputado no Twitter.

Enquanto isso, em Brasília, Bolsonaro sugeriu que o nome de Eduardo pode ser oficializado ao Senado apenas no final do mês. O Planalto avalia que ainda não possui os votos necessários entre senadores para confirmar o deputado ao cargo e teme uma derrota às vésperas da viagem presidencial à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), que acontecerá em 24 de setembro, em Nova York.

Nada disso fez com que, em Washington, Eduardo deixasse de ser tratado como futuro embaixador. Os funcionários da residência quiseram conhecer o possível próximo morador e chefe. Coube a Nestor Forster, encarregado de negócios e atual responsável pela embaixada, mostrar os cômodos da casa.

Na noite de sexta-feira, o deputado saiu com Weintraub e Santini por volta das 19h da residência da embaixada brasileira. Ele preferiu pedir um uber a usar o carro oficial disponibilizado. Ficaram para trás Ernesto Araújo e Filipe Martins que, juntos dos dois assessores do chanceler, foram ao esvaziado pub Elephant & Castle próximo à Casa Branca, às 20h30.

Um funcionário da casa sugeriu que um dos carros oficiais ficasse na porta de entrada, possível de ser vista pelos jornalistas, enquanto o outro veículo buscasse o chanceler pela saída de trás. “Eu acho que eles não estão atrás de mim, querem saber do Eduardo”, disse o Araújo, segundo uma das pessoas presentes. Ele seguiu o plano, que foi repetido por Eduardo Bolsonaro no dia seguinte para sair de manhã sem ser notado e passear pela cidade.

A sexta-feira de Eduardo acabou por volta das 22h30 – o grupo que estava com Ernesto voltara antes – e o filho do presidente dormiu pela primeira vez no terceiro andar da casa que pode passar a chamar de lar, se confirmado embaixador. O terceiro piso da residência oficial é destinado a visitas.

O post Viagem de Eduardo tem paella e escapada pela cozinha para ‘filho do presidente’ apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Viagem de Eduardo tem paella e escapada pela cozinha para ‘filho do presidente’ publicado primeiro em https://istoe.com.br

Brumadinho recebe concerto em homenagem a vítimas e heróis da tragédia

A música ecoou sobre as águas tomadas pela lama de rejeitos de minério de ferro do Rio Paraopeba. Marcada pelas mortes de 249 pessoas (número confirmado até agora) no rompimento da barragem da Vale, em janeiro, Brumadinho, parou mais uma vez no fim da tarde deste sábado, 31. Agora, pela arte. Em uma forma de agradecimento a quem de alguma maneira contribuiu para atenuar a dor e que torce pela superação da tragédia.

Em palco montado em um estacionamento à beira do Paraopeba, vítimas da mineradora, moradores, artistas, bombeiros e voluntários participaram do Concerto da Gratidão, no centro da cidade, um tributo a quem esteve ao lado dos moradores das comunidades atingidas. Juntos, mostraram que, em tragédia desta proporção, não há quem não sofra.

Em palco montado em um estacionamento à beira do Paraopeba, vítimas da mineradora, moradores, artistas, bombeiros e voluntários participaram do Concerto da Gratidão, no centro da cidade, um tributo a quem esteve ao lado dos moradores das comunidades atingidas. Juntos, mostraram que, em tragédia desta proporção, não há quem não sofra.

O pianista e maestro João Carlos Martins, também exemplo de superação, foi um dos regentes do concerto, que teve a participação da Orquestra Jovem Gerais e da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Conhecido em todo mundo como um dos maiores intérprete de Bach, Martins teve a carreira de pianista interrompida por problemas em um nervo do braço direito que atrofiou três dedos, ainda na juventude.

Adulto, sofreu de contratura de Dupuytren, doença que ataca a palma da mão. No seu caso, a esquerda, o que prejudicou ainda mais sua carreira de pianista. Aprendeu, então, a reger. Hoje, aos 79 anos, toca piano apenas com os polegares. Na regência, atua sem batuta. Por não conseguir virar páginas com rapidez, rege sem partitura, como fez em Brumadinho.

Questionado sobre como a arte pode ajudar a cidade a tentar superar o que vive, respondeu: “Basta dizer que a música é a prova que Deus existe”. “Corri o mundo representando o Brasil. Mas o convite mais emocionante que recebi na vida foi poder reger aqui em Brumadinho, com a banda desses homens que arriscaram a vida para salvar vidas”, disse. A apresentação teve a participação apenas de voluntários.

Para o maestro, o concerto tem como objetivo dar também esperança a quem perdeu parentes. “O importante é a emoção. É um evento baseado na palavra gratidão, pelo que esses heróis fizeram durante a tragédia, e de esperança para aqueles que perderam entes queridos”.

Efigênia de Oliveira, de 69 anos, moradora do Córrego do Feijão, umas das comunidades atingidas pela lama do rompimento da barragem, foi das primeiras a chegar ao concerto. Ela perdeu o neto, Robert Ruan Oliveira Teodoro, de 20 anos, funcionário terceirizado da Vale. Ainda hoje, ele está entre as 21 vítimas que continuam desaparecidas.

“A música ajuda, mas a gente nunca vai esquecer o que aconteceu. A cabeça da gente não tá boa”, afirmou dona Efigênia. Aos fins de semana, ela fica na cidade, na mesma casa em que vivia o neto. “O que eu quero é sair de lá”, disse. “É um trauma muito grande.”

Orquestras executaram músicas clássicas, como Jesus Alegria dos Homens, de Bach, e Bolero de Ravel, de Maurice Ravel. Talita Cristina Oliveira de Souza, de 16 anos, também acompanhou o concerto. Encontrada em meio à lama pelos bombeiros, a jovem teve traumas nos membros inferiores e terá que colocar prótese no fêmur esquerdo. Passou seis meses no hospital, e foi a última sobrevivente da tragédia a voltar para casa.

“A música ajuda a esquecer um pouco. Com ela, você vê o lado bom da vida”, disse Talita. Obrigada a abandonar os estudos, ela toma cerca de 20 tipos de remédio por dia, entre analgésicos, anti-inflamatórios e contra a ansiedade. Anda com ajuda de muletas e tem uma profissional de enfermagem em acompanhamento constante. “Espero conseguir voltar às aulas ainda este ano.”

Integrante da primeira equipe do Corpo de Bombeiros a chegar no local da tragédia, o tenente Felipe Rocha de Almeida Costa disse que a corporação é a merecedora da homenagem: “A atuação em situações com esta faz parte do nosso trabalho”. A equipe da qual participava o tenente retirou vivas da lama seis pessoas no dia do rompimento da barragem.

O concerto foi realizado dentro da 4ª edição do programa “Arte Abraça Brumadinho”, da Fundação Dom Cabral (FDC). Teve, ainda, a participação do pianista Davi Campolongo, de 13 anos, que interpretou João Carlos Martins em filme sobre a vida do pianista e maestro.

O post Brumadinho recebe concerto em homenagem a vítimas e heróis da tragédia apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Brumadinho recebe concerto em homenagem a vítimas e heróis da tragédia publicado primeiro em https://istoe.com.br

Confiança bate Ypiranga nas quartas da Série C; São José e Sampaio Corrêa empatam

O Confiança aproveitou o fato de jogar em casa, em Aracaju, para sair na frente do Ypiranga-RS por uma vaga na Série B do Campeonato Brasileiro em 2020. Na outra partida das quartas de final da Série C – a terceira divisão nacional -, realizada neste sábado, São José-RS e Sampaio Corrêa empataram sem gols, em Porto Alegre.

Diante de um bom público no estádio Batistão, o Confiança venceu o Ypiranga-RS por 1 a 0, com gol do artilheiro Tito. No próximo sábado, em Erechim (RS), o time sergipano tem a vantagem do empate. Já os gaúchos precisam ganhar por dois gols de diferença porque uma vitória simples leva a decisão para os pênaltis.

Em Porto Alegre, no estádio Passo D’Areia, São José-RS e Sampaio Corrêa não saíram de um empate sem gols. Os dois times voltam a se enfrentar também no próximo sábado, no estádio Castelão, em São Luis, e quem vencer garante o acesso. Uma nova igualdade leva a decisão para os pênaltis.

As quartas de final continuam neste domingo com o confronto entre Paysandu e Náutico, em Belém, que deve encher o estádio Mangueirão, e serão finalizadas na segunda-feira, quando o Imperatriz-MA recebe o Juventude, no Maranhão.

Confira a rodada de ida das quartas de final da Série C:

Sábado

Confiança-SE 1 x 0 Ypiranga-RS

São José-RS 0 x 0 Sampaio Corrêa-MA

Domingo

18 horas

Paysandu-PA x Náutico-PE

Segunda-feira

20 horas

Imperatriz-MA x Juventude-RS

O post Confiança bate Ypiranga nas quartas da Série C; São José e Sampaio Corrêa empatam apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Confiança bate Ypiranga nas quartas da Série C; São José e Sampaio Corrêa empatam publicado primeiro em https://istoe.com.br

Governo prevê destinar R$ 2,5 bilhões para campanhas em 2020

O Ministério da Economia prevê destinar R$ 2,5 bilhões para o fundo eleitoral, que será usado para custear gastos de candidatos a prefeito e vereadores no ano que vem. O valor é 47% maior do que o R$ 1,7 bilhão utilizado na disputa do ano passado.

Apesar do aumento previsto, metade deste montante está condicionada à aprovação do crédito suplementar, ou seja, o governo vai precisar de uma autorização especial do Congresso para cumprir.

O valor consta no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) apresentado na sexta-feira. É a partir da proposta enviada pelo governo que o Congresso define como serão gastos os recursos públicos no próximo ano.

A previsão de aumento no fundo eleitoral foi proposta no mesmo momento em que a Câmara tenta aprovar uma minirreforma eleitoral, incluindo, entre outros pontos, mais verbas para campanhas.

A minirreforma começou a ser discutida após líderes partidários verem naufragar a tentativa de elevar ainda mais o valor do fundo eleitoral para o ano que vem. A proposta era aumentar para R$ 3,7 bilhões, por meio da Lei de Diretrizes Orçamentário (LDO), um passo anterior ao projeto orçamentário apresentado ontem pelo governo. Esse plano foi abortado após críticas a uma alta de R$ 2 bilhões em relação ao valor do ano passado.

Atualmente, as campanhas são financiadas com recursos públicos de duas formas. A principal é o fundo eleitoral, que tem uso exclusivo nas disputas, e o outro é o Fundo Partidário, que é uma espécie de “mesada” com dinheiro público destinado a bancar despesas do dia a dia dos partidos, como aluguel de imóveis, passagens aéreas, realização de eventos e contratação de pessoal, mas que também pode usar para bancar gasto de candidato.

Críticas

Neste sábado, deputados criticaram o aumento previsto no Orçamento. A deputada Carla Zambelli (PSL-SP) diz que é de responsabilidade do Executivo apresentar a proposta para o Orçamento, mas que o Congresso tem o poder de barrar. “Quem tem que barrar o aumento do Fundão é o parlamento, não o Executivo. Meu voto é contra o Fundão, e do @pslnacamara, idem”, disse.

O líder do partido Novo na Câmara, Marcel Van Hattem (RS), questiona porque o governo não apenas corrigiu o fundo pela inflação. “Em lugar disso, já mandou os R$ 2,5 bilhões que se especula serão aprovados no Congresso. Óbvio que vamos contra isso ainda no plenário, mas os fatos são exatamente esses”, escreveu no Twitter.

O post Governo prevê destinar R$ 2,5 bilhões para campanhas em 2020 apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Governo prevê destinar R$ 2,5 bilhões para campanhas em 2020 publicado primeiro em https://istoe.com.br

Morre, aos 80 anos, a atriz Valerie Harper

Valerie Harper, conhecida por seu papel de Rhoda Morgenstern no sitcom Rhoda, sucesso na televisão nos anos 1970, morreu na sexta-feira, 30, após lutar contra um câncer por vários anos, segundo anunciou seu marido à agência Associated Press. A atriz fez grande sucesso numa outra série televisiva, Mary Tyler Moore Show.

Ela tinha 80 anos e ganhou três prêmios Emmy como melhor atriz coadjuvante (no Mary Tyler Moore Show) e atriz principal (em Rhoda, em que brincava com seus quilinhos a mais).

Ela anunciou que tinha câncer no cérebro em 2013, revelando aos fãs que seu médico lhe dera apenas três meses de vida.

Valeria Harper sobreviveu seis anos e, embora não atuasse nos anos recentes, emprestou sua voz a personagens de animação, como na série Os Simpsons. Fonte: Associated Press

O post Morre, aos 80 anos, a atriz Valerie Harper apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Morre, aos 80 anos, a atriz Valerie Harper publicado primeiro em https://istoe.com.br

‘Fui muito hostilizado’, desabafa lateral Victor Ferraz após vitória do Santos

Encerrada a partida contra a Chapecoense na Arena Condá, em Chapecó (SC), neste sábado, e com sua equipe voltando a vencer após três tropeços em sequência no Campeonato Brasileiro, o lateral-direito Victor Ferraz fez um desabafo, logo na saída do campo, a respeito das críticas que ele e sua equipe vinham recebendo.

“Fui muito hostilizado, sou um cara com quase 280 jogos com essa camisa mágica. Mas aguento pressão. Vim aqui e provei meu valor, fazendo mais uma partida muito boa”, comentou o jogador, em entrevista à reportagem do canal Première FC.

O capitão santista explicou que entende a irritação da torcida pelos maus resultados, especialmente com o empate cedido ao Fortaleza por 3 a 3 em um péssimo segundo tempo na rodada anterior, no estádio da Vila Belmiro, mas celebrou a vitória, que não ocorria desde a 13.ª rodada, quando o time paulista goleou o Goiás, em casa, por 6 a 1, em 4 de agosto.

“(O duelo contra a Chapecoense) Foi um jogo importante para a gente mostrar ao nosso torcedor que ficou magoado após o último jogo, que deixamos empatar. Uma equipe como o Santos não pode levar o empate ganhando de 3 a 0. Fomos criticados, de forma justa”, admitiu Victor Ferraz.

Os três pontos deste sábado em Chapecó com o triunfo de 1 a 0 recolocou, ao menos provisoriamente, o Santos na liderança do Brasileirão. Com 36 pontos, o time está três à frente do Flamengo, que neste domingo encara o Palmeiras, no Rio de Janeiro, e pode retomar a ponta se vencer, uma vez que chegaria ao mesmo número de vitórias (11), mas leva vantagem no saldo de gols (17 a 12).

O post ‘Fui muito hostilizado’, desabafa lateral Victor Ferraz após vitória do Santos apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


‘Fui muito hostilizado’, desabafa lateral Victor Ferraz após vitória do Santos publicado primeiro em https://istoe.com.br

Fumaça de queimada causa acidente com seis mortes em Martinópolis

Um colisão frontal entre um caminhão e uma van causou a morte de seis pessoas, no fim da tarde deste sábado, 31, em Martinópolis, interior de São Paulo. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, o acidente foi causado pela falta de visibilidade em razão da fumaça de uma grande queimada à margem da estrada, que invadiu a pista.

Os dois veículos pegaram fogo e as seis vítimas morreram carbonizadas.

O acidente aconteceu na rodovia Homero Severo Lins, SP-284. A van transportava pacientes de Rancharia, cidade da região, que retornavam de tratamento de hemodiálise realizado em Presidente Prudente.

O caminhão levava uma carga de chapas de vidro. Equipes do Corpo de Bombeiros e da polícia trabalharam para retirar as vítimas dos veículos em chamas.

Uma vítima, com queimaduras graves, foi levada para o Hospital Regional de Presidente Prudente. Os corpos das seis pessoas mortas foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) dessa cidade.

A prefeitura de Rancharia emitiu nota lamentando o acidente com o veículo do setor de saúde do município. “A prefeitura se solidariza com os familiares das vítimas, se colocando à disposição para prestar toda assistência necessária. Com isso, foi montada uma central de apoio no Posto de Saúde com psicólogos e assistentes sociais.”

A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o acidente.

O post Fumaça de queimada causa acidente com seis mortes em Martinópolis apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Fumaça de queimada causa acidente com seis mortes em Martinópolis publicado primeiro em https://istoe.com.br

Juve vence Napoli no Italiano após gol contra de Koulibaly

TURIM, 31 AGO (ANSA) – A segunda rodada do Campeonato Italiano foi movimentada por um grande clássico neste sábado (31). Em Turim, a Juventus bateu o Napoli por 4 a 3, após os donos da casa abrirem 3 a 0.   

Na partida realizada no Juventus Stadium, a Velha Senhora conseguiu uma vantagem de três gols com Danilo, Higuaín, Cristiano Ronaldo. No entanto, o rival reagiu e arrancou um empate em 15 minutos. Os gols do Napoli foram marcados por Manolas, Lozano e Di Lorenzo.   

A vitória da Juve, porém, foi conquistada com um gol contra do zagueiro senegalês Koulibaly, aos 47 minutos do segundo tempo, o que definiu o jogo. O confronto também marcou a estreia do zagueiro De Ligt.   

Os times estão entre os dois favoritos a lutar pelo “scudetto” desta temporada. A vitória garante 100% de aproveitamento da Juventus, que soma seis pontos e assume a liderança isolada do campeonato. Já o Napoli, que também havia estreado com vitória na primeira rodada contra a Fiorentina, desceu para a nona colocação da tabela. (ANSA)

O post Juve vence Napoli no Italiano após gol contra de Koulibaly apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Juve vence Napoli no Italiano após gol contra de Koulibaly publicado primeiro em https://istoe.com.br

Braskem se posiciona sobre contratação de advogado para monitorar votos no STF

A Braskem se posicionou na noite deste sábado, 31, sobre a contratação por R$ 2 milhões do escritório do advogado Nilton Serson, preso na Operação Carbonara Chimica, fase 63 da Lava Jato, para “monitoramento/manutenção dos votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal”. Em comunicado, a companhia “afirma que tem colaborado e fornecido informações às autoridades competentes como parte do acordo global assinado em dezembro de 2016, que engloba todos os temas relacionados à Operação Lava Jato”.

“A empresa vem fortalecendo seu sistema de conformidade e reitera seu compromisso com a atuação ética, íntegra e transparente”, diz a Braskem.

A contratação faz parte de uma investigação interna da Braskem, braço petroquímico da Odebrecht.

O documento não cita nomes de magistrados da Corte máxima e não dá detalhes sobre como este item do contrato teria sido cumprido.

O post Braskem se posiciona sobre contratação de advogado para monitorar votos no STF apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Braskem se posiciona sobre contratação de advogado para monitorar votos no STF publicado primeiro em https://istoe.com.br

Em Curitiba, Athletico-PR derrota o Ceará por 1 a 0 e se reabilita no Brasileirão

Sem poupar os titulares para o jogo de quarta-feira contra o Grêmio, pela semifinal da Copa do Brasil, o Athletico-PR reencontrou o caminho das vitórias no Campeonato Brasileiro neste sábado ao bater o Ceará por 1 a 0, na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 17.ª rodada.

O Athletico-PR vinha de quatro derrotas nos últimos cinco jogos – uma delas por 2 a 0 diante do Grêmio, em Porto Alegre, na partida de ida da semifinal da Copa do Brasil. A vitória coloca o time paranaense na oitava colocação com 25 pontos, dois a menos que o sexto colocado Atlético-MG.

Por outro lado, o Ceará não conseguiu entrar na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. Essa foi a terceira derrota seguida do time alvinegro, que estacionou nos 20 pontos e está na 13.ª colocação.

Jogando em casa e precisando da reabilitação para não perder o pelotão da frente de vista, o Athletico-PR começou a partida encurralando o Ceará. Faltava, porém, o time rubro-negro paranaense criar lances de perigo. Aos 23 minutos, Rony passou por Cristovam e bateu para boa defesa do goleiro Diogo Silva.

Em uma de suas poucas subidas, o Ceará quase abriu o placar com Thiago Galhardo, que bateu e o goleiro Santos espalmou pela linha de fundo. Na sequência, cada time reclamou de um pênalti não marcado pelo árbitro gaúcho Leandro Pedro Vuaden.

Quando parecia que o primeiro tempo terminaria empatado, o Athletico-PR abriu o placar aos 49 minutos. O argentino Marco Ruben recebeu de Rony e cruzou rasteiro para dentro da área. Nikão chegou batendo de primeira e Diogo Silva nada pôde fazer.

Logo aos quatro minutos da segunda etapa, Nikão aproveitou falha de Diogo Silva e estufou as redes, mas o árbitro anulou depois de ter sido avisado pelo VAR (árbitro de vídeo) que a bola pegou na mão do atacante.

Do outro lado, em uma falha de Pedro Henrique, Felippe Cardoso recebeu dentro da área e exigiu boa defesa de Santos. O Ceará ia começando a gostar do jogo. Chico cobrou falta e o goleiro atleticano espalmou para longe.

Aproveitando a vantagem no placar, o Athletico-PR valorizou a posse de bola nos minutos finais, sem dar chances para o Ceará buscar o empate.

O Athletico-PR volta a campo no próximo domingo contra o Santos, às 16 horas, no estádio da Vila Belmiro, em Santos, enquanto que o Ceará enfrenta o Corinthians, às 11 horas do sábado, na Arena Corinthians, em São Paulo. Os jogos são válidos pela 18.ª rodada, a penúltima do primeiro turno.

FICHA TÉCNICA

ATHLETICO-PR 1 x 0 CEARÁ

ATHLETICO-PR – Santos; Madson, Pedro Henrique, Bambu e Adriano (Márcio Azevedo); Wellington, Bruno Guimarães e Nikão; Marcelo Cirino (Léo Cittadini), Rony e Marco Ruben (Tonny Anderson). Técnico: Tiago Nunes.

CEARÁ – Diogo Silva; Cristovam, Valdo, Tiago Alves e João Lucas; Fabinho, Pedro Ken (Bergson), Thiago Galhardo (Wescley); Fernando Sobral, Mateus Gonçalves (Chico) e Felippe Cardoso. Técnico: Enderson Moreira.

GOL – Nikão, aos 49 minutos do primeiro tempo.

CARTÕES AMARELOS – Wellington (Athletico-PR); Chico, Cristovam e Mateus Gonçalves (Ceará).

ÁRBITRO – Leandro Pedro Vuaden (RS).

RENDA – R$ 142.860,00.

PÚBLICO – 10.075 torcedores.

LOCAL – Arena da Baixada, em Curitiba (PR).

O post Em Curitiba, Athletico-PR derrota o Ceará por 1 a 0 e se reabilita no Brasileirão apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Em Curitiba, Athletico-PR derrota o Ceará por 1 a 0 e se reabilita no Brasileirão publicado primeiro em https://istoe.com.br

Em Chapecó, gol contra encerra jejum e devolve a liderança provisória ao Santos

Longe de ser brilhante e com um gol contra do zagueiro Gum, o Santos, enfim, voltou a vencer no Campeonato Brasileiro, neste sábado, após três partidas. E a vitória por 1 a 0 diante da Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó (SC), pela 17.ª rodada, recolocou, ao menos provisoriamente, a equipe do técnico argentino Jorge Sampaoli na liderança.

Depois de perder duas partidas (contra São Paulo e Cruzeiro) e empatar uma em casa (Fortaleza), o time da Baixada Santista chegou aos 36 pontos depois de 17 rodadas e agora aguarda por um tropeço do Flamengo diante do Palmeiras, neste domingo, no estádio do Maracanã, no Rio de janeiro, para confirmar a volta à ponta da competição. Já a equipe de Chapecó estacionou nos 14 pontos, abrindo a zona de rebaixamento, em 17.º lugar na tabela de classificação.

O Santos fez um primeiro tempo com maior posse de bola que o adversário (56% a 44%), mas sem necessariamente apostar em uma abordagem mais agressiva no campo de ataque. Defendendo com uma última linha de cinco jogadores, por sua vez, a Chapecoense também não se expunha muito. Com isso, pouquíssimos lances de perigo foram criados na primeira etapa.

Para o time da casa, o lance que mais o aproximou do gol foi uma jogada revisada pelo VAR e pelo árbitro carioca Bruno Arleu de Araújo, aos 32 minutos. O possível pênalti, em bola disputada pelo alto entre Lucas Veríssimo e Everaldo, no entanto, foi descartado pela equipe de arbitragem.

No momento mais marcante para os santistas, a conclusão do lance foi positiva para a equipe visitante. Aos 38 minutos, a ideia de avançar, com a posse de bola, tendo Felipe Jonatan pela ala esquerda em uma espécie de 3-4-3, pensada por Sampaoli, funcionou. Centralizado, ele iludiu a defesa catarinense abrindo o lance para Soteldo na esquerda. O ponta tentou levantar para o meio da área, mas no meio do caminho a bola foi desviada pelo zagueiro Gum em direção ao próprio gol, tirando o goleiro Tiepo da jogada: 1 a 0.

O erro do defensor da Chapecoense só não foi mais grave do que a falha capital da arbitragem ao não detectar uma irregularidade na origem do lance, com Victor Ferraz recebendo uma bola em impedimento. A jogada recomeçou com a retomada da posse santista e passou ilesa até mesmo pelo VAR.

A volta do intervalo era de um total marasmo até os 15 minutos, à exceção de uma cabeçada de Lucas Veríssimo que passou bem próxima ao gol de Tiepo. Tanto que o próprio Sampaoli realizou duas alterações ao mesmo tempo, colocando o uruguaio Carlos Sánchez e Alison nos lugares, respectivamente, de Felipe Jonatan e do paraguaio Derlis González.

Do lado catarinense, o interino Emerson Cris retirou um dos três zagueiros, Rafael Pereira, para incluir o atacante Henrique Almeida. A alteração parece ter ajudado a abrir um pouco mais o campo para o ataque da equipe da casa, com o próprio jogador que veio do banco de reservas, mandando um chute perigoso da entrada da área aos 22 minutos.

Por sua vez, a equipe paulista, com mais espaço e apostando na velocidade de Soteldo, que caia ora pela esquerda ora pela direita do ataque, respondia em contragolpes velozes. Aos 25, aos 28 e aos 40 minutos, Eduardo Sasha desperdiçou três ótimas chances, todas evitadas por Tiepo.

A última cartada de Emerson Cris foi a retirada de mais um zagueiro, Gum, para a entrada do meia Diego Torres. A equipe anfitriã passou a atacar com muito mais jogadores, mas o conceito era um só: bola alçada na área, o que acabou não resultando em nova mudança no placar.

As duas equipes voltam a campo pelo Brasileirão no domingo, dia 8 de setembro. Enquanto o Santos recebe o Athletico-PR, às 16 horas, no estádio da Vila Belmiro, em Santos, a Chapecoense vai até Maceió para encarar o CSA, às 19 horas, no estádio Rei Pelé.

FICHA TÉCNICA

CHAPECOENSE 0 x 1 SANTOS

CHAPECOENSE – Tiepo; Gum (Diego Torres), Maurício Ramos e Rafael Pereira (Henrique Almeida); Eduardo, Márcio Araújo, Gustavo Campanharo, Camilo (Aylon), Arthur Gomes e Bruno Pacheco; Everaldo. Técnico: Emerson Cris (interino).

SANTOS – Everson; Lucas Veríssimo, Aguilar e Gustavo Henrique; Victor Ferraz, Diego Pituca, Evandro (Jean Mota) e Felipe Jonatan (Carlos Sánchez); Derlis González (Alison), Eduardo Sasha e Soteldo. Técnico: Jorge Sampaoli.

GOL – Gum (contra), aos 38 minutos do primeiro tempo.

CARTÕES AMARELOS – Arthur Gomes e Eduardo (Chapecoense); Diego Pituca, Everson, Victor Ferraz e Soteldo (Santos).

ÁRBITRO – Bruno Arleu de Araújo (RJ).

RENDA – R$ 236.995,00.

PÚBLICO – 9.053 pagantes.

LOCAL – Arena Condá, em Chapecó (SC).

O post Em Chapecó, gol contra encerra jejum e devolve a liderança provisória ao Santos apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Em Chapecó, gol contra encerra jejum e devolve a liderança provisória ao Santos publicado primeiro em https://istoe.com.br

Bragantino vence Brasil-RS e amplia ainda mais a vantagem na liderança da Série B

O Bragantino segue “nadando de braçada” na Série B do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, em um dos jogos que fechou a 20.ª rodada, o time paulista recebeu e venceu o Brasil, de Pelotas (RS), pelo placar de 2 a 1, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP), para se manter ainda mais isolado na liderança, encaminhando cada vez mais o seu acesso.

Com a vitória, o Bragantino chegou aos 41 pontos e contou com a derrota do Coritiba para a Ponte Preta para abrir ainda mais distância do segundo colocado: que agora é de sete pontos. São 10 para o Cuiabá, o atual quinto colocado.

Já o Brasil-RS vive um momento totalmente diferente. No meio da tabela de classificação, na 12.ª colocação, o time gaúcho tem 25 pontos. Segue em recuperação e de olho em se afastar da zona de rebaixamento.

O Bragantino começou a partida tendo mais posse de bola, tomando às rédeas do duelo e criando as melhores chances nos primeiros minutos do primeiro tempo. A melhor saiu aos 11, quando Edimar cobrou falta e Carlos Eduardo defendeu parcialmente. Morato pegou o rebote, mas chutou para fora. Do outro lado, o Brasil-RS apostava em contra-ataques rápidos e bolas alçadas na área para tentar responder.

Apesar disso, o placar só foi sair do zero aos 40 minutos. Edimar recebeu na área e cruzou rasteiro. O zagueiro Bruno Aguiar tentou afastar de carrinho e acabou mandando para a sua meta, em um gol contra. Enquanto os donos da casa ainda comemoravam, o Brasil-RS chegou ao empate. Aos 43, após cobrança de escanteio, Carlos Jatobá apareceu na área e testou firme para o fundo das redes. Por isso, o primeiro tempo terminou empatado por 1 a 1.

Após o intervalo, o Bragantino voltou focado em marcar mais um gol para ficar com a vitória. Logo aos 13 minutos, levou perigo em uma cabeçada de Matheus Peixoto, que passou perto do travessão, mas saiu por cima. No lance seguinte, porém, Claudinho não perdoou. Aos 15, Wesley recebeu na área e cruzou rasteiro para o atacante que chegou chutando no contrapé do goleiro, que nada pôde fazer.

A partir daí, o time da casa passou a trocar passes no meio de campo para segurar a vitória e o ritmo do duelo caiu bruscamente. Nos minutos finais, o Brasil-RS até tentou exercer uma pressão para chegar ao empate, mas sem sucesso. Até por conta disso, a partida terminou mesmo com a vitória do cada vez mais líder Bragantino por 2 a 1.

Os dois times voltam a campo no decorrer da próxima semana para a 21.ª rodada. Nesta terça-feira, o Brasil-RS recebe o Londrina, no estádio Bento de Freitas, às 19h15. No outro sábado, o Bragantino visita o Sport, no estádio da Ilha do Retiro, no Recife, às 19 horas.

FICHA TÉCNICA

BRAGANTINO 2 x 1 BRASIL-RS

BRAGANTINO – Júlio César; Aderlan, Anderson Marques, Rayan e Edimar; Barreto, Uillian Coreia e Claudinho; Morato (Vitinho), Wesley (Bruno Tubarão) e Matheus Peixoto (Thiago Ribeiro). Técnico: Antônio Carlos Zago.

BRASIL-RS – Carlos Eduardo; Ednei, Leandro Camilo, Bruno Aguiar e Willian Formiga; Carlos Jatobá, Leandro Leite (Eduardo Person), Diego Oliveira (Maicon Assis) e Murilo Rangel; Rodrigo Alves e Cristian (Daniel Cruz). Técnico: Bolívar.

GOLS – Bruno Aguiar (contra), aos 40, e Carlos Jatobá, aos 43 minutos do primeiro tempo; Claudinho, aos 15 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Morato e Vitinho (Bragantino); Leandro Camilo, Bruno Aguiar, Leandro Leite e Maicon Assis (Brasil-RS).

CARTÃO VERMELHO – Willian Formiga (Brasil-RS).

ÁRBITRO – Paulo Henrique de Melo Salmazio (MS).

RENDA – R$ 42.460,00.

PÚBLICO – 6.161 pagantes.

LOCAL – Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP).

O post Bragantino vence Brasil-RS e amplia ainda mais a vantagem na liderança da Série B apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Bragantino vence Brasil-RS e amplia ainda mais a vantagem na liderança da Série B publicado primeiro em https://istoe.com.br

Ataque com faca deixa morto e ao menos 8 feridos na França

PARIS, 31 AGO (ANSA) – Pelo menos um jovem de 19 anos morreu e outras oito pessoas ficaram feridas neste sábado (31) após um homem atacá-los com uma faca e um espeto de churrasco nos arredores de Lyon, na França. O ataque ocorreu por volta das 17h (horário local) em frente à estação de metrô Laurent-Bonnevay, na cidade de Villeurbane, no centro do país, onde diversas pessoas esperavam o ônibus.   

De acordo com as autoridades, entre os feridos, três estão em estado grave. A polícia informou que o suposto agressor foi preso sob acusação de homicídio e tentativa de homicídio. Ele seria um imigrante afegão de 33 anos que buscava asilo. A procuradoria especial antiterrorismo não está no caso, mas ainda assim as autoridades investigam se o crime tem ligação com terrorismo.   

Em Lyon, o último ataque foi registrado em maio passado, quando um pacote bomba foi detonado diante de uma padaria e deixou 14 feridos. O suspeito, o argelino radicalizado Mohamed Hichem Medjoub, foi preso três dias depois. Em depoimento à polícia, ele disse aos investigadores que havia jurado lealdade ao grupo jihadista Estado Islâmico (EI) (ANSA).   

O post Ataque com faca deixa morto e ao menos 8 feridos na França apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Ataque com faca deixa morto e ao menos 8 feridos na França publicado primeiro em https://istoe.com.br

América-MG e Operário-PR fazem jogo amarrado e empatam sem gols no Independência

América-MG e Operário-PR fecharam a 20.ª rodada, que abriu o returno do Campeonato Brasileiro da Série B, com um empate por 0 a 0, neste sábado, no estádio Independência, em Belo Horizonte. Em recuperação, agora com oito jogos invicto, o time mineiro, que vinha de três vitórias em casa, aparece na 13.ª posição com 25 pontos. Do outro lado, o clube paranaense segue perto do G4 – a zona de classificação – com 29 em oitavo.

No primeiro tempo, o Operário-PR surpreendeu com uma eficiente marcação e chegando bem em condições de finalizar com perigo. Tanto que o goleiro Jori, do time mineiro, fez boas defesas e evitou que o placar fosse aberto. De outro lado, o América-MG errava muitos passes e não conseguia sair da marcação paranaense. Apesar de ambos utilizaram ao mesmo esquema tático (4-3-3), o visitante jogou melhor.

No segundo tempo, o América-MG avançou a marcação. Mas manteve a mesma dificuldade na troca de passe, não chegando com perigo ao goleiro adversário. Neto Berola entrou no lugar do meia Diego Ferreira, dando a impressão de que o time mineiro fosse melhor. Puro engano. O empate parecia agradar os dois técnicos, que demoraram demais para promover trocas nas equipes.

Na 21.ª rodada, o América-MG vai enfrentar o Botafogo-SP no próximo sábado, às 11 horas, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP). No mesmo dia, a partir das 16h30, o Operário-PR vai receber o Cuiabá, em Ponta Grossa (PR).

FICHA TÉCNICA

AMÉRICA-MG 0 x 0 OPERÁRIO-PR

AMÉRICA-MG – Jori; Leandro Silva, Paulão, Ricardo Silva e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho e Diego Ferreira (Neto Berola); Marcelo Toscano (Willian Maranhão), Felipe Azevedo (França) e Júnior Viçosa. Técnico: Felipe Conceição.

OPERÁRIO-PR – Rodrigo Viana; Maílton, Alisson, Rodrigo e Allan Vieira; Jardel, Índio e Marcelo (Rafael Chorão); Cleyton, Felipe Augusto (Schumacher) e Lucas Batatinha (Cléo Silva). Técnico: Gerson Gusmão.

CARTÕES AMARELOS Ricardo Silva, Leandro Silva e Marcelo Toscano (América-MG); Maílton, Lucas Batatinha e Allan Vieira (Operário-PR).

ÁRBITRO – Antônio Dib Moraes de Sousa (PI).

RENDA – R$ 16.314,00.

PÚBLICO – 3.142 torcedores.

LOCAL – Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG).

O post América-MG e Operário-PR fazem jogo amarrado e empatam sem gols no Independência apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


América-MG e Operário-PR fazem jogo amarrado e empatam sem gols no Independência publicado primeiro em https://istoe.com.br

Ataque a tiros no Texas deixa pelo menos 5 mortos e 21 feridos

Pelo menos cinco pessoas morreram em um grande ataque a tiros que deixou 21 vítimas, informou a polícia do estado do Texas, nos EUA.

“Temos pelos menos 21 vítimas, 21 vítimas dos tiros, e pelo menos cinco mortos neste momento”, disse o delegado da polícia de Odessa, Michael Gerke, à imprensa.

Três policiais ficaram feridos no incidente, que começou em um semáforo, disse ele. O suspeito morreu em uma troca de tiros com agentes.

O ataque ocorre menos de um mês após um atirador assassinar 22 pessoas em El Paso, também no Texas, a 480 km de Odessa.

Mais cedo, a polícia tinha publicado em sua página no Facebook que “um indivíduo (possivelmente dois) está dirigindo neste momento por Odessa atirando em pessoas aleatórias”. O veículo pertenceria ao Serviço Postal dos Estados Unidos.

Alguns dos tiros foram disparados da rodovia Interstate 20, que liga Odessa a Midland, onde vários carros ficaram com marcas de balas.

O presidente americano Donald Trump disse pelo Twitter que tinha sido informado do ataque pelo procurador-geral Bill Barr e que o FBI está atuando no caso.

No ataque recente no Walmart de El Paso, muitas das vítimas eram latinas. Na ocasião, o atirador Patrick Crusis, de 21 anos, foi preso e disse à polícia que estava mirando nos “mexicanos”.

A tragédia em El Paso se baseou na retórica antimexicana “racista” em um país que “sempre foi uma terra de oportunidades para todos os recém-chegados”, disse Jesus Seade, subsecretário do Ministério das Relações Exteriores do México para a América do Norte, em um funeral após o ataque.

Críticos de Trump o acusaram de alimentar esse ódio.

O tiroteio em El Paso aconteceu horas antes de um atirador em Dayton, Ohio, matar nove pessoas, reacendendo pedidos de controle de armas nos Estados Unidos, onde as armas de fogo foram ligadas a quase 40.000 mortes em 2017.

“Precisamos acabar com essa epidemia”, afirmou o ex-deputado pelo Texas, Beto O’Rourke, no Twitter.

Pré-candidato à presidência pelo Partido Democrata, o político manifestou seu pesar “a todos no Oeste do Texas que precisam enfrentar isso novamente”.

O post Ataque a tiros no Texas deixa pelo menos 5 mortos e 21 feridos apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Ataque a tiros no Texas deixa pelo menos 5 mortos e 21 feridos publicado primeiro em https://istoe.com.br

Procuradores reagem a Bolsonaro e dizem que são eleitos antes de nomeados

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) destacou neste sábado, 31, que a escolha dos procuradores regionais – eleitorais e dos direitos dos cidadãos – e dos procuradores-chefes nos Estados é feita mediante eleição. A entidade divulgou nota após o presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmar ter recebido informações de que procuradora-geral da República, Raquel Dodge, cujo mandato termina em setembro, estaria fazendo indicações para cargos a serem preenchidos após sua saída da chefia do Ministério Público Federal.

Na porta do Palácio da Alvorada, o presidente afirmou a jornalistas no fim desta manhã: “Supondo que ela não seja reconduzida, vai chegar (um novo procurador-geral da República) num ministério montado, com mandato. Não sei se é legal ou não isso, mas não posso ter um PGR que chega lá e não pode mexer em nada.”

Em nota, a associação de procuradores indicou que o método de realização de eleições antes da nomeação foi definido pela Portaria da PGR nº 588, de 2003.

O artigo 1º da portaria indica que a designação, pelo Procurador-Geral da República, do Procurador-Chefe, do Procurador Regional Eleitoral e do Procurador Regional dos Direitos do Cidadão decorrerá de processo seletivo.

Em resposta ao presidente, a entidade explica ainda que procedimentos de escolha para a ocupação de tais cargos foram deflagrados no Estados em razão da proximidade do fim dos mandatos dos atuais procuradores.

A associação reforçou que os processos estão sendo realizados no tempo devido e que os resultados das eleições fundamentam as nomeações feita pela Procuradoria Geral da República.

Segundo a ANPR o procedimento tem como finalidade mandatos garantir o princípio democrático e também é realizado nas eleições internas para a composição das Câmaras de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal.

“A ANPR reforça o caráter democrático do MPF e refuta qualquer insinuação de que as funções acima referidas possam vir a ser alvo de escolhas casuísticas, que desconsiderem o princípio democrático e busquem atender a interesses do Poder Executivo”, afirmou a associação.

O post Procuradores reagem a Bolsonaro e dizem que são eleitos antes de nomeados apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Procuradores reagem a Bolsonaro e dizem que são eleitos antes de nomeados publicado primeiro em https://istoe.com.br

Marcelo Melo passa às oitavas nas duplas no US Open; Bruno Soares é eliminado

O tênis brasileiro teve altos e baixos neste sábado nas chaves de duplas no US Open, o quarto e último Grand Slam da temporada, em Nova York. No torneio masculino, o mineiro Marcelo Melo e seu parceiro, o polonês Lukasz Kubot, venceram mais uma e avançaram às oitavas de final. Coisa que o conterrâneo Bruno Soares, junto com o croata Mate Pavic, não fez e acabou eliminado na segunda rodada. Nas duplas mistas, o gaúcho Marcelo Demoliner também se despediu.

Cabeças de chave número 2, Melo e Kubot derrotaram o eslovaco Jozef Kovalik e o espanhol Albert Ramos-Viñolas por 2 sets a 0 – com parciais de 6/3 e 6/4, em 1 hora e 11 minutos. Os próximos adversários em Flushing Meadows serão o argentino Leonardo Mayer e o português João Sousa, que ganharam do finlandês Henri Kontinen e do australiano John Peers (cabeças 14) por 2 a 1 – parciais de 3/6, 6/3 e 7/6 (7/4).

Com os quatro jogos disputados na conquista do título do ATP 250 de Winston-Salem, na semana passada, também nos Estados Unidos, e os dois agora em Nova York, Melo e Kubot somam seis vitórias seguidas. Jogos em que têm tido muita concentração, impondo o seu ritmo para superar os adversários e confirmar o favoritismo.

Esta é a 13.ª participação de Marcelo Melo no US Open, em que foi vice no ano passado com Kubot e duas vezes semifinalista (ambas com o croata Ivan Dodig, em 2013 e 2014). Em Grand Slam, já comemorou dois títulos – em Wimbledon-2017, com Kubot, e em Roland Garros-2015, com Dodig.

Mais tarde, foi a vez de Bruno Soares em quadra. Mas ele e Pavic perderam para o salvadorenho Marcelo Arevalo e o britânico Jonny O’Mara por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/5) e 6/4, pela segunda rodada. O brasileiro ainda permanece na competição de duplas mistas.

“Foi uma pena. Foi mais um jogo em que a história se repete. Jogamos melhor do que eles no primeiro set, mas faltou capitalizar. Infelizmente não conseguimos matar o primeiro set e custou o jogo. Eles jogaram super bem o segundo. Fica o gostinho de quero mais. Estamos muito perto de começar a jogar muito bem e de conquistar algo grande. É o momento de ter paciência, seguir trabalhando duro e reverter essa situação”, analisou o brasileiro.

Bruno Soares segue em Nova York, na competição de duplas mistas, ao lado da norte-americana Nicole Melichar. “Vamos aproveitar o que ainda temos de oportunidade aqui no US Open e seguir com tudo”, completou.

Nesta chave de duplas mistas, Marcelo Demoliner, ao lado da chinesa Yingying Duan, caiu na segunda rodada para a parceria formada pelo holandês Wesley Koolhof e pela checa Kveta Peschke, cabeças de chave número 8, por 2 sets a 1 – com parciais de 7/5, 4/6 e 10 a 7 no match tie-break.

O post Marcelo Melo passa às oitavas nas duplas no US Open; Bruno Soares é eliminado apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Marcelo Melo passa às oitavas nas duplas no US Open; Bruno Soares é eliminado publicado primeiro em https://istoe.com.br

CSA encara o Bahia em Salvador para confirmar boa fase no Brasileirão

Podendo enfim se aproximar de seus principais rivais na luta para sair da zona de rebaixamento, o CSA tenta confirmar a boa fase no Campeonato Brasileiro na partida frente ao Bahia, marcado para este sábado, às 17h, na Arena Fonte Nova, pela 17ª rodada. O técnico Argel Fucks não vai poder contar com o zagueiro Luciano Castán e o volante João Vitor, suspensos. Isso sem falar em Nilton e Ricardo Bueno, machucados.

Durante a semana, o comandante tentou preservar os jogadores mais desgastados, mas deverá colocar em campo o que tem de melhor. Sendo assim, Apodi retorna ao lado direito da equipe, adiantando Dawhan para o meio-campo. Ronaldo Alves completa o miolo de zaga, ao lado de Alan Costa.

Existia ainda uma preocupação em cima do atacante Alecsandro. O jogador, no entanto, acabou se recuperando de uma virose e foi relacionado para a partida. Ele treinou normalmente na última sexta-feira e certamente será utilizá-lo por Argel Fucks.

“Já estou bem melhor. Fiquei muito debilitado no início da semana, mas me recuperei bem. O Bahia é uma equipe forte, mas temos feitos bons jogos nas últimas rodadas. Vamos fazer o possível para sair de lá com a vitória”, disse Alecsandro, em sintonia com o técnico Argel.

“Não tem segredo. Quem treina, joga. É assim que trabalhamos. Todos aqui vão ter oportunidade e queremos que essa briga sadia por posição continue, pois assim apenas o CSA tem a ganhar. Trabalhamos bastante durante a semana e estamos preparados para encarar um adversário que sabe aproveitar muito bem do fator casa. Estamos vivendo um bom momento, mas continuamos em um situação aonde só a vitória nos interessa”, afirmou o treinador.

Vindo de um empate com o Cruzeiro por 1 a 1, o CSA aparece ainda na penúltima colocação, com 12 pontos, a três da própria equipe mineira, a primeira fora da zona de rebaixamento.

O post CSA encara o Bahia em Salvador para confirmar boa fase no Brasileirão apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


CSA encara o Bahia em Salvador para confirmar boa fase no Brasileirão publicado primeiro em https://istoe.com.br

Ceará tenta superar baixas para vencer e passar o Athletico-PR na tabela

Depois de duas derrotas seguidas no Brasileirão, o Ceará tentará se recuperar em confronto direto contra o Athletico-PR, marcado para as 19 horas deste sábado, na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 17ª rodada. Em 13º lugar, com 20 pontos, o time cearense tem dois pontos a menos que o adversário, décimo colocado. Uma vitória, portanto, garante a ultrapassagem, mas a missão não deve ser fácil, até porque o técnico Enderson Moreira não contará com força máxima.

O Ceará terá pelo menos cinco mudanças. A lista de relacionados, divulgada na noite da última quinta-feira, surpreendeu pela ausência de Ricardinho e Lima, jogadores que estão entre os mais utilizados nas últimas partidas. A dupla será poupada por apresentar alto nível de desgaste. Willian Oliveira e Pedro Ken brigam pela vaga no meio, enquanto Wescley deve entrar no ataque.

“A gente prepara todo mundo para essas situações. Não tem que lamentar quem está de fora e, sim, passar confiança para quem vai entrar. Deixamos de ter alguns atletas com determinadas características, mas ganhamos com outras”, avaliou Enderson.

As baixas não param por aí. Com virose, o lateral-direito Samuel Xavier foi vetado pelo departamento médico, assim como o atacante Leandro Carvalho, que ainda se recupera da pancada sofrida na cabeça. O zagueiro Luiz Otávio segue lesionado.

Na lateral-direita, Cristovam aparece como primeira alternativa. Já no ataque, Mateus Gonçalves tem tudo para ser o substituto de Leandro Carvalho. Essa alteração foi feita por Enderson Moreira durante o último jogo. Tiago Alves continua como companheiro de Valdo na defesa.

O post Ceará tenta superar baixas para vencer e passar o Athletico-PR na tabela apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Ceará tenta superar baixas para vencer e passar o Athletico-PR na tabela publicado primeiro em https://istoe.com.br

Com o G6 na mira, Bahia defende série invicta em jogo contra o CSA

Sem perder há seis jogos no Brasileirão, com quatro empates e duas vitórias, o Bahia se permite sonhar alto. Apesar de não ter chances de alcançar o G6 até o fim da 17ª rodada, o time comandado por Roger Machado pode entrar de vez na briga caso vença o CSA, em jogo marcado para as 17 horas deste sábado, na Arena Fonte Nova.

Em oitavo lugar, com 24 pontos, o Bahia tem três pontos a menos que o Atlético-MG, último time dentro do G6. Apesar de ter a possibilidade de igualar a pontuação dos atleticanos, a equipe baiana não pode ultrapassá-los porque tem uma desvantagem de 6 a 8 no número de vitórias. Adversário de sábado, o CSA é o vice-lanterna, com 12.

Roger Machado resolveu fazer mistério quanto ao time que mandará a campo. Durante os treinamentos da semana, ele chegou a montar uma escalação com o meia Alejandro Guerra no lugar de Ronaldo, dando sinais de que pode abandonar a formação com três volantes, mas não confirmou a presença do venezuelano no time titular.

“O Guerra é um bom jogador, que tem muita dinâmica no meio de campo. Pode se encaixar de diferentes formas, pode ser por dentro, aberto. Jogador que já jogou contra o Cruzeiro, porque perdemos um e não queria ir para trás. Coloquei ele como segundo homem de meio, função para ser quase um médio volante, defender, mas descolar da linha e atacar, manter a posse e chegar ao ataque”, avaliou Roger.

Fora essa dúvida, o time não deve ser muito diferente do que venceu o Atlético-MG na rodada passada. Ainda em recuperação de lesão, o zagueiro Ernando e o atacante Rogério continuam como desfalques.

O post Com o G6 na mira, Bahia defende série invicta em jogo contra o CSA apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Com o G6 na mira, Bahia defende série invicta em jogo contra o CSA publicado primeiro em https://istoe.com.br

Djokovic vence e avança às oitavas do US Open “quase sem dores”

O tenista sérvio Novak Djokovic venceu nesta sexta-feira o americano Denis Kudla sem sustos, por 3 sets a 0, parciais de 6-3, 6-4 e 6-2 garantindo sua vaga nas oitavas de final do US Open.

“Estou aqui, vamos jogar”, disse Djokovic antes de entrar na quadra central.

Na terceira rodada, diante do argentino Juan Ignacio Londero, o sérvio, número 1 do mundo, disse estar sentindo uma dor forte em seu ombro esquerdo, o que chegou a ameaçar a sua permanência no torneio.

Mas após 48 horas de recuperação, ‘Nole’ conseguiu superar Kudla e os problemas trazidos pela lesão.

“O que me deixa feliz é ter acabado o jogo quase sem dores. Meu ombro (direito) me incomoda há duas semanas e principalmente no último jogo. Eu não treinei ontem (quinta-feira)”, declarou.

Na próxima rodada Djokovic vai enfrentar o suíço Stanislas Wawrinka que avançou ao derrotar o italiano Paolo Lorenzi.

jt/cl/aam

O post Djokovic vence e avança às oitavas do US Open “quase sem dores” apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Djokovic vence e avança às oitavas do US Open “quase sem dores” publicado primeiro em https://istoe.com.br

Sem reclamar de dores, Djokovic vence americano e encara Wawrinka no US Open

Sem reclamar de dores no ombro esquerdo, o tenista sérvio Novak Djokovic fez sua melhor exibição no US Open, na noite desta sexta-feira, ao superar o norte-americano Denis Kudla por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/4 e 6/2, em 2h03min. Nas oitavas de final, o número 1 do mundo vai enfrentar o suíço Stan Wawrinka.

Djokovic virou dúvida neste US Open ao reclamar de fortes dores no ombro e receber atendimento médico em quadra em sua última partida. Ele foi submetido a exames, que não detectaram lesão. Mesmo assim, o sérvio preocupava para a partida desta sexta. No entanto, ele disputou toda a partida sem demonstrar sinais de dores.

Ao fim do duelo, disse que evitou treinar na quinta para se poupar e confirmou que jogou nesta noite sem maiores dificuldades. Contudo, evitou dar detalhes sobre sua condição física. Seu preparo físico será colocado a prova na próxima partida. Wawrinka foi campeão em Nova York em 2016 e ocupa atualmente a 24ª posição do ranking.

No confronto direto, o sérvio leva vantagem. O atual campeão do US Open soma 19 triunfos, contra apenas cinco do adversário. O tenista da Suíça avançou na chave ao derrotar o italiano Paolo Lorenzi por 3 a 0, com parciais de 6/4, 7/6 (11/9) e 7/6 (7/4).

Para se manter na briga pelo título, o líder do ranking mostrou quase todo o seu arsenal em quadra: bons saques, agilidade no fundo de quadra, ótimas devoluções e subidas eficientes à rede. Neste ritmo, obteve quatro quebras de saque e não perdeu o serviço em nenhum momento da partida.

O favorito terminou o duelo com 34 bolas vencedoras, contra 25 do americano, 111º do ranking. E anotou 31 erros não forçados, diante de 26. O ponto baixo da atuação do sérvio foi a irregularidade no saque. Ele registrou oito duplas faltas e apenas seis aces.

Mais cedo, o búlgaro Grigor Dimitrov avançou ao derrotar o polonês Kamil Majchrzak por 7/5, 7/6 (10/8) e 6/2. Nas oitavas, o ex-Top 10 terá pela frente o australiano Alex de Minaur. Já o alemão Dominik Koepfer eliminou o georgiano Nikoloz Basilashvili (17º cabeça de chave) por 6/3, 7/6 (7/5), 4/6 e 6/1.

Roger Federer, que entrou em quadra no início da rodada, conheceu seu próximo adversário. Será o belga David Goffin, que avançou ao superar o espanhol Pablo Carreño Busta por 7/6 (7/5), 7/6 (11/9) e 7/5. Eles vão reeditar a final do Torneio de Halle, na grama alemã, onde o suíço levou a melhor neste ano.

No feminino, avançaram a ucraniana Elina Svitolina e a local Madison Keys. A primeira, atual número cinco do mundo, superou a compatriota Dayana Yastremska por 6/2 e 6/0. E Keys, também num confronto nacional, despachou Sofia Kenin por 6/3 e 7/5.

DUPLAS – O Brasil faturou três vitórias nas chaves de duplas nesta sexta. Bruno Soares foi quem mais venceu, nas duplas masculinas e também nas mistas. Com o croata Mate Pavic, derrotou os chilenos Cristian Garin e Nicolas Jarry por 3/6, 7/5 e 6/0. Na sequência, o dono de dois títulos do US Open nas duplas mistas, se juntou à local Nicole Melichar para superar os taiwaneses Su Wei Hsieh e Chen Peng por 6/0 e 6/4.

“Hoje foi um dia de superação, com certeza. Viramos na garra e na atitude”, disse o brasileiro, referindo-se à estreia nas duplas masculinas. “Terminei o dia com tudo. Nunca é tão fácil uma estreia, mas foi um placar bem mais tranquilo. Joguei um pouco mais solto e foi bom de mais.”

Marcelo Melo, por sua vez, derrotou o ucraniano Denys Molchanov e o neozelandês Artem Sitak por 6/2 e 6/4, ao lado do polonês Lukasz Kubot. Os próximos adversários serão o eslovaco Josef Kovalik e o espanhol Albert Ramos-Vinolas.

“Fizemos um belo jogo, diante de dois duplistas que vêm jogando bem também. O importante é seguir nesse ritmo que temos mantido desde a semana passada, com o título em Winston-Salem. Muitos brasileiros aqui torcendo. Agora é focar na próxima rodada”, comentou o brasileiro.

O post Sem reclamar de dores, Djokovic vence americano e encara Wawrinka no US Open apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Sem reclamar de dores, Djokovic vence americano e encara Wawrinka no US Open publicado primeiro em https://istoe.com.br

Manchester United empresta zagueiro Smalling à Roma

Derby Arsenal-Tottenham é destaque da rodada na Premier league

Chiellini sofre grave lesão no joelho e desfalca Juve e Itália

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Em estreia de técnico, Criciúma segura empate com o Cuiabá

O Cuiabá pressionou durante toda a partida, mas não conseguiu tirar o zero do placar e ficou no empate sem gols contra o Criciúma, na noite desta sexta-feira, na Arena Pantanal, pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o time da casa dorme dentro do G4, na quarta colocação, com 31 pontos, mas Sport, com a mesma pontuação, e Operário, com 28, ainda jogam na rodada e podem tomar a posição. O Criciúma, com 22 pontos, segue brigando contra o rebaixamento e ocupa a 14ª colocação, com um ponto a mais do que o Vila Nova, primeiro time dentro da zona do rebaixamento.

A partida marcou a estreia do técnico Waguinho Dias no comando do Criciúma. Campeão da Série D com o Brusque há menos de duas semanas, ele foi contratado para tentar evitar o rebaixamento.

O Cuiabá começou melhor e criou boas jogadas na primeira etapa, mas só não conseguiu abrir o placar porque os atacantes pecaram na finalização. Na melhor chance, logo no início, Júnior Todinho obrigou o goleiro Bruno Grassi a praticar defesa incrível. Ainda na primeira etapa, o próprio Todinho e Rodolfo passaram perto de marcar, mas finalizaram para fora.

Na segunda etapa, a situação se repetiu e o Cuiabá seguiu exigindo boas defesa de Bruno Grassi. Recuado, o Criciúma se defendia como conseguia e tentava responder nos contra-ataques, mas a alta quantidade de erros de passe impedia que a equipe visitante chegasse ao gol adversário.

Sem sucesso até os minutos finais, o time da casa teve de se contentar com o empate sem gols, ruim para a sequência da competição. Para o Criciúma, o empate ficou de bom tamanho e elimina o risco de fechar a rodada dentro da zona do rebaixamento.

O Criciúma volta a campo na próxima terça-feira, quando recebe a Ponte Preta, no estádio Heriberto Hülse, pela 21ª rodada da Série B. No sábado, no dia 7 de setembro, o Cuiabá enfrenta o Operário no estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa.

FICHA TÉCNICA:

CUIABÁ 0 x 0 CRICIÚMA

CUIABÁ – Victor Souza; Toty, Ednei, Anderson Conceição e Paulinho; Marino (Gutiérrez), Escobar e Alê; Rodolfo (Rincon), Júnior Todinho e Gilmar (Caio Dantas). Técnico: Itamar Schulle.

CRICIÚMA – Bruno Grassi; Carlos Eduardo, Derlan, Sandro e Marlon; Eduardo, Liel e Daniel Costa (Lúcio Flávio); Vinícius, Julimar (Caíque) e Reinaldo (Reis). Técnico: Waguinho Dias.

ÁRBITRO – Flávio Rodrigues de Souza (SP).

CARTÃO AMARELO – Não houve.

RENDA – R$ 89.505,00.

PÚBLICO – 6.321 pagantes.

LOCAL – Arena Pantanal, em Cuiabá (MT).

O post Em estreia de técnico, Criciúma segura empate com o Cuiabá apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Em estreia de técnico, Criciúma segura empate com o Cuiabá publicado primeiro em https://istoe.com.br

Em jogo fraco, Vitória e Botafogo empatam no Barradão pela Série B

Vitória e Botafogo fizeram um jogo de bastante entrega, mas fraco tecnicamente na noite desta sexta-feira, no Barradão, em Salvador. O empate sem gols válido pela primeira rodada do returno da Série B do Campeonato Brasileiro não foi bom para ninguém.

O time baiano emplacou o quarto empate seguido e está na 15ª colocação, com 21 pontos, mas corre o risco de retornar para a zona de rebaixamento no complemento da rodada. Já o Botafogo não ganha há três partidas e está na sétima colocação, com 28.

A primeira oportunidade do jogo foi criada pelo Botafogo. Rafael Costa aproveitou cruzamento da esquerda, subiu mais que Chiquinho e cabeceou tirando tinta da trave. Depois do susto, o Vitória passou a ter mais posse de bola, mas não conseguia criar lances de perigo.

Aos 25, Leonan cobrou escanteio na segunda trave e Luiz Otávio, livre de marcação, cabeceou por cima. A resposta baiana veio em chute de Felipe Gedoz de fora da área. A bola passou raspando a trave. A torcida presente no Barradão esboçava as primeiras vaias no fim do primeiro tempo.

Na volta do intervalo, Erick Luis arriscou de fora da área e Ronaldo saltou para espalmar pela linha de fundo. Aos 12, Rodrigo Andrade chutou forte e a bola passou raspando o travessão de Darley. Os dois times tinham dificuldades para acertar o último passe.

Jogador mais lúcido do Vitória, Felipe Gedoz exigiu grande defesa de Darley em cobrança de falta. Aos 28, Júlio César chutou forte e Ronaldo salvou os donos da casa. Nos minutos finais, Anselmo Ramon ainda assustou em cabeçada por cima do travessão.

O Vitória volta a campo na próxima terça-feira, contra o Vila Nova, às 19h15, no Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia. O Botafogo recebe o América-MG, às 11 horas do sábado, no Santa Cruz, em Ribeirão Preto. Os jogos são válidos pela 21ª rodada.

FICHA TÉCNICA:

VITÓRIA 0 x 0 BOTAFOGO

VITÓRIA – Ronaldo; Matheus Rocha, Ramon, Bruno Bispo e Chiquinho; Baraka (Felipe Garcia), Lucas Cândido e Felipe Gedoz; Anselmo Ramon, Wesley (Eron) e Jordy Caicedo (Rodrigo Andrade). Técnico: Carlos Amadeu.

BOTAFOGO – Darley; Lucas Mendes, Leandro Amaro, Luiz Otávio e Pará; Pablo, Leonan (Diego Gonçalves) e Marcos Freitas; Erick Luis (Nadson), Rafael Costa (Bruno Moraes) e Júlio César. Técnico: Hemerson Maria.

CARTÕES AMARELOS – Matheus Rocha (Vitória); Luiz Otávio (Botafogo).

ÁRBITRO – Jean Pierre Gonçalves Lima (RS).

RENDA – R$ 48.073,00.

PÚBLICO – 4.913 pagantes.

LOCAL – Estádio Barradão, em Salvador (BA).

O post Em jogo fraco, Vitória e Botafogo empatam no Barradão pela Série B apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Em jogo fraco, Vitória e Botafogo empatam no Barradão pela Série B publicado primeiro em https://istoe.com.br

Seleção feminina bate Argentina e segue 100% no Sul-Americano de vôlei

A seleção brasileira feminina de vôlei venceu mais uma no Sul-Americano, disputado no Peru, e manteve a campanha 100% na competição. Nesta sexta-feira, a vitória foi sobre a Argentina por 3 sets a 1, com parciais de 23/25, 25/19, 25/16 e 25/11, em 1h43min de jogo, na cidade de Cajamarca.

Atual campeão, o Brasil soma três triunfos na competição e garante a primeira colocação do Grupo A. Na semifinal, marcada para este sábado, a equipe nacional terá Peru ou Colômbia pela frente. A decisão será disputada no domingo. O time brasileiro busca o 21º título na história da competição.

Nesta sexta, o maior destaque da seleção foi a central Bia, responsável por 23 pontos. A oposta Lorenne contribuiu com 17 e a central Mara, com 16. O técnico José Roberto Guimarães escalou a equipe com Roberta, Lorenne, Drussyla, Amanda, Bia, Carol e a líbero Leia. No decorrer da partida, entraram Mara, Sheilla, Macris, Gabi Cândido, Maira.

“Entramos um pouco abaixo na partida, mas nos recuperamos e conseguimos a vitória. A Argentina tem um ataque forte e fez um bom jogo. Na semifinal vamos enfrentar Peru ou Colômbia, equipes que evoluíram nos últimos anos. Estamos confiantes e temos tudo para fazer uma boa partida”, comentou Bia.

Já a levantadora Roberta destacou a reação das brasileiras, que perderam o primeiro set e buscaram a virada no placar. “Fiquei feliz com a vitória. Acredito que começamos o jogo um pouco devagar, mas o importante foi o crescimento do time durante a partida e como reagimos as adversidades. Conseguimos o resultado positivo e terminamos em primeiro. Agora temos que esperar para conhecer o nosso adversário da semifinal. Gostei da forma que terminamos o jogo”, analisou.

A nota preocupante do dia foi a entorse sofrida por Carol no tornozelo esquerdo ainda no primeiro set. Ela já começou o tratamento fisioterápico e será reavaliada neste sábado para saber se terá condições de entrar em quadra no sábado.

O post Seleção feminina bate Argentina e segue 100% no Sul-Americano de vôlei apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Seleção feminina bate Argentina e segue 100% no Sul-Americano de vôlei publicado primeiro em https://istoe.com.br

PSB pune nove deputados por voto a favor da reforma da Previdência

O PSB suspendeu por um ano as prerrogativas parlamentares de nove deputados que votaram a favor da reforma da Previdência na Câmara e, assim, desrespeitaram a decisão do partido que fechou questão contra a proposta. Eles perderão as cadeiras que ocupam nas comissões temáticas da Casa, não poderão ser designados pelo partido para relatorias de projetos e ficam proibidos de encaminhar as votações de propostas no plenário da Casa.

A decisão foi tomada pelo diretório nacional do PSB na tarde desta sexta-feira, 30, com 84 votos a favor, 7 contra e apenas uma abstenção. Foram punidos: Emidinho Madeira (MG), Felipe Carreras (PE), Felipe Rigoni (ES), Jefferson Campos (SP), Liziane Bayer (RS), Rodrigo Agostinho (SP), Rodrigo Coelho (SC), Rosana Valle (SP) e Ted Conti (ES).

Mais cedo, a legenda decidiu pela expulsão do deputado Átila Lira (PI). Ele foi julgado individualmente porque é considerado reincidente, por ter votado a favor da reforma trabalhista no ano passado, ainda durante o governo do ex-presidente Michel Temer. Na época, o PSB também fechou questão contra a proposta.

O deputado Luiz Flavio Gomes (SP) chegou a votar a favor da reforma da Previdência no primeiro turno de votação na Câmara, mas, no segundo, ele recuou e votou contra. Por isso, Gomes não foi julgado.

Apesar da punição ter prazo de 12 meses, o relator do caso, Domingos Leonelli Netto, integrante do diretório nacional, definiu que haja uma reavaliação da conduta dos parlamentares após seis meses. Se ficar claro que estão cumprindo corretamente as orientações do partido, eles podem ter a punição cancelada.

“Penso que é razoável que o partido lhes dê a oportunidade de se ajustar às diretrizes da direção partidária em relação aos projetos. Em seis meses essa penalidade poderá ser suspensa. Assim, saberemos quem deseja se ajustar ou quem deseja no futuro sair”, afirmou o presidente da sigla, Carlos Siqueira.

Ele também esclareceu que os deputados continuarão exercendo seus mandatos e deverão seguir as orientações partidárias nas votações no plenário da Câmara.

“A vida social exige regras. Ninguém entra obrigado no partido. Isso seria uma balbúrdia partidária, uma anarquia. Isso aqui não é a casa da mãe Joana. O partido tem obrigação, se quiser se dar ao respeito, de exigir o cumprimento das regras partidárias”, afirmou.

Na discussão sobre o caso de Felipe Rigoni (ES), Siqueira afirmou que um dos argumentos da defesa do parlamentar, de que ele teria autonomia por ser do movimento Acredito, não procede. “A alegação dos integrantes do movimento Acredito de que teriam liberdade para tomarem suas posições não é verdadeira. Eu não aceitei essa condição. Diferentemente do que ele diz, pedi para excluir o parágrafo referente ao que ele se refere. Se entrou no PSB, tem que seguir as regras do partido”, disse.

Em relação ao deputado Rodrigo Agostinho (SP) há divergências na legenda sobre se ele poderá continuar como presidente da Comissão de Meio Ambiente. Alguns defendem que ele não teria como deixar o cargo por ter sido eleito pelo colegiado, mas outros alegam que a vaga foi designada ao partido.

O post PSB pune nove deputados por voto a favor da reforma da Previdência apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


PSB pune nove deputados por voto a favor da reforma da Previdência publicado primeiro em https://istoe.com.br

Estado de São Paulo tem mais duas mortes por sarampo confirmadas

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou hoje (30) mais duas mortes causadas por sarampo no estado. As vítimas foram dois bebês: uma menina de 4 meses, residente de Barueri (SP), e um garoto de 9 meses, residente da capital paulista. Em ambos os casos, os bebês começaram a apresentar sintomas de sarampo no mês de julho e desenvolveram quadro de pneumonia, uma das complicações vinculadas à doença. 

A faixa etária dos menores de um ano não faz parte do calendário nacional de vacinação e corresponde ao grupo mais vulnerável ao sarampo. A situação levou o Ministério da Saúde a passar a recomendar, desde a última semana, uma dose extra para bebês a partir de seis meses. 

De acordo com a secretaria, as mães de crianças com idade inferior a seis meses devem evitar a exposição da criança a aglomerações, manter higienização e ventilação adequada nos ambientes. “Sobretudo devem procurar imediatamente um serviço de saúde diante de qualquer sintoma da doença, como manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal”, informou a secretaria em nota.

Segundo a diretora-técnica da Divisão de Imunizações da secretaria, Helena Sato, bebês são considerados mais suscetíveis a complicações que, embora não sejam frequentes, podem estar relacionadas ao sarampo. Além da pneumonia, outra complicação possível é a encefalite.

“É fundamental que as crianças a partir dos seis [meses] já tomem a vacina contra o sarampo. Também é importante que essas crianças retornem ao posto de vacinação com um ano e ao completar um ano e três meses para garantir a proteção”, disse.

Com a confirmação da morte dos bebês, são três as mortes por sarampo em São Paulo neste ano. O primeiro óbito foi confirmado na terça-feira (28).  A vítima foi um homem de 42 anos, sem histórico de vacinação e que havia passado por uma cirurgia para retirada do baço, órgão que faz parte do sistema linfático e ajuda na defesa do organismo.

Neste ano, até o momento, houve 2.457 casos confirmados de sarampo no estado; destes, 66,6% se concentram na capital, com 1.637 casos.

O post Estado de São Paulo tem mais duas mortes por sarampo confirmadas apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Estado de São Paulo tem mais duas mortes por sarampo confirmadas publicado primeiro em https://istoe.com.br

Aneel mantém bandeira tarifária vermelha patamar 1 em setembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a manutenção da bandeira tarifária vermelha em seu primeiro patamar no mês de setembro. Com isso, as contas de luz continuam com taxa extra de R$ 4,00 a cada 100 quilowatts-hora consumidos (kWh). Essa é a bandeira tarifária em vigor desde o início deste mês.

“A previsão hidrológica para o mês sinaliza permanência do quadro de estiagem, com vazões abaixo da média histórica. Esse cenário requer a manutenção de parcela relevante da oferta de energia sendo atendida por meio de acionamento do parque termelétrico, influenciando o valor do preço da energia (PLD) e sua repercussão sobre os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF)”, diz a Aneel.

No sistema de bandeiras tarifárias, em vigor desde 2015, a cor verde não tem cobrança de taxa extra, indicando condições favoráveis de geração de energia no País. Na bandeira amarela, com condições menos favoráveis, a taxa extra é de R$ 1,50 a cada 100 kWh consumidos. A bandeira vermelha pode ser acionada em um dos dois níveis cobrados. No primeiro nível, o adicional é de R$ 4,00 a cada 100 kWh. No segundo nível, a cobrança extra é de R$ 6,00 a cada 100 kWh.

As bandeiras tarifárias indicam o custo da energia gerada para possibilitar o uso consciente de energia. Antes do sistema, o custo da energia era repassado às tarifas no reajuste anual de cada empresa, e tinha a incidência da taxa básica de juros. A bandeira tarifária que vai vigorar em outubro será divulgada pela Aneel no dia 27 de setembro.

O post Aneel mantém bandeira tarifária vermelha patamar 1 em setembro apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Aneel mantém bandeira tarifária vermelha patamar 1 em setembro publicado primeiro em https://istoe.com.br

Raquel quer barrar extinção de punibilidade do ex-deputado José Aleksandro

Em recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, solicitou a suspensão de decisão do Superior Tribunal de Justiça que declarou prescritos os crimes atribuídos ao ex-deputado federal José Aleksandro da Silva. O Tribunal de Justiça do Acre condenou o parlamentar a 8 anos de reclusão por peculato, falsidade de documento público e falsidade ideológica. Em abril, o STF determinou o imediato cumprimento da pena. Um mês depois, o ministro Sebastião Reis Júnior, do STJ, ao analisar recurso da defesa, decidiu pela extinção da punibilidade, com a justificativa de que os crimes prescreveram.

As informações foram divulgadas pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria.

Para Raquel, a determinação do STJ “usurpou a competência do Supremo para declarar a execução de condenação penal” e “violou a autoridade da decisão monocrática da ministra relatora Rosa Weber, que decidiu pelo início do cumprimento da pena imposta ao réu”.

No documento encaminhado ao presidente do STF, Dias Toffoli, a PGR aponta que “o ministro do Superior Tribunal de Justiça foi induzido ao erro”.

Em um trecho da decisão, Sebastião Reis mencionou que o Tribunal de Justiça do Acre não reconheceu a prescrição dos delitos. No entanto, esse foi o posicionamento do Supremo.

A procuradora-geral argumenta que a hipótese de prescrição dos crimes foi expressamente afastada na decisão do Supremo.

A avaliação é a de que a decisão foi acertada porque está fundamentada em precedentes do Supremo e também porque impediu os efeitos das medidas protelatórias do condenado para postergar o trânsito em julgado de sua condenação.

Os recursos extraordinário e especial apresentados pelo ex-parlamentar foram todos considerados “inadmissíveis” pelo Tribunal de Justiça do Acre e pelas Cortes Superiores competentes para atuar no caso.

“Por todo o exposto, a decisão reclamada desrespeitou a autoridade da decisão emanada do Supremo Tribunal Federal, pois reformou-a monocraticamente, vez que afastara a prescrição e determinara a execução da pena”, anota Raquel.

Para ela, “a decisão deve ser imediatamente revista, para se restabelecer a autoridade das decisões do Supremo Tribunal Federal”.

A procuradora solicitou liminar para suspender os efeitos da decisão monocrática do STJ. O pedido é para que, “após a suspensão e cassação, seja restabelecida a execução penal inicialmente determinada pelo STF”.

Defesa

A reportagem busca contato com a defesa do ex-deputado José Aleksandro da Silva, mas ainda não obteve retorno.

O post Raquel quer barrar extinção de punibilidade do ex-deputado José Aleksandro apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.


Raquel quer barrar extinção de punibilidade do ex-deputado José Aleksandro publicado primeiro em https://istoe.com.br